Por Moara Albuquerque
Em 21/05/2018

Os oito erros mais comuns em lojas de roupas

Faz um tempo que não falamos sobre arquitetura comercial aqui na Decore+BV, não é mesmo? Aqui na OpenDoor Arquitetura os projetos comerciais são a nossa especialidade e paixão absoluta. Então, para matar nossa saudade desse tema, trouxemos nesta semana os 8 erros mais comuns em lojas de roupas e dicas de ouro de como evitá-los. Aproveite!

Erro 1: Loja sem planejamento. Um exemplo é esta loja de roupas infantis, em que os adultos ficam bem desconfortáveis na hora de analisar as peças por estarem baixas demais. Se a ideia é aumentar a autonomia dos pequenos sem atrapalhar a vida de quem vai pagar a conta, coloque a arara numa altura intermediária, como entre 0,95m a 1,20m, para que crianças e adultos alcancem. Coloque as araras também sem prateleiras em cima, para que os adultos consigam visualizar os produtos sem terem que se abaixar.

Erro 2: A luz não chega nos produtos. A estante sobre a arara serviu para mostrar acessórios e sapatos para complementar o look, porém fez sombra nas peças de roupas abaixo. Uma solução é colocar uma fita de LED sob a estante para iluminar a arara e posicionar uma luminária no teto com uma angulação que leve luz para as roupas.

Fita de LED é ótima para iluminar estantes e nichos, mas ela deve ser “escondida” de modo que só a sua luz seja visível. Quando ela é mal instalada, o que acontece é o efeito da foto – um monte de quadradinhos de luz.

Erro 3: Loja sem personalidade. É aquele tipo de loja que ninguém lembra, sem cor, sem atitude e sem estilo. Trabalhar com moda é vender personalidade e com estilo, portanto, nada mais justo que mostrar isso na decoração da sua loja, não concorda? Uma loja que “case” seu estilo com o dos seus produtos e com o estilo dos seus clientes é sucesso na certa!

Na segunda imagem, uma loja branca, mas com personalidade! Essa loja da LIFEwithBIRD reflete os desenhos clássicos e modernos dos produtos da loja, combinando perfeitamente com o design simplificado e a paleta monocromática.

Erro 4: Luz em excesso. O segundo erro também acontece nesta imagem. Na prateleira superior há luz demais de modo que o cliente vai ficar ofuscado com tanta luz e não enxergará o produto direito. Enquanto isso, nas prateleiras inferiores e na arara de calças praticamente não há luz para valorizar os produtos!

Dica OpenDoor: Evite expor muitas peças dobradas. Ela desfavorece o manuseio pelo cliente e atrapalha as vendas. Manequins e cabides valorizam as roupas e vendem muito mais que produtos dobrados. Roupas penduradas facilitam o manuseio e possibilitam a visualização daquela peça em conjunto com outros produtos, aumentando o volume de vendas. Se for preciso colocar peças dobradas, organize por modelos, cores e tamanhos sem empilhar demais.


Erro 5: Fazer com que os clientes tenham que adivinhar onde estão os produtos. Para os funcionários pode parecer “óbvio” onde está cada coisa, mas e para seu cliente? Lembre-se que os primeiros 10 segundos que o cliente passa na sua loja irão definir o tom da sua experiência de compra.

Erro 6: Muitos produtos expostos. Ao mostrar muitos itens você acaba desvalorizando-os e diminuindo a percepção de preço que o cliente pode ter.

Erro 7: Não fazer aproveitar o balcão de pagamento. Se o seu cliente está no balcão de pagamento ele já tomou a decisão de comprar de você! Facilite a compra, agilize o processo e certifique-se de aproveitar o momento: exponha novos itens, best-sellers e produtos adicionais para os clientes avaliarem enquanto esperam a sua vez e aumente as compras por impulso.

Erro 8: Esquecer de valorizar os provadores. O processo de decisão finalizado no provador. É nesse local que o cliente avalia a peça, vê se caiu bem, se combina com alguma outra roupa que ele já tenha, se emagrece, e por aí vai. O provador deve ser bonito, confortável, espaçoso e bem iluminado! Coloque ganchos para as roupas e um banco ou puff para o cliente tirar e colocar o sapato. No caso de provadores de cortinas, use as de tecidos pesados e não transparentes e intale de maneira que elas “entrem” ou transpassem nas extremidades, para que não fique nenhuma brecha inconveniente.

  Gostaram das dicas? 

Mande seus comentários e suas dúvidas para o e-mail contato@opendoor.arq.br, com o título DECORE+BV. A sua dúvida ou sugestão pode ser o tema do próximo artigo da nossa coluna!Abraços e até a próxima semana!

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
HELIEZER disse: Em 21/05/2018 às 09:38:00

"Bom dia! Excelentes dicas. Tenho que organizar a iluminação e disposição dos produtos na Mommy. Erro 2. "

Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV