Por Moara Albuquerque
Em 05/03/2018

UMA LUZ DE ENCANTAR! 

confira a beleza da tecnologia com iluminação de fibra ótica

Já ouviu falar em fibra ótica na iluminação? Os cabos de fibra ótica são aqueles conhecidos na telefonia e para transmitir dados, mas também têm outra função, que é a de emitir luz.

Confira as vantagens:

• eficiência energética;

• não há perigo de choques elétricos;

• bom custo-benefício (com a evolução tecnológica, o preço da fibra ótica vem ficando menor) e;

• claro, a estética diferenciada – esse material proporciona fachos de luz que podem ser controlados, com vários tipos de efeitos, de acordo com o projeto.

Para projetos comerciais, a iluminação com fibra ótica é ideal para dar destaque a certos produtos, como nas joalherias. Ela também é uma excelente opção para museus e galerias, por não danificar os objetos e superfícies que ilumina. Além disso, praticamente não há manutenção!

Opção ideal para iluminação de museus e nichos/ vitrines de joalherias.

Fibra ótica utilizada na iluminação de piscinas, jardins e decks.

Por não conduzir eletricidade, é excelente para ser utilizada em piscinas e áreas molhadas. No jardim, pode-se posicionar os pontos de maneira a criar um caminho, deixá-los mais espaçados para efeitos cênicos, ou posicionar apenas alguns pontos de luz, imitando vagalumes na vegetação.

Pontos de fibra ótica no teto de quarto de bebê – um efeito de céu estrelado

Para fazer um teto estrelado com fibra ótica, por exemplo, é bem simples. Basta que o local onde será instalada a iluminação seja de um material que possa ser furado, como gesso, madeira, PVC ou outro. Serão feitos pequenos furos com uma broca, e cada fio da fibra será passado por cada furinho e fixado com cola. Depois, o iluminador será embutido em um local previamente escolhido, conectado na energia, e pronto!

 Gostaram das dicas? 

Mande seus comentários e suas dúvidas para o e-mail contato@opendoor.arq.br, com o título DECORE+BV. A sua dúvida ou sugestão pode ser o tema do próximo artigo da nossa coluna!Abraços e até a próxima semana!

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV