Por Denise Rohnelt Araujo
Em 18/11/2017

EDITORIAL

Nesta semana tive uma grande alegria e a realização de um sonho: conhecer a senhora Bettina Orrico, que faz parte da minha vida culinária e está na minha monografia sobre jornalismo gastronômico, já que ela foi responsável como consultora culinária da revista Claúdia desde 1973 e atua até hoje.

Infelizmente a nova geração não conhece o trabalho dessa senhora baiana, que trabalha há mais de 40 anos na Editora Abril e nos traz receitas da cozinha brasileira e internacional todos os meses na revista.

Mas tive a sorte de estar com ela, na sua casa, por cinco horas, falando sobre a cozinha amazônica, mas também aprendendo muito sobre como escrever e/ou descrever uma receita; como a cozinha brasileira sofre as influências da cozinha portuguesa, da indígena e da africana. Como as receitas do dia a dia, da dona de casa, estão sendo transformadas na escrita por causa das técnicas culinárias.

O papo foi longo e o aprendizado muito maior, ela disse que todo o dia lê, estuda sobre técnicas e culinárias de outros países, para se manter atualizada.

Uma lição de vida, de amor e dedicação à cozinha no alto dos seus 80 e poucos anos.

Em contrapartida, vi com tristeza que as novas gerações que estudam gastronomia não buscam pesquisar e ler sobre a cozinha brasileira.

Sugiro que comecem lendo: a “História da Alimentação no Brasil” de Luis da Câmara Cascudo; “Gastronomia Sertaneja” de Ana Rita Suassuna; “Açúcar” do escritor Gilberto Freyre, entre outros tantos, para aprenderem mais sobre nossa cultura alimentar.

A receita de hoje recebi da empresa Nita Alimentos, que processa trigo produzindo farinhas, misturas para pães e bolos, fermento e farelo. Ela comemora neste ano 50 anos no mercado brasileiro. Quer conhecer mais? Acesse www.nita.com.br

Acompanhem a Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA pelas redes sociais da coluna Letras Saborosas, como curadora gastronômica do evento, estarei acompanhando os chefs, palestrantes e os jornalistas convidados em diversas atividades no Amazonas.

Até o próximo sábado!


RECEITA

 TORTA DE BACALHAU 


 INGREDIENTES – MASSA: 
240g de Farinha de Trigo Nita
50g de ovos
72g de margarina
5g de sal
10g de parmesão ralado
 INGREDIENTES – RECHEIO: 
30 ml de azeite
100g de cebola picada
6g de alho picado
150g de pimentão vermelho picado
500g de bacalhau dessalgado e desfiado
50g de cebolinha picada
50g de azeitona sem caroço

 MODO DE PREPARO: 
MASSA – Amasse rapidamente todos os ingredientes com as mãos, faça uma bola. Cubra e deixe a massa descansar por 20 minutos. Forre o fundo e os lados de uma assadeira ou refratário. Coloque o recheio e leve ao forno a 180° C de 15 a 20 minutos.
RECHEIO – Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho e refogue bem. Acrescente o pimentão. Mexa levemente e coloque o bacalhau dessalgado e desfiado e, por último, a cebolinha e a azeitona. Deixe esfriar para utilizar no recheio.

2ª EDIÇÃO DA FIGA ACONTECE NA PRÓXIMA SEMANA EM MANAUS

A Abrasel no Amazonas realizará a Feira Internacional da Gastronomia Amazônica – FIGA nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Centro de Convenções do Amazonas – CCA, localizado na Av. Constantino Nery, esquina com Pedro Teixeira, 5001 - Flores, das 15h às 21h. A FIGA é um evento que realiza um intercâmbio entre chefs regionais e internacionais e divulga a Gastronomia Amazônica para diversos países. Além da feira de exposição de produtos e serviços, acontece a Semana Qualidade Abrasel, Amostras Culinárias dos Municípios e Arena Gastronômica com cozinhas-show e palestras com os chefs da cozinha regional, nacional e internacional.

O objetivo da FIGA é gerar conhecimento, fomentar, resgatar e preservar a gastronomia amazônica, apoiando iniciativas colaborativas à inserção do Amazonas na rota da alta gastronomia.

A FIGA é um evento destinado para todos os segmentos da área de alimentação, estudantes de gastronomia, nutrição, empreendedores, produtores artesanais e amantes da gastronomia.

AULAS SHOW E PALESTRAS com grandes nomes da cozinha como: Ana Luiza Trajano (SP), Guga Rocha (AL), Manu Buffara (PR), Matias Cilloniz (Peru), Denise Rohnelt (RR), Fabio Sicilia (PA), Cesar Adames (SP), Elvira Viedma (Espanha); e os chefs do Amazonas: Felipe Schaedler, Hiroya Takano, Maria do Céu Athayde, Debora Shornik, Conde Aquino, entre outros.

A SEMANA DA QUALIDADE ABRASEL promoverá conteúdo e relacionamento entre os associados com temas como: Cervejas artesanais com ingredientes brasileiros, Turismo Gastronômico da Espanha, Ferramentas de Coaching e Gestão Estratégica para Bares e Restaurantes, Vendas e Atendimento, Comportamento de consumo e marketing digital para B&R, Casos de Sucesso de empresários do Amazonas contando suas trajetórias, o impacto visual nas vendas e outros assuntos.

A RODADA DE NEGÓCIOS comandada pelo SEBRAE, acontecerá em paralelo à feira de exposições e o público alvo são os expositores e o público visitante, ambos farão a inscrição antecipada via plataforma específica definindo previamente dias e horários. A mecânica será organizar pequenos encontros, de curta duração, por meio de reuniões de negócios entre empresários que demandam e ofertam produtos e serviços, em sala preparada para esse fim.

O MERCADO AMAZÔNICO será a comercialização de restaurantes da capital que receberão restaurantes dos municípios do Estado, promovendo a integração entre proprietários de restaurantes da capital com os dos municípios, proporcionando a troca de experiência, aprendizados e networking, gerando conteúdo e relacionamento. O ponto alto do evento será a exposição da identidade gastronômica dos municípios, que vão mostrar seus produtos em estandes que vão comercializar produtos regionais, gastronômicos e artesanais, sendo mais uma oportunidade para promover e divulgar os atrativos turísticos e culturais dessas cidades bem como, fomentar a economia local. Já estão confirmados os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Novo Airão, Manacapuru, Parintins, Maués, Borba e Careiro Castanho.

Os municípios Uarini, Tefé, Maraã e Alvarães, estão trazendo a Casa de Farinha. Santa Isabel do Rio Negro vai mostrar o prato tradicional, a Kiñapira, Rituais e Preparos.

A Abrasel-AM está com stands à venda para os proprietários e comerciantes da área, para obter mais informações (92) 3642-8894 ou 98292-0021.

A FIGA vai apresentar mais de 100 estandes entre feira de negócios e praça de alimentação, para visitação durante os três dias, sediará cinco eventos paralelos e tudo isso gratuitamente. Então aproveitem e participem da segunda edição, no site da coluna www.letrassaborosas.com.br estará toda a programação das aulas shows e palestras.

Não é fácil organizar um evento como esse e acredito ser importante falar nos patrocinadores: Fanta Guaraná e Sebrae apresentam junto com a Abrasel do Amazonas, Governo do Amazonas, Empresa Estadual de Turismo do Amazonas-Amazonastur, Real Equipamentos; com Apoio de Panadero, Grupo Queiroz, Águacrim, Saniteck e Prefeitura de Manaus através da Manauscult.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!