Por Shirley Rodrigues
Em 07/07/2018

Com Nada 
* Dezenas de venezuelanos chegam a Roraima diariamente pela fronteira, fugindo da crise humanitária em seu país, onde a fome assola a população. Chegam exauridos e cheios de esperança, mas a grande maioria não consegue trabalho e passa a viver em abrigos e nas ruas da cidade. Muitos sofrem todo tipo de abusos e até são mortos. Atualmente, no Instituto Médico Legal de Roraima estão sete corpos de venezuelanos, a maior porte por mortes violentas.
 
Com Tudo 
* Vem aí a Maratona de filmes franceses com o Festival Varilux de Cinema, que acontece até o dia  28 deste mês, no Cine Sesc Abrahim Jorge Fraxe (Sesc Mecejana). São  15 títulos mundialmente premiados de diversos gêneros. Drama, comédia, suspense e documentários fazem parte da programação. O evento é totalmente gratuito e tem classificação indicativa de acordo com o filme exibido. O Varilux conquistou o ranking de maior festival da sétima arte francesa e segue em expansão.

Há duas coisas que Marcio Lima – na foto com seus pais, Francisca Cavalcanti e José Barboza - mais ama nessa vida: sua família e seu trabalho – Foto: Luan Pablo Amarante

Do Prazo 
* Todos os corpos de venezuelanos que se encontram no Instituto Médico Legal de Roraima, aguardando as famílias para a devida identificação, são do sexo masculino, inclusive o de um bebê.
* O prazo para um corpo permanecer no IML é de até 90 dias. Após esse período se as famílias não os retirarem para  o sepultamento, eles serão enviados para o cemitério público, onde serão enterrados com identificação ignorada pela não comprovação da identidade.
 
Caravana 
* Desde o início da semana, a Fraternidade Sem Fronteiras está realizando uma Caravana de atendimento a imigrantes venezuelanos no Centro de Acolhimento da FSF em Boa Vista e na Igreja da Consolata. Os trabalhos desta caravana são encerrados neste sábado. 
* São 13 profissionais, das áreas de psicologia, assistência social, psicoterapia e uma terapeuta floral, porque muito mais do que acolher, alimentar e ajudar, é preciso entender o que se passa na cabeça dos que tiveram que abandonar sua nação e não sabem o que esperam do futuro em outro país. 

Samir Magalhães Assen, Raissa da Costa e Silva e Marlon Calderaro     

(Garota e Garoto Copa 2018)

Segurança I
* A Distribuidora Prax estará realizando neste sábado, 7, o 1º  Workshop de Segurança Eletrônica e Tecnologia, das 14 às 19h  no Eco Hotel, com o objetivo de contribuir para a melhoria e qualificação dos profissionais que atuam neste segmento.
* O evento contará com a participação de seis palestrantes que proporcionarão troca de ideais para a  melhoria de conhecimentos a todos que atuam na área e com showroom de produtos voltados para o segmento.
 
Segurança II
*  O 1º  Workshop de Segurança Eletrônica e Tecnologia da Distribuidora Prax será neste sábado no Eco Hotel e acontecerá de forma gratuita e com número de vagas limitadas.
* Assim, os interessados deverão entrar em contato com a Distribuidora Prax pelo fone 98120-6614 ou dirigir-se a sua sede, localizada na Av. Capitão Júlio Bezerra, 1683, no 31 de Março.

A linda e maravilhosa Yasmin Ticianelli (Maria Maria) no clic de Luan Pablo Amarante – Foto: Luan Pablo Amarante

#Rápidas
* Amigos e familiares do querido e competente Marcio Lima reuniram-se na Festas & Flores Floricultura no final da tarde de quinta para celebrar sua idade nova. As delícias servidas foram de Lourdinha Lira (Coisas da Terra) e Fernanda Fialho, do Buffet com o mesmo nome.
* O Programa Idiomas Sem Fronteiras, através do Núcleo de Línguas, abrirá inscrições no período de 9 a 17 de julho de 2018, para cursos presenciais de Espanhol e Português para estrangeiros. 
* Para o Curso de Espanhol A2, o candidato deverá comprovar conhecimento no nível A1. Já o Curso de Português é voltado para servidores, técnicos e alunos estrangeiros. As aulas acontecerão de 14 de agosto a 6 de setembro.
* Para se inscrever, basta acessar o link:  http://isfaluno.mec.gov.br/, fazer o login no sistema, clicar no botão azul “Aulas Presenciais”. As pessoas que nunca utilizaram o IsF Aluno deverão solicitar o Primeiro Acesso.
* É necessário seguir os passos indicados e aguardar o recebimento de uma senha no e-mail informado. A seleção dos candidatos para os cursos irá priorizar as primeiras inscrições efetuadas. Informações com o Prof. Fabrício Mota no número 98122-5977, coordenador do Programa na UFRR.

