Por Bruno Almeida
Em 07/09/2017

 CABINE DE PROJEÇÃO ESPECIAL “IT - A COISA” 

Chega às telas dos cinemas brasileiros o aguardado “It – A Coisa”

Demorou, mais finalmente chegou a aguardada adaptação da história de um dos personagens mais aterrorizantes da literatura. Nesta quinta-feira, 7, acontece a estreia oficial de “It – A Coisa”, filme de arrepiar os cabelos do início ao fim, baseado na obra de Stephen King, considerado o mestre do terror. A história mostrará uma pequena cidade chamada Derry, no Maine, onde a sua pacata e recatada população começa a ser atormentada pelo constante desaparecimento e morte de crianças. Sem qualquer pista, as autoridades locais não têm ideia do que se trata ou como as vítimas são capturadas. Eis que, um grupo de sete crianças que formam uma espécie de ‘clube dos perdedores’ da cidade, começam a presenciar uma figura estranha em forma de palhaço ou naquilo que elas têm mais medo. Convictos de que a entidade seja a responsável pelos acontecimentos na cidade, os jovens decidem se unir e combater a criatura. No elenco do filme, destaque para o ator Finn Wolfhard (da série “Stranger Things”).

Pennywise aterroriza e conquista fãs desde a década de 80

Uns amam. Outros odeiam. E assim, a imagem e fama do palhaço Pennywise ou como é simplesmente conhecido, “A Coisa” ou “It”, tem atravessado gerações, entre os amantes de filmes de terror e aqueles que sofrem com a fobia da figura marcante. Quando se trata da imagem assustadora de um palhaço, é Pennywise que logo nos vêm em mente. Criado pelo mestre Stephen King, a obra “It – A Coisa” foi lançada em 1986 e é um dos livros mais volumosos do escritor, contendo cerca de 1000 páginas. Com o sucesso da literatura, a obra foi adaptada para uma série de TV e lançada no Brasil diretamente em Vídeo em forma de telefilme. O ator Tim Curry foi quem imortalizou a imagem de Pennywise ao redor do mundo.

Ensaio fotográfico baseado no filme viraliza na internet

O jovem fotógrafo americano Eagan Tilghman, 17, realizou um ensaio baseado no lançamento do filme. Ele que é fã da obra de Stephen King, teve a ideia de utilizar o seu irmão mais novo Louie como o personagem Pennywise, em suas duas versões (clássica e atual), mostrando a todos que nem todas as crianças possuem esse medo de palhaços. As fotos viralizaram pela internet, com direito a entrevista no programa da apresentadora Ellen DeGeneres. Caso queira conferir todas as fotos, acesse o instagram @eag2n.

Associação de palhaços reclama da popularidade do filme

A Presidente da Associação Mundial de Palhaços, Pam Moody, divulgou um comunicado lamentando a perda de trabalhos em virtude do lançamento do filme. Em nota oficial divulgada pelo site do The Hollywood Report, a executiva da instituição afirma que eventos em escolas públicas e livrarias foram cancelados pelos clientes. Para coibir essa fobia por palhaços, a instituição lançou um guia de como lidar com esse medo que cresce entre crianças e adolescentes americanos. Aqui no Brasil, os nossos profissionais da arte circense também não estão contentes com o lançamento do filme. Em entrevista ao site UOL, alguns deles afirmam que a produção distorce a imagem do palhaço, que tem o intuito de proporcionar apenas a alegria às pessoas. Além disso, eles lembraram da febre que foram os palhaços assassinos que surgiram nos Estados Unidos. “(...) quando teve a história dos palhaços nos Estados Unidos, a gente fez algumas ações na Avenida Paulista. E não teve repercussão alguma”, afirma o palhaço Xibum em matéria, reclamando também que a classe não tem o apoio da mídia.

 Fãs em Boa Vista recomendam a leitura do livro 

A nossa página entrou em contato com alguns fãs da obra escrita por Stephen King para sabermos o que eles esperam da adaptação para o cinema e os motivos pelos quais eles recomendariam também a leitura do livro. Confira abaixo:

“Um pesadelo maravilhoso, onde qualquer pessoa pode flutuar. Tanto assistindo ao filme, quanto lendo”. (Eduardo Oliveira)

“Te leva às lágrimas a cada página, sendo às vezes de felicidade, e outras, em sua maioria, de desespero. O filme deve seguir a mesma linha”. (Bruna Hanagan)

“Uma morte lenta e dolorosa, mas você simplesmente não quer que acabe. O filme deve nos proporcionar isso do início ao fim, na grande tela do cinema”. (Thaís Santana)

“É uma viagem maravilhosa e sem volta para os seus piores pesadelos. O medo vai ser o seu principal companheiro, lendo ou assistindo ao filme”. (Ana Célia)

Sequência do filme mostrará origem do palhaço Pennywise


Como divulgado no início da produção, a refilmagem de “It - A Coisa” seria totalmente diferente da versão original da TV dos anos 80. Este primeiro filme estaria focado na primeira parte do livro, onde veremos os personagens atormentados e enfrentando Pennywise ainda na infância e só. Cada uma das sete crianças que começam a ser perseguidas pela entidade, terão suas histórias particulares bem exploradas. Quanto à continuação, em entrevista ao site Metro.co.uk, o ator Bill Skarsgard – intérprete do palhaço – disse que os trabalhos já começaram e que a origem da maldição será contada com muito mais detalhes, além de que veremos a versão adulta das crianças. Com o sucesso garantido mundialmente, a Warner Bros deve oficializar a parte 2 em alguns dias.

Bruno Almeida
fale@folhabv.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Cabine de Projeção
+ Ler mais artigos de Cabine de Projeção