Por Denise Rohnelt Araujo
Em 21/07/2018

ENTRADA

A partir da próxima semana não deixem de visitar as redes sociais da coluna Letras Saborosas para acompanhar o Curso de Imersão em Cozinha Amazônica – CUIA, do Instituto Paulo Martins, que vai acontecer em Belém de 21 a 29 de julho.

Serão prestadas aulas práticas e teóricas além de visitas técnicas a diversos produtores, desde os subprodutos da mandioca (tucupi, farinha, beiju, goma da tapioca, etc.), aos meles amazônicos, pimentas, chocolates e muito mais.

O CUIA quer que os participantes tenham uma experiência completa sobre a cozinha amazônica do produto à mesa, será uma grande oportunidade de viver a culinária amazônica e seus ingredientes.

Além do curso, a colunista também irá participar de outros eventos em São Paulo, então não deixem de acompanhar as novidades.

A receita de hoje tem duas paixões nacionais: pão e bacon, pelo menos para mim, que acredito que bacon faz toda a diferença nos pratos.

O chef boulanger Renan Campelo da Mr. Bacon Bread, nos ensinou essa delícia e já está na TV Folha BV para tirarem as dúvidas. Não deixem de acessar pelo site www.folhabv.com.br e procurar a TV Folha BV, todas as terças-feiras com os novos programas da coluna Letras Saborosas.

Caso não queiram fazer o pão, podem acessar www.mrbaconbread.com.br e fazer o seu pedido desse pão de bacon ou de outras delícias.

Até o próximo sábado!



PRATO DO DIA

Pão de bacon
Chef Renan Campelo

  INGREDIENTES:  
300 g de bacon fatiado ou em cubinhos
2 ovos inteiros
1 colher de sopa de açúcar cristal
400 ml de leite integral
2 colheres de sopa de fermento biológico seco
3 dentes de alho ralado
12 colheres de sopa de farinha de trigo
5 colheres de sopa de farinha de trigo (caso seja necessário para dar ponto na massa)

  MODO DE FAZER:  

Em uma tigela coloque os 400 ml de leite aquecido (morno) com o fermento biológico, o açúcar e a farinha de trigo. Deixe descansar a massa por aproximadamente quinze minutos.

Depois adicione os ovos, o alho ralado e o bacon, coloque uma pitada de sal, misture bem, até ficar uma massa homogênea. Caso seja necessário, acrescente mais farinha de trigo, aos poucos até desgrudar a massa das mãos, esse é o ponto.

Se quiser fazer pãezinhos individuais modele e coloque em forminhas untadas, deixe fermentar a massa do pão. Pode ser feito também em uma forma única, mas deixe o pão dobrar de tamanho antes de assar.

Depois que fermentar e crescer a massa, leve ao forno pré aquecido a 180° C por aproximadamente 40 minutos.

11ª EDIÇÃO DA VINUM BRASILIS COM NOVIDADES

A maior feira de vinhos nacionais do Brasil está agora com novo endereço. Este ano o evento será no Shopping Iguatemi, em Brasília – DF, nos dias 16 e 17 de agosto, das 16h às 22 horas.

O evento deste ano vai ter uma área onde ocorrerão palestras, cursos e workshops promovidos pela enocultura.

Já estão confirmadas 30 vinícolas e mais de 300 rótulos de vinhos. Os ingressos da feira dão direito à entrada, degustação dos rótulos expostos, degustação de queijos e sucos de uvas artesanais e participação nas palestras mediante a lotação.

Informações e compra de ingressos acessem o site: www.vinumbrasilis.com.br

PORCO MUNDI REÚNE COZINHEIROS DE NORTE A SUL DO BRASIL NA CASA DO PORCO EM SÃO PAULO

A terceira edição do Porco Mundi, um evento promovido pelo chef Jefferson Rueda, que valoriza a carne suína, vai reunir cozinheiros do norte ao sul do país para celebrar a cozinha brasileira na sua Casa do Porco Bar, na próxima segunda feira dia 23.

Nas outras edições do Porco Mundi, Jefferson convidou apenas chefs estrangeiros, mas desta vez vão preparar o banquete 30 nomes da cozinha brasileira, mostrando a diversidade da carne suína, que o porco pode ser servido desde o coquetel até a sobremesa.

Jefferson quer que a Casa do Porco seja palco para a discussão sobre a cozinha regional brasileira e a troca de experiências para cozinheiros de todo o país.

Já estão confirmados de São Paulo, os chefs Rodrigo Oliveira (Mocotó), Helena Rizzo (Maní), Mara Salles (Tordesilhas), Pier Paolo Picchi (Restaurante Picchi), Marcelo Corrêa Bastos (Jiquitaia), Gabriel Broide (Mina), Luiz Felipe (Evvai), Eudes Assis ( Taioba), Cesar Costa (Corrutela), Viviane Wakuda Patissière e Talitha Barros (Conceição Discos); do Rio de Janeiro estarão Thomas Troisgros (Olympe), Katia Barbosa (Aconchego Carioca), Rafael Costa e Silva (Lasai), João Diamante (Fazenda Culinária). Do nordeste aceitaram o convite: Carmem Virginia (Altar – PE), Onildo Rocha (Casa Roccia – PB), Jonatas Moreira (Akuaba – AL), André Saburó (Quina do Futuro – PE), Wanderson Medeiros (Picuí – AL), Fabricio Lemos (Origem-BA), Cesár Santos (Oficina do Sabor – PE), Claudemir Barros (Oleiro Cozinha – PE). E também aceitaram o convite os chefs Thiago Castanho (Remanso do Bosque – PA), Pablo Pavon e Barbara Verzola (Soeta-ES), Leo Paixão (Glouton – MG), Alysson Muller (Rosso-SC), Ariani Malouf (restaurante Mahalo-MT) e o especialista em charcutaria Mário Portella (MG).

A chef Janaina Rueda (restaurante Dona Onça – SP), esposa e sócia vai ser responsável pela harmonização do Menu. O evento que está sendo denominado pela mídia como o Jantar da Década, vai ter os mixelogistas Danilo Nakamura e Neli Pereira comandando a coquetelaria da noite à base de Cachaça da Lage (de São José do Rio Pardo). E a noite vai comemorar antecipadamente o aniversário do anfitrião Jefferson Rueda com muita música boa. A Casa do Porco Bar disponibilizou apenas 40 convites abertos ao público que se esgotaram em poucas horas.

A boa notícia é que estarei lá mostrando para os meus leitores todos os pratos que serão servidos e a movimentação dos chefs convidados desta grande festa da Cozinha Brasileira de norte a sul. O Porco Mundi Brasil vai ter 31 chefs cozinhando, 12 convidados de honra, além de 40 clientes que conseguiram comprar os convites para participar do evento.

A Casa do Porco Bar fica na Rua Araújo 124, Centro, em São Paulo / SP.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!