Perfil

Ademir dos Santos: “Durante esses últimos vinte anos, sempre estive ao lado de (Airton) Dias, com todos os cargos que tive na Federação. Ele era um grande visionário e um amigo especial” 

Ademir dos Santos é bacharel em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial. Presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado de Roraima. Diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC).  Membro dos Conselhos em Nível Nacional do Sesc e Senac. Ele foi tesoureiro da Federação do Comércio ao longo de 16 anos, além de ser vice-presidente e presidente dos conselheiros do Sesc e Senac. Com a morte súbita do presidente Airton Dias, o então vice-presidente Ademir dos Santos assumiu o cargo e graças a sua visão inovadora e mais aproximada das dificuldades do setor comercial do Estado, foi reeleito por unanimidade no último dia 27 de abril. Em sua gestão, será inaugurado o novo prédio da sede administrativa do Sesc; o novo prédio do Centro de Idiomas do Senac e as redes externas de tratamento de água e esgoto e a subestação de energia elétrica do Sesc Tepequém.

*Como decidiu trabalhar na área comercial?
Sempre trabalhei como vendedor, daí surgiu a oportunidade de ser representante comercial de uma empresa de Minas Gerais, a qual teria que representá-la em Roraima. Vi a possibilidade de obter uma nova função, deixei de ser um vendedor de loja, e me tornei representante comercial. Abri minha empresa em janeiro de 1992, e graças a Deus estou nela até hoje, que representa grandes empresas do país.

*Sobre a sua longa atuação no Sistema Fecomércio?
Surgiu da necessidade da minha profissão de representante comercial, de ter um conselho de classe para regulamentá-la. O primeiro passo era ter o Sindicato de Representantes Comerciais. Comecei a trabalhar a implantação dessa entidade, o apoio do saudoso amigo, Airton Dias, então presidente da Fecomércio-RR. Conseguimos instalá-la em 1995, ocasionando a filiação no Conselho de Representantes Comerciais, cujos primeiros dois anos fui membro efetivo, até que cheguei ao posto de segundo tesoureiro da Fecomércio-RR, pela chapa do Dias, e presidente do Sindicato. Daí fiquei 16 anos como tesoureiro, e uma parte dos últimos quatro anos, como vice-presidente, e outra como presidente, após o falecimento do Dias.

*Com a morte súbita do presidente Airton Dias, o senhor teve de assumir a presidência do Sistema Fecomércio. Como se deu essa repentina transição?
Foi uma novidade para mim, porém assumi a liderança da Fecomércio-RR com muita tranquilidade. Durante esses últimos vinte anos, sempre estive ao lado de Dias, com todos os cargos que tive na Federação. Ele era um grande visionário e um amigo especial. Assim que assumi a presidência, honrei todos os compromissos deixados por ele. Com a minha reeleição, darei continuidade aqueles projetos que ainda estão em andamento.

*Em sua opinião, a que se deve a sua recente reeleição por unanimidade?
A credibilidade que consegui passar aos membros do Conselho, bem como o trabalho que desenvolvi com a agregação de todos e o objetivo comum em levar os serviços da Federação e fazer dela uma instituição forte e representativa.

*Qual a sua avaliação sobre o Sesc-RR?
Uma entidade de referência para o Brasil. Faz a diferença na educação, na assistência social, na saúde e no turismo. Está muito à frente de outros estados, com população bem maior do que a nossa. Atendemos muitas pessoas e oferecemos importantes benefícios ao comerciário, que é nosso público alvo.

*E com relação ao Senac?
O foco é a educação profissional e, desde a sua implantação, já formou muitos empreendedores, com cursos voltados a área da beleza, salgados, entre outras especificidades. São mais de 250 mil pessoas que mudaram suas vidas, após os cursos de qualificação profissional do Senac-RR e hoje empreendem em Roraima.

*E quanto ao Instituto Fecomércio e a Fecomércio?
Assim como a Fecomércio-RR, o Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento trabalha com a educação. Temos a Creche Roberto Costa, com 70 crianças do maternal ao primeiro período com ensino integral. Temos a saúde laboral, com laboratório de análises clínicas e a academia de malhação. Todos funcionam na Chácara da Fecomércio, localizada no bairro Operário, que oferece ainda uma gama de serviços oferecidos à nossa sociedade.

*Que projetos pretende implementar na sua gestão a curto, médio e longo prazos?  
No caso de longo prazo ainda não podemos responder, por ser tratar de um período acima de dez anos, porém a médio prazo temos a ampliação do Hotel Tepequém de 24 apartamentos para um novo bloco com trinta apartamentos. Temos um projeto com apoio da Confederação Nacional do Comércio para a construção de um edifício sede da Federação em um terreno de 2 mil metros quadrados, na Avenida Barão do Rio Branco, que adquirimos recentemente. Terá seis andares, com espaços para o funcionamento da Federação, dos sindicatos e para um centro comercial, com auditório, restaurante, lanchonete, entre outros serviços.

*Que mensagem o presidente do Sistema Fecomércio deixa à população?
Temos um rico e belo Estado que tem um povo ordeiro e trabalhador. Temos que acreditar e trabalhar para que o amanhã seja melhor do que o outro.

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social