Boa Vista Quarta-feira, 23 de julho de 2014
Ano XXXIV
Edição 5572
Um Jornal Necessário

Página Inicial
EDITORIAS
Cidades
Especiais
Esportes
Opinião
Polícia
Política
Variedades
COLUNAS
Área de Luta
Avivamento
Jessé Souza
Minha Rua Fala
Okiá
Parabólica
Shirley Rodrigues
Comentar   Imprimir
  Enviar por E-mail

Cidades                

COPA DAS CONFEDERAÇÕES
Operação Ágata 7 vai vigiar fronteiras

Data: 07/05/2013


Fonte: A A A A

Foto:  

Operação Ágata em Roraima, em sua quarta edição, combateu garimpo ilegal
YANA LIMA

A 1ª Brigada de Infantaria de Selva confirmou participação de militares de Roraima na Operação Ágata 7, que promete ser a maior ação conjunta em território nacional dos últimos tempos, com o envolvimento de mais de 25 mil militares em vários estados. A ação busca atacar de maneira mais enérgica crimes transfronteiriços, principalmente o tráfico de drogas na região amazônica.

A ação vai patrulhar as fronteiras terrestres com mais de dez países vizinhos durante a Copa das Confederações, realizada no mês de junho, apesar de nenhuma das cidades da região Amazônica sede ser.

A operação foi anunciada no mês passado pela presidente Dilma Rousseff (PT) e será a primeira vez que os comandos militares da Amazônia do Oeste e do Sul trabalharão integrados em uma mesma operação. Serão vigiados mais de 16 mil quilômetros de fronteira do Brasil com dez países sul-americanos.

A 1° Brigada de Infantaria e Selva disse, por meio de nota, que os locais específicos e outros detalhes da operação estão sob sigilo. Segundo o Ministério da Defesa, também serão combatidos garimpos irregulares na fronteira com as Guianas, pistas de pouso irregulares, contrabando de armas e mercadorias ilícitas no oeste e sul da fronteira e a entrada de explosivos pelo Sul do País.

A operação estará focada nas fronteiras com a Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela e Colômbia, de onde, segundo o governo brasileiro, se originam as maiores cargas de contrabando e tráfico de drogas. As tropas de militares serão espalhadas em pontos da fronteira identificados por militares do setor de Inteligência das Forças Armadas.

Além de homens das Forças Armadas, a Operação Ágata 7 contará ainda com a participação das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil dos Estados envolvidos.

COPA - A Copa das Confederações de 2013 será a nona edição da competição realizada a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Será realizada no Brasil entre 15 e 30 de junho e servirá como teste para realização da Copa do Mundo de 2014.

ÁGATA – A primeira vez que a Operação Ágata foi realizada na Amazônia foi em sua quarta edição. Além da apreensão de drogas e interdição de garimpos ilegais, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, por meio do 6° Batalhão de Engenharia de Construção (6° BEC), destruiu uma pista de pouso clandestina de apoio ao garimpo.

A operação Ágata 5 foi realizada no ano passado, somente na região Sul do país. Já na Ágata 6, as ações foram concentradas em uma faixa de 4.200 quilômetros, na fronteira entre os estados do Acre e Mato grosso do Sul.


.: Publicidades :.






Assinatura Voltar à Página Principal Denúncias Classifolha Fale Conosco Voltar à Página Principal
Copyrigth © 2014 - Folha de Boa Vista - Todos os Direitos Reservados
Voltar à Página Principal Classificados Denúncia Expediente Assinatura Voltar à Página Principal