Por Moara Albuquerque
Em 04/09/2017

Olá, Leitor! Aqui, na Decore+BV, você vai encontrar dicas e soluções de arquitetura, decoração e design que você possa aplicar no seu dia-a-dia, fornecidas pela arquiteta Moara Albuquerque.
Aproveite!

Somos a OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para criação de projetos comerciais e clínicos, criada com o intuito de promover a marca de nossos clientes com inovação e qualidade.


 QUE SE FAÇA A LUZ! 

8 tipos de luminária para comércio ou residência e saiba como escolher a ideal para seu espaço!

É importante escolher os produtos certos na hora de compor a iluminação de sua residência ou comércio. Veja as dicas que a OpenDoor Arquitetura separou para você sobre luminárias e invista no produto certo para cada cantinho do seu ambiente!

Todos que começam a se aventurar no universo da decoração ou em uma reforma percebem o quanto que uma iluminação bem planejada pode valorizar qualquer espaço. Você consegue diferentes efeitos e sensações apenas mudando a iluminação!

Embora algumas luminárias sejam essencialmente decorativas, elas também interferem na iluminação geral, gerando uma iluminação mais pontual, uma luz difusa, voltada para cima ou para baixo. Cada projeto terá uma necessidade diferente e, muitas vezes, usará vários tipos de iluminação ao mesmo tempo.

Para conseguir o efeito desejado, deve-se considerar também a especificação das lâmpadas que irão nas luminárias – seu tipo, potência, índice de reprodução de cor, temperatura, fluxo luminoso, entre outras características técnicas.

Confira os tipos de luminária e suas indicações a seguir:

1)    Lustre

O lustre, em qualquer ambiente, é a peça central da decoração. Ele é o tipo de luminária composta por vários braços que se unem num eixo central. Sua função é mais decorar do que iluminar e é usado para trazer requinte e drama à composição.

2)    Pendente

Pendentes são as luminárias sustentadas por fios e que, diferentemