Social

Coluna Social 11 08 2018 6732

Com Nada * Além dos vários corpos de jovens que são encontrados diariamente em Roraima, com marcas evidentes de que foram assassinados com requintes de crueldade, como sinais de tortura, decapitados e mãos amarradas, agora essa triste escalada apresentou mais uma novidade. Dois corpos foram encontrados ontem dentro de carros submersos por águas de igarapés.

Com Tudo * A Escola do Legislativo Cursos Preparatórios – Unidade Silvio Botelho, apesar do adiamento do Concurso da PM, vai continuar o workshop preparatório com aulas intensivas e revisões até o dia 25 de agosto. As disciplinas abordadas na programação são comuns a outros processos seletivos, ajudando os candidatos a se manterem focados nos estudos.

Em nome do Dr. Getúlio Cruz – na foto com sua esposa Nazaré e os filhos Alberto, Carolina, Paula e Getúlio Filho –, o Grupo Folha parabeniza todos os pais pela transcorrência do Dia dos Pais

Preparatório * Neste sábado, 11, a unidade Silvio Botelho da Escola do Legislativo vai realizar mais um workshop preparatório, a partir das 14h30, na rua Solón Rodrigues Pessoa, nº 1.313, no bairro Silvio Botelho. * Serão ofertadas as seguintes disciplinas: Regimento Interno, Direito Constitucional, Direito Administrativo, História de Roraima e Atualidade. Para melhor acompanhamento das aulas, os participantes receberão todo o material, de forma gratuita.

Dia dos Pais *O Pátio Roraima Shopping preparou uma programação divertida e especial para este domingo,11, Dia dos Pais. Trata-se do 1º Torneio de Sinuca Amador do Pátio, que será encerrado com show musical do cantor Binho, a partir das 18h. * O torneio terá duas etapas: das 12h às 15h e das 17h às 20h. O valor da inscrição é simbólico (R$ 3) e haverá premiação, com brindes de vários lojistas, para os quatro primeiros lugares. A programação vai acontecer no lifestyle do shopping.

Professor Doutor Edileuson Almeida, com suas filhas gêmeas, Maria Eduarda e Ana Carolina. Ele também é pai de dois rapazes, Felipe e Matheus, os quatro com a mesma mãe (Mílria Almeida)

Leilão * Está confirmado para o dia 28 deste mês o leilão eletrônico regional da Receita Federal, que terá início às 9h, com lances liberados a partir das 14h (horário oficial de Brasília). * São 100 lotes da região norte (utensílios domésticos, eletrônicos, automóveis, e entre outros), nas cidades de Boa Vista (RR), Pacaraima (RR), Belém (PA), Macapá (AP) e Manaus (AM). As mercadorias poderão ser avaliadas, no período de 15 a 24 deste mês, em dias e horários normais de expediente.

No Sesc * Neste sábado,11, o Sesc local realiza mais um evento “Manhã de Lazer”, das 9h às 13h, no Sesc Mecejana. Esta edição vem com o tema “Cultura Nerd” e contará com diversas atividades recreativas, em alusão ao Dia do Estudante e Dia dos Pais. * O referido evento foi idealizado para incentivar a participação coletiva da família comerciária e comunidade em geral, com entrada totalmente gratuita!

Bruno Jacinto (Damásio Educacional) e seu filho Santiago, no clic de Luan Pablo Amarante

No Sesc II * A edição “Cultura Nerd” do Programa Manhã de Lazer do Sesc RR, contará com uma programação diversificada e o público poderá desfrutar de várias atividades recreativas. * Haverá exposição de miniaturas e carros antigos, torneio de games, simulador de carro, apresentação de Le Parkour, mini torneio de robótica e futebol, além de stands para venda de produtos do mundo nerd. Para participar, basta apresentar o Cartão Sesc (atualizado) ou documento com foto.

#Rápidas * A página de hoje é dedicada ao nosso amigo Mário “Pankeka” Fernandes, que inaugura idade nova neste sábado. * Também trocando de data hoje Gerson Oliveira, Heber Saraiva, Tâmera Marques e Rogério Siqueira. * Domingo quem recebe quilométricas homenagens por conta de sua troca de data é o artista plástico Augusto Cardoso, que fica um ano mais inspirado e criativo. * Ainda de aniversário no domingo, Dr. Cezar Henrique Alves, Rita Lira, Wanderley Oliveira e a empresária Gilce Pinto (Gilce Modas) * Também celebrando idade nova em dose dupla no domingo, Nyckell Loureto e José Antônio Paris (respectivamente, filho e esposo de Regina Loureto). * A CS Club, exclusiva do Pátio Roraima Shopping, vai lançar neste sábado,11, a nova coleção “Primavera Verão 2019” com um happy hour especial. Haverá uma tarde de maquiagem, em parceria com a Quem Disse,Berenice?, a partir das 16h.

Perfil

Lielma Almeida: “A violência contra a mulher só pode ser vencida quando todos entenderem que é crime e tem consequências”

Lielma Tavares Almeida é do Rio Grande do Norte, mas desde 2008 vive em Roraima, onde constitui família. É graduada em Serviço Social e especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia. Desde 2012 trabalha na Assembleia Legislativa, onde é coordenadora do Zap Chame, um importante projeto que fica localizado no CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), da Procuradoria Especial da Mulher, do Poder Legislativo.

*O que é o Zap Chame? O Zap Chame é uma ferramenta via WhatsApp que auxilia mulheres em situação de violência. Uma iniciativa do Poder Legislativo criada em 2016 pelo presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier, em parceria com a deputada Lenir Rodrigues, procuradora especial da Mulher. Nesses dois anos de implantação, já fizemos mais de 400 atendimentos.

*Quais são os tipos de violência mais recorrentes que chegam por meio dessa ferramenta? A violência psicológica, seguida da violência física, moral e patrimonial. O Zap Chame oferece ainda orientações referentes à violência doméstica e familiar e sobre as redes de enfrentamento a violência. Por telefone são realizadas apenas as orientações e, para ter acesso aos serviços do CHAME, é necessário procurar a unidade (rua Coronel Pinto, por trás da Assembleia Legislativa) e explicar qual o problema que está enfrentando.

*Quem é o profissional que está no outro lado da linha fazendo o atendimento a quem busca ajuda? São plantonistas capacitadas e qualificadas para melhor oferecer esse serviço. Estão sempre bem informadas sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violência e as redes de atendimento.

*No Zap Chame só chegam mensagens de pessoas de Roraima? Não. Já recebemos mensagens de São Paulo, Santa Catarina, Ceará e Brasília. Auxiliamos também as mulheres venezuelanas que estão em Roraima e sofrem violência dos seus companheiros. Lembrando que o Zap Chame não atende somente as mulheres, mas qualquer pessoa que precise de alguma orientação, ou queira fazer uma denúncia sobre violência doméstica.

*Entre tantos atendimentos, qual deles mais marcou a equipe? Todos os casos nos marcam muito pelo f
ato de sermos mulheres e a gente se coloca no lugar delas. Cada história ou cada situação nos deixa estarrecida. Mas o mais gratificante é sabermos que estamos ajudando essas mulheres que, por muitas vezes, estão desacreditadas, devido à impunidade do seu agressor. O retorno delas depois de rompido esse ciclo violento, o empoderamento e a vontade de ajudar outras mulheres são o que nos faz acreditar que vale a pena nosso trabalho.

*O atendimento a pessoa se encerra na mensagem? Essa ferramenta ajuda as mulheres que ainda não se encorajaram o suficiente para denunciar seu agressor, porque sentem medo, vergonha, tem a questão financeira, filhos e até mesmo o sentimento. Todas as orientações feitas pela ferramenta se tornam um atendimento presencial, pois a partir do diálogo feito pelo celular, elas ficam mais fortes e procuram o Chame ou a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e, com a ajuda de profissionais qualificados, elas conseguem sair do ciclo da violência.

*Como você analisa a questão da violência contra a mulher? A mulher sofre violência desde os primórdios, onde era dado a ela somente o direto de procriar e cuidar dos afazeres domésticos. Muita coisa mudou no decorrer dos anos, mas há muito a se fazer. A forma mais eficaz no combate a violência contra a mulher é a denúncia, procurar ajuda.

*Em sua opinião, como esses tipos de crimes contra a mulher podem ser evitados? Com a criação de mais políticas públicas, com mais seriedade na aplicabilidade da Lei, mais delegacias especializadas ao atendimento à violência doméstica, com profissionais qualificados e humanizados, policiais mais preparados para uma ocorrência de violência, que quando essa mulher fizer uma denúncia, ela seja acolhida e ouvida sem qualquer julgamento.

*E sobre o ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’, você concorda? Discordo. Em razão desse ditado ultrapassado, várias mulheres foram mortas por seus companheiros. Não é sobre se intrometer na vida do outro, é sobre salvar vidas. O Brasil tem a quinta maior faixa de feminicídio no mundo, segundo a ONU Mulher, e o Estado de Roraima com maior índice de violência doméstica.

*Onde funciona o Zap Chame? O aparelho telefônico fica aos cuidados das plantonistas, que ficam atentas 24 horas, de segunda a sexta-feira, inclusive feriados. O número para contato é (95) 99842-0502.

*Deixe uma mensagem para homens e mulheres do nosso Estado. A violência contra a mulher só pode ser vencida quando todos entenderem que é crime e tem consequências. Tenha mais respeito pela família, respeite as decisões da mulher, ela pode ser e estar onde quiser. Diga não a qualquer tipo de violência.