Por Moara Albuquerque
Em 16/10/2017

Olá, Leitor! Aqui, na Decore+BV, você vai encontrar dicas e soluções de arquitetura, decoração e design que você possa aplicar no seu dia-a-dia, fornecidas pela arquiteta Moara Albuquerque.
Aproveite!

Somos a OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para criação de projetos comerciais e clínicos, criada com o intuito de promover a marca de nossos clientes com inovação e qualidade.


 UMA ESCOLA SEM SALAS DE AULA

Descubra a escola Vittra – se a sua escola fosse assim, você não teria chorado ou se fingido de doente para poder faltar!

Dia 15 de outubro foi o Dia do Professor e a Decore+BV vem homenagear a todos os professores pelo seu dia! E como falar de nossos queridos professores sem falar de escola? No artigo desta semana, vamos falar de uma escola inspiradora, em como o ambiente escolar pode influenciar no seu ensino!


Se a sua escola fosse assim, você não teria chorado ou se fingido de doente para poder faltar, não é mesmo?


Arquitetura que deixa o aprendizado interessante, envolvente e interativo.
As crianças gostam da escola e se sentem motivadas.

Quando falamos em salas de aula, a maioria pensa em salas retangulares, aulas com muita teoria, professor na frente, alunos do outro lado, em fileiras de carteiras, com quase nenhuma interação. A maneira que entendemos o processo de ensino e aprendizagem vem mudando, e o design das escolas e salas de aula vem acompanhando essa mudança.

Um exemplo desta transformação é a escola sueca Vittra. Ela entende que, ao quebrar as divisões de classe físicas, as crianças podem ser ensinadas a viver com uma curiosidade intelectual, autoconfiança e comportamento social responsável. Assim, ela é uma escola sem salas de aula e praticamente sem paredes!

Para a Vittra, o espaço físico é reconhecido como um importante instrumento de ensino. Portanto, a escola tem um design inovador e colorido, com poucas salas e paredes, móveis confortáveis e divertidos – a ideia é que a escola seja um local prazeroso e que propicie a comunicação.

As aulas são baseadas em projetos, em que todos se reúnem e discutem algo. Os espaços são pensados para potencializar o aprendizado e motivar os alunos a interagir e aprender de maneira colaborativa. Os professores atuam como facilitadores, ajudando os alunos a desenvolverem seus projetos.

Os ambientes são abertos, positivos e divertidos. Temos a Caverna, um cantinho para trabalhos individuais; Laboratório, onde ocorrem atividades práticas de matemática, ciências e artes; Acampamento, em que os alunos se reúnem para discutir ou trabalhar em algum projeto; Açude, local de socialização e atividades físicas, como dança; Auditório, para apresentações; e ainda espaços para relaxamento e para conversas, áreas para assistir a vídeos e salas multimídia.


Arquibancada da Vittra. Ensino fora da tradicional sala de aula retangular

Espaço de trabalho e interação coletiva à esquerda e, à direita, a Caverna, espaço de trabalho e introspecção individual


Cada ambiente da escola tem um design irreverente e é pensado para trazer prazer ao aprendizado

As carteiras são substituídas por puffs, há espaços com grandes mesas de trabalho coletivo, arquibancadas, cantinhos de leitura – todos com um design inovador! Os ambientes foram pensados a partir da premissa de que todos nós aprendemos de diversas maneiras diferentes, movimentando-se, trabalhando com a mão e com a voz, trabalhando sozinho, comunicando-se com outros, e interagindo com o mundo.


Carteiras e lousas são substituídas por puffs e poltronas


Espaços amplos e abertos, quase sem paredes, coloridos e acolhedores

Professores, diretores, alunos, pedagogos e arquitetos – que tal repensarmos nossos espaços de ensino? Um local tão importante e marcante em nossas vidas como a escola deve ser planejado com muito carinho!

 Gostaram das dicas? 

Mande seus comentários e suas dúvidas para o e-mail contato@opendoor.arq.br, com o título DECORE+BV. A sua dúvida ou sugestão pode ser o tema do próximo artigo da nossa coluna!Abraços e até a próxima semana!

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!