Por Denise Rohnelt Araujo
Em 19/05/2018

ENTRADA

Continuo esta semana trazendo mais um pouco da minha viagem de imersão na cozinha do sul do país através do Food Safari, uma viagem gastronômica elaborada com muito carinho e atenção pelo chef Paulo Machado e pela turismóloga Polliana Thomé.

A receita de hoje é do chef gaúcho Fabrício Goulart, que é mentor do projeto "Feitosa Gourmet" e participou da quarta edição do reality gastronômico The Taste Brasil da GNT. Fabrício, além de chef de cozinha e pesquisador, apóia os movimentos de valorização de produtos locais e ecológicos. Durante sua pesquisa, idealizou a startup Feitosa Gourmet, que são produtos à base de banana com foco no sabor e na saudabilidade.

Amante da fruta, ele desenvolve projetos de pesquisa que busca trazer as variações da fruta na alimentação e além dos catchup de banana nas versões: original, com pimenta biquinho, com pimenta malagueta, com beterraba e cachaça; e a mostarda de banana; ele está com os novos produtos com a fruta como cerveja, cachaça, suco, leite e chips.

A receita de ceviche de banana foi ensinada para o grupo do food safari no Parador Hampel em São Francisco do Sul – RS.

Se quiserem saber mais sobre o produto podem enviar email para: feitosagourmet@outlook.com
Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA
Ceviche de Banana


Receita do Chef Fabrício Goulart

 INGREDIENTES: 
2 bananas bem amarelinhas (sem marcas pretas pode ser prata ou nanica)
1/2 cebola roxa fatiada fina
1 colher de chá de alho fatiado fino
1 colher de chá de pimenta dedo de moça sem semente fatiada fino
½ suco de limão
1 colher de sopa de coentro picado

 MODO DE PREPARO: 
Coloque a banana cortada em meia-lua em uma tigela. Junte a cebola, o alho, a pimenta, o coentro e misture bem.
Acrescente o suco de limão para cozinhar a banana e mexa bem. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Sirva em copos ou tigelas bonitas e decore com um pouco de coentro.
Rendimento: 2 porções

 PETISCOS 
FESTIVAL BRASIL SABOR COMEÇOU E VAI ATÉ 3 DE JUNHO

No dia 17 a Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes – Abrasel apresentou o Festival Brasil Sabor que traz para o público da capital, pratos especiais elaborados pelos restaurantes associados.

No lançamento a presidente Teresa Mota apresentou os dez restaurantes que estão participando do evento e falou da retomada das atividades da associação, que esteve por mais de quatro anos sem atividade.

Os amantes da boa comida podem experimentar os pratos do festival nos seguintes restaurantes: Aipana Plaza Hotel, Amazônia Regionais, Guaraná Mania, Peixada Tropical, Pizza.com, Recanto da Peixada, Seven Steak & Burguer, Vila Takuara, Pizzaria & Choperia Trevo, e Tulipa Restaurante.
O festival da Abrasel Brasil Sabor é uma ação da associação em todo o país e por isso é considerado o maior evento da gastronomia brasileira.

Um dos pratos que me surpreendeu foi o Pirarucu à moda Aipana, que foi feito com o peixe amazônico recheado com queijo regional e servido com arroz com tucupi negro e jambu. Fiquei muito feliz de ver que depois de sete anos divulgando esse ingrediente, o tucupi negro, ele começa a aparecer nas cozinhas dos restaurantes da nossa capital.

Para conhecer e escolher os pratos para experimentar, até o dia 3 de junho acesse o site: www.brasilsabor.com.br e busquem os restaurantes de Roraima.

NOVIDADE EM BUFFET NA CAPITAL

A empresária Bruna Sack agora está se dedicando ao seu Buffet, a Sack Buffet e Eventos. Especializado em coffee break ou coquetel, entre outros tipos de eventos conta com receitas exclusivas da chef Fernanda Nogueira.

A empresa tem experiência e pode atender o público com receitas especiais para intolerantes alimentares. Além disso, ainda continua com seu cardápio de tortas e sobremesas diferenciadas sob encomenda.

Informações e orçamentos pelo telefone (95) 99124-6685.

A FERRO E FOGO, UMA GRANDE ATRAÇÃO DO PARADOR HAMPEL

Um lugar inesquecível, aprazível, com conforto e atmosfera serrana, esse local tem nome, Parador Hampel em São Francisco de Paula, na serra gaúcha.

O local foi comprado pelo chef Marcos Livi, que diz que é o seu projeto de vida, na cidade em que nasceu. Apesar de ainda continuar administrando seus outros empreendimentos em São Paulo que são: os restaurantes Botica, Veríssimo, Quintana; a padaria gourmet Officina; a Napoli Centrale e o C6 com seu sócio Gil Guimarães; além do Bioma Pampa, todos no Mercado de Pinheiros.

O Hampel é uma construção de 1899 que foi construída pelo médico Alfredo Hampel, para ser uma espécie de hotel-sanatório. Em 1924, era conhecido como Pensão Hampel e famosa por ser excelente local de veraneio.

Na década de 50 foi inaugurada a nova construção em alvenaria que abriga as principais instalações do Parador hoje.

A grande atração, além do local, é a gastronomia, que traz uma programação especial elaborada pelo chef Marcos Livi. O café da manhã traz os principais ingredientes da serra como a nata, queijos, embutidos, uma infinidade de delícias servidas para os hóspedes. Aos domingos o almoço é um show de churrasco autêntico, de fogo de chão, denominado a Ferro e Fogo, aberto ao público.

Além da diversidade de carnes, como carneiro, porco, galeto, boi, também tem legumes, frutas, embutidos, tudo na brasa. Na cozinha do Parador o visitante pode ainda escolher os acompanhamentos que são: saladas variadas, arroz, feijão, polenta, entre outros.

À noite, no Parador, os hóspedes podem aproveitar e se deliciar com os pinhões, que são servidos em volta das fogueiras.

Uma experiência maravilhosa que recomendo para quem gosta de tranquilidade, natureza, boa comida e clima saudável.

Informações e reservas podem ser feitas pelo site: www.paradorhampel.com

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!