Por Gildo Júnior
Em 23/06/2017

EDITORIAL

Semana passada, começamos nossa ida à morada de Makunaima, conhecendo um pouco desse roteiro, que é um dos mais desejados do mundo. Conhecer o Monte Roraima é realmente um sonho, e poder passar lá, pelo menos sete dias e seis noites, é possível por meio do roteiro LA VENTANA. Então, vamos aproveitar e dar mais uma espiada no que o Monte Roraima reserva para nós. Conheça Roraima ao Extremo.


FICA A DICA

O nível de dificuldade desse trekking, feito em terrenos muito acidentados, com altitude abaixo dos 3.000 metros, é médio, não havendo necessidade do uso de técnicas verticais nem de adaptação climática, porém exige disposição e condicionamento físico, pois o desgaste é grande.

É recomendado aos viajantes que levem sacos plásticos para que seja recolhida a sujeira produzida ao longo da viagem, inclusive os resíduos humanos. Outra dica: não traga nada; nem planta, nem animal, nem inseto, nem mesmo cristal.  É proibido. Tire apenas fotos, pois elas duram para sempre.

Procure por agências, como a Makunaima Expedições, pelo site www.makunaima.com ou pelo fone 98112-7669, para obter outras informações ou a VC Travels, através do facebook.com/VCTravels ou pelo fone/whats: (00xx58) 424-9353193.


 MONTE RORAIMA – LA VENTANA – 2ª PARTE

O Monte Roraima é conhecido por suas histórias e lendas, e foi retratado em filmes, novelas e animações, como pudemos ver na matéria da semana passada.

Nesta semana, depois de passar pelo rio Tek, nosso roteiro segue até o topo. Ali encontramos o Vale de Cristais, o Ponto Triplo, onde se encontram as três nações, Brasil, Guiana e Venezuela, e várias piscinas naturais. Também é possível vislumbrar uma belíssima paisagem, única e exuberante, que encanta os olhos e agrada ao coração.

Podemos, nesse local, fazer várias fotos de aves, de pequenos animais, além daquele registro para a vida.

Aproveite o roteiro desta semana. Prepare-se para arrumar sua mochila e começar sua viagem ao Monte Roraima.

CONTINUAÇÃO DO ROTEIRO

3º dia: Base do Monte Roraima/Topo

Café da manhã e saída às 8h rumo ao topo. Trilha de aproximadamente 4,5km com duração entre 4 e 5 horas de subida. Este será um dos momentos mais bonitos do trekking, com paradas durante o trajeto para fotos, descanso, contemplação da paisagem, flores, como orquídeas de diversas espécies, e pequenos pássaros. Passa-se por vários igarapés e sob uma cachoeira. Chegada prevista para as 14h. Breve parada para recuperar o fôlego, reunir o grupo e seguir para o local do acampamento. Tarde de descanso. Jantar e pernoite. Primeira noite no topo.

4º dia: Pedra Maverick/Piscinas Jacuzzi/Mirante La Ventana/Salto Catedral

Após o café da manhã, saída para um dia de caminhada leve (aproximadamente 6km), com ida à Pedra Maverick (ponto mais alto do Monte Roraima, com 2.875m), de onde se avista a vastidão da Gran Sabana (inclusive toda a trilha que foi feita para chegar à base). Depois, caminhada até as Banheiras Jacuzzi (piscinas naturais onde se pode tomar banho) e ao Mirante La Ventana, onde é possível admirar a imponência do Monte Kukenan, com suas diversas quedas d’águas, inclusive o imenso vale de florestas que há entre os dois tepuyes. As imagens são de tirar o fôlego. É uma verdadeira janela com vista ao paraíso, momento apropriado para ficar quieto, “ouvir o silêncio” e deixar a brisa tocar a alma. Após essa experiência, ida ao “Paso de Los Cristales”, local adequado para a reposição de energias para os próximos dias de trekking. No retorno ao acampamento, parada no Salto Catedral, onde você, literalmente, se sentirá dentro de um santuário. Jantar e pernoite na segunda noite no topo.

5º dia: Vale dos Cristais / Ponto Triplo/El Foso

Café da manhã e saída com destino ao Vale dos Cristais, Ponto Triplo e El Foso, num percurso total de 24km, sendo 4 horas de caminhada na ida e 3,5 horas de retorno, com intervalo de 1,5 hora no local, para fotos, reconhecimento da área, descanso e alimentação. Chegada ao acampamento de origem no final da tarde. Para esse dia, não se leva todo o equipamento, apenas o essencial para usar durante o trekking. Jantar e pernoite. Terceira noite no topo.

6º dia: Topo/Base/Acampamento rio Tek

Hora de retornar à civilização. Após o café, levantar acampamento e iniciar a descida por volta das 8h. Descida prevista de 4 horas até a base, com parada de aproximadamente 40 minutos para descanso e alimentação. Em seguida, ir para acampamento do rio Tek, com chegada prevista para às 16h (14 km). Depois de toda a caminhada, esse será o acampamento mais agradável, pois se acabou os perrengues com o frio e a umidade. O céu estrelado proporcionará um deslumbramento. Aproveitar o restante do dia para descanso, tomar banho e produzir mais fotos. Jantar e pernoite.

7º dia: Acampamento rio Tek/Paraitepuy/Santa Elena de Uairén/Boa Vista

Última etapa. Após o café da manhã, iniciar caminhada rumo à aldeia, com previsão de chegada no mesmo horário dos dias anteriores. Trecho de 15 km com duração de 4 horas e chegada por volta do meio-dia. Inspeção de rotina pela guarda do In parques e retorno a Santa Elena (100 km) e a Boa Vista (220 km), com previsão de chegada às 20h.

INSTAGRAM RORAIMA

A foto selecionada da semana foi a da@toyostore, que foi publicada no Instagram e obtida por meio da hashtag #roraima. Foto muito bacana de um jeep rodando pela Gran Sabana. Quer que sua foto seja a próxima a estar aqui na coluna Roraima ao Extremo, faça uma com o tema belezas naturais, turismo, esporte ou aventura em nossa região e, ao publicá-la no Instagram, adicione a hashtag #roraima ou @roraimaaoextremo, e nossa equipe selecionará a melhor foto da semana. Quem sabe não será a sua a próxima a estar aqui!

EU CURTO MUITO ISSO

Dia 1º de julho, ocorrerá o Veloterra Pacaraima, na pista do Micaraima. O evento terá premiações para as seguintes categorias: 200 Força Livre, Novatos, Intermediário e  Especial.
Lembrando que o evento terá início às 14h com a escolha da Garota Veloterra 2017. “SE BEBER, NÃO DIRIJA!”
 
Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail roraimaextremo@gmail.com ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.

Os créditos das fotos publicadas são da Roraima Adventures, que também oferta pacotes para o Monte Roraima.

Gildo Júnior
Desde: 2000-01-01
Comentários
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!