Por Shirley Rodrigues
Em 12/05/2018

Com Nada 
* Nossas avós já diziam que “quem não faz filho chorar, chora por eles” e é a mais pura verdade. Uma criancinha não sabe o que é certo nem o que é errado e só terá noção de limite e respeito, se for ensinada desde muito pequena. Mães permissivas e relapsas fatalmente terão filhos irresponsáveis e mal sucedidos. Essa é uma realidade que cada mulher tem o dever de saber antes de por um ser humano no mundo. Entretanto, infelizmente, o que se vê hoje em dia, são cada vez mais mães assim...

Com Tudo 
* Estamos na véspera da data mais movimentada do ano, antes do Natal: o Dia das Mães. É nesse período, que o comércio fica mais aquecido em suas diversas áreas, por conta dos vários tipos de promoções, das ofertas e sugestões para os presentes das mães, além das festas diversas. É uma maneira singela de se homenagear aquelas que são as principais responsáveis pela continuidade da raça humana, uma vez que são elas que concebem, gestam, dão a luz aos filhos e de modo geral, são elas quem os educam.

Em nome das irmãs Robéria Lima, Necy Souza, Nazaré Cruz e Neuzinha Braga, homenageamos todas as mães do nosso Estado, nesta véspera do Dia das Mães

No Pátio
* No domingo das Mães, 13, haverá também programação para curtir junto com a criançada no Pátio Roraima Shopping. Depois de aproveitar o almoço especial na praça de alimentação com música ao vivo e tudo o que o shopping tem a oferecer, tem mais programação.
* O shopping oferece ainda uma tarde divertida com a Cia Teatral Alex Zantelli, através da Matinê do Pátio. A peça da vez será “Tamy e Bil em: O Sumiço das mães”, a partir das 18h. É gratuito! #VemProPátio

Derma Roraima
* Foi uma grande movimentação durante dois dias (quarta e quinta-feira) na Clínica Derma Roraima, onde a Dra. Ana Paula Vitti, sua equipe e parceiros receberam clientes, amigos e convidados.
* Foram várias palestras, apresentações de novidades, sorteios, além do delicioso coquetel (by Coruja Burger) e o show de Janio Tavares acompanhado pelo tecladista Ruy Lavor.

Dra. Ana Paula Vitti e Layelle Abou Chahine, durante a maravilhosa programação alusiva às mães na Clínica Derma Roraima - Foto: Luan Pablo Amarante

Zezo
* O clima é de contagem regressiva para o show do romântico cantor Zezo, que está novamente em Boa Vista para mais uma apresentação.
* Será neste sábado, 12, a partir das 22h no Iate Clube de Boa Vista. Informações sobre o espetáculo e vendas de mesas pelos telefones: 99112-4460 e 99124-6366.

O Boticário
* Com o slogan “viva a magia de voltar para o colo da sua mãe", a campanha publicitária de O Boticário está fazendo o maior sucesso, ao som da música “Anunciação” de Alceu Valença.
* Em todo o Brasil, inclusive nas sete lojas da franquia locais, foram disponibilizadas várias opções de kits de presentes especiais para o Dia das Mães.

Daniele Araújo e sua princesinha Carolina Lima, em clima de Dia das Mães

#Rápidas
* A Página deste sábado é dedicada a Stela Pinheiro, que hoje fica um ano mais maravilhosa, recebendo quilométricas homenagens.
* A linda Vitoria Moura (e sua mãe Dra. Geórgia Moura) recebem convidados especiais logo mais às 20h30 no Espaço L3 Recepções (Bairro dos Estados) para comemorar seus 15 anos.
* Quem também inaugura idade nova neste sábado é a karateca campeã Cristiane Cordeiro.
* Ainda de aniversário hoje, Lucinda Prado (essencial Viva Bella), Liviany Mesquita, Goreth Lima, Robson Pereira e Cel. Wilson Silva.
* Amanhã, quem troca de data é Maria Dantas, José Maria Gomes Carneiro, Paulo Tiririca, Katiana Magalhães e Nirlia Filgueiras Ferreira.
* Ainda de aniversário domingo Ordália Santos, Larissa Mendes, Mayara Cardoso e Ana Auxiliadora Bezerra.

Perfil

Palmira Leão: “O profissional da contabilidade carece de motivação para o exercício de sua profissão e de constante atualização”

Palmira Leão de Souza é formada em Ciências Contábeis pela Faculdade Porto-Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas (Porto Alegre-RS) e Mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP (São Paulo-SP). Nasceu em Caçapava do Sul – RS. Casada com Guido Nunes Lopes. Mora em Boa Vista desde 1994, ingressando à época, através de concurso público na UFRR como professora. Foi professora da UFRR e também professora e coordenadora do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Cathedral.
Concursada pelo Estado de Roraima, em 1999 ingressou na SEFAZ/RR onde atuou até recentemente como Fiscal de Tributos Estaduais. Nesta Secretaria ocupou cargos relevantes como os de Diretora da Receita e o de Chefe da Divisão de Informações Estatísticas Fiscais, o qual possibilitou coordenar o projeto de implementação de documentos fiscais eletrônicos no Estado de Roraima e da idealização e implementação do Programa de Cidadania Fiscal, conhecido como a Nota Fiscal Roraimense. Foi também presidente do Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais (SINFITER).
É também proprietária do Centro de Capacitação Empresarial –CAPACITAR (Rua Antônio Augusto Martins, 63 - São Francisco - (95) 3624-4912 – em frente ao Colégio Claretiano) e assumiu recentemente a presidência do Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRCRR).

