Por Moara Albuquerque
Em 02/04/2018

O mundo na sua decoração

Foi-se o tempo em que os mapas ficavam relegados aos livros de geografia. Agora eles surgem na decoração para dar luz ao chamado wanderlust – palavra alemã que não tem uma tradução exata, mas que significa um forte desejo de viajar, de explorar o mundo, ir a qualquer lugar em uma caminhada que possa levar ao desconhecido, a algo novo.

Os mapas na decoração trazem a ideia de viajar, de explorar e conhecer o mundo. Nas casas de viajantes de plantão, é uma ótima pedida para utilizar na sala de estar.

Para criar aquele “estilo viagem”, meio retrô e bucólico, utilizou-se o mapa um pouco desbotado na parede, sofá em couro e maletas-baú de viagem. O mapa também pode vir com um conceito moderno – na imagem o contraste do amarelo com o tom cinza na parede cai bem com o restante da decoração, as almofadas coloridas e a mesa de centro em rosa pink.

Para fugir do óbvio: mapa-múndi em metal. O fundo azul texturizado deu profundidade e trouxe o ar de passado, lembranças e memórias à composição. O colorido traz alegria e a divisão dos quadros quebra a rigidez do tradicional.

No quarto, uma cabeceira mundial! Para o ambiente não ficar sobrecarregado, opte por cores mais suaves. Os mapas envelhecidos, com tons esmaecidos também é uma ótima opção.

Projeto comercial é conosco da OpenDoor Arquitetura! Aqui temos um clássico: um hostel com um enorme mapa-múndi na parede. Porém, o diferencial está no material escolhido – o mapa é totalmente feito por pregos! O efeito final ficou jovial, moderno e irreverente.

Continuando no ramo comercial, aqui temos uma ideia interessante para os donos de barzinhos – um mapa-múndi feito na própria parede. Esse visual fica ótimo em barzinhos, à meia-luz, e dá um ar despojado e inovador ao estabelecimento.

Usar o mapa-múndi em escritórios também é possível! No caso da imagem, a proposta é mais informal, com o mapa colorido sendo o destaque. Os móveis permanecem neutros e, juntamente com o piso amadeirado, dão destaque à parede.

Em um quarto de criança ou em brinquedoteca o mapa também cai bem! Na primeira imagem, ele abarca a parede inteira e tem desenhos dos animais de cada local do mundo. Na segunda, temos um quarto de bebê com o tema explorador: o mapa aparece, então, com figuras de balões e aviões, juntamente com móveis em madeira com estilo retrô. Na terceira imagem já aparece um pouco mais de cor e texturas; nela, o mapa foi feito em azul com pontinhos brancos, adesivado sobre um papel de parede azul claro.

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV