Por Moara Albuquerque
Em 02/10/2017

Olá, Leitor! Aqui, na Decore+BV, você vai encontrar dicas e soluções de arquitetura, decoração e design que você possa aplicar no seu dia-a-dia, fornecidas pela arquiteta Moara Albuquerque.
Aproveite!

Somos a OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para criação de projetos comerciais e clínicos, criada com o intuito de promover a marca de nossos clientes com inovação e qualidade.


 DECORAÇÃO OU FUNCIONALIDADE? VOCÊ PODE TER OS DOIS

Do escritório à cozinha, da sala de estar à sua loja, você vai se encantar com os diversos usos do pegboard!

Já ouviu falar em pegboards? Eles são placas com furos dispostos como uma matriz, e são feitas de madeira, acrílico, metal ou outro material resistente. Esses painéis são muito utilizados em decoração e organização e “bombam” nos projetos “faça você mesmo”, pois são extremamente versáteis.

Confira a seguir como usar o pegboard nos ambientes de sua casa ou espaço comercial!

Para valorizar a decoração, você pode utilizar o pegboard para pendurar quadros e prateleiras com objetos decorativos. Nos halls e locais de entrada, utilize ganchos para pendurar chaves, paletós, bolsas e casacos para facilitar na correria diária e deixar tudo mais organizado.

O painel em madeira crua traz aconchego e leveza para qualquer ambiente. No outro caso foi utilizada uma cor marcante e uma moldura – faz a composição parecer um quadro!

Em cozinhas, o pegboard lhe ajuda a ter tudo à mão na hora de cozinhar. Além disso, ele é uma ótima solução para espaços alugados, em que não se deseja investir muito em armários sob medida.

Na cozinha, o pegboard ajuda na organização e facilita o dia a dia, além de dar um ar superespecial.

Com o painel perfurado, você não precisa se preocupar com a localização dos ganchos e das prateleiras – se chegarem mais itens para serem expostos ou armazenados, é acrescentar mais suportes e pronto! Você pode reorganizar as prateleiras, ganchos e suportes quantas vezes quiser.

Uma lavanderia clean e organizada!

Nesta sala, a marcenaria se inspirou no pegboard para fazer os famosos "furinhos", que deram um visual único ao painel da TV.

Uma ótima opção para escritórios e home offices – aqui ele foi pintado num tom de verde azulado profundo, que traz calma e concentração.

Na primeira imagem, os lápis de cor fazem a vez de prateleiras para os livros. À direita, o pegboard dá suporte à decoração do quarto de bebê e ainda serve de apoio para armazenar os itens de higiene infantil.

 FALANDO DE COMÉRCIO 

Não seria um artigo da OpenDoor se não falássemos de arquitetura comercial, não é mesmo? O pegboard pode ser usado até mesmo em projetos comerciais, sem ficar com aquela cara de “tivemos que economizar”, confira:

Nessa pequenina lanchonete, os arquitetos maximizaram o espaço transformando-o numa linda loja branca, com placas de pegboard para pendurar os equipamentos de cozinha. (Lanchonete Kropka, na Polônia)

O pegboard pode servir como expositor de lojas – uma maneira peculiar e versátil de expor os produtos.

Na loja de Nova York da Aesop, o interior é definido pelos painéis de madeira perfurados que parece uma trama, graças à interessante disposição dos furos.

 Gostaram das dicas? 

Mande seus comentários e suas dúvidas para o e-mail contato@opendoor.arq.br, com o título DECORE+BV. A sua dúvida ou sugestão pode ser o tema do próximo artigo da nossa coluna!Abraços e até a próxima semana!

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!