* Porque escolheu a carreira contábil?
Com 18 anos já tinha esse objetivo bem definido. Meu pai sempre nos direcionou para os estudos e que esta seria a única herança que ele iria nos deixar. Aos poucos este objetivo foi alcançado. E com o tempo fui verificando que o curso oferecia muito mais que números, e que havia uma inter-relação forte com diversas áreas de conhecimento como a economia, a administração e o direito.

* Como Fiscal de Tributos do Estado de Roraima, quais trabalhos realizou e, que considera mais relevante?
Ser graduada em Ciências Contábeis me proporcionou ser aprovada no primeiro concurso do Estado para a carreira de Fiscal de Tributos Estaduais. Neste cargo pude atuar além da fiscalização de empresas, em diversos projetos voltados para o uso de tecnologias no âmbito empresarial e fiscal. Fui a representante técnica de Roraima nos Encontros Nacionais de Administradores Tributários, por quase 10 anos, grupo este que, entre outros projetos, idealizou e promoveu a implementação dos documentos fiscais eletrônicos.

* E com relação a sua gestão no Sindicato da categoria?
Minha participação como presidente do SINFITER foi desafiadora e ao mesmo tempo gratificante. Tínhamos um bom relacionamento com a administração o que nos possibilitou implantar questões relevantes para a categoria. Pela primeira vez realizamos o encontro nacional da FENAFISCO - Federação Nacional dos Fiscos Estaduais.

* Como surgiu a ideia do Centro de Capacitação Empresarial- CAPACITAR?
O CAPACITAR foi um projeto que nasceu com o intuito de proporcionar capacitações voltadas para a área empresarial, em especial, nas áreas de contabilidade e fiscal. Iniciou os primeiros cursos presenciais no Estado de Roraima sobre Nota Fiscal Eletrônica e SPED, e tem como destaque o preparatório para o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), voltado para os bacharéis dos cursos de Ciências Contábeis.

* Quais os cursos que o CAPACITAR dispõe no momento?
O Preparatório para o Exame do CFC; E-Social; Legislação Trabalhista e suas atualizações; E-Social e de Substituição Tributária (ICMS).

* Como decidiu participar do Conselho Regional de Contabilidade?
Mesmo sem fazer parte da equipe do CRCRR, até então, participei de muitos eventos promovidos pelas gestões anteriores. Conhecia os anseios da classe profissional e acreditava que poderia contribuir através de uma participação mais efetiva. Mas a decisão veio de forma conjunta quando fui convidada por ex-alunos e alguns profissionais contábeis para participar das eleições para a gestão 2018-2021.

* E quanto à sua eleição para presidente do Conselho?
Foi importante participar deste momento que ficará marcado por ser a primeira mulher a assumir a presidência do CRCRR. Nos Estados brasileiros estamos em sete mulheres presidentes. Mas este fato não está relacionado apenas ao gênero. Acreditamos que está ligado principalmente a atitudes, que permeiam ao compromisso, a colaboração e a humanização. Todos os profissionais saem ganhando com isto.

* Quais são os principais projetos de sua gestão?
Nossos projetos vão desde a reorganização da “casa” (sempre usamos a expressão de que o CRCRR é a casa do profissional da contabilidade) e os de acompanhar as determinações do Conselho Federal de Contabilidade. Para isto, iniciamos apresentando em nossa solenidade de posse, realizada no último dia 27/04, no CAF-UFRR, a história dos 23 anos do CRCRR. Esta história foi contada por seis presidentes que nos antecederam. Além disso, pretendemos contribuir para a promoção da valorização da classe e de mostrar o papel deste Conselho de Classe. Entre os projetos que pretendemos implementar estão: o da promoção do desenvolvimento profissional através dos programas de educação continuada (atualizações) e do programa de excelência em contabilidade (curso em nível lato e stricto sensu); o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) que tem um dos seus objetivos a implementação do Observatório Social; e um dos anseios dos novos profissionais que é a implementação do CRC Jovem. Na área da fiscalização, pretendemos iniciar com a orientação ao profissional, o atendimento de denúncias e a implementação de ações que visem combater a concorrência desleal.

* Como avalia a profissão contábil no Estado de Roraima?
O profissional da contabilidade carece de motivação para o exercício de sua profissão e de constante atualização. Possui um grande impulsionador de mudança que se chama “tecnologia”. A implantação do Sistema Público de Escrituração digital modificou totalmente o trabalho deste profissional e fez nascer um novo profissional. Sua evolução ocorreu em Roraima e em todo o país, inclusive no exterior.

* Que mensagem a presidente do Conselho Regional de Contabilidade deixa à população?
Em nossa campanha, prometemos zelar pelo patrimônio que recebemos e cumprir o planejamento realizado conjuntamente com a equipe eleita para esta gestão. Escolhemos um lema que é o de “MUDAR PARA DESENVOLVER”. Essa mudança passa por proporcionar oportunidades de valorização e de atuação fazendo com que o profissional com disciplina, ética, compromisso e conhecimento técnico faça a grande diferença na promoção social e no desenvolvimento do estado e do país.

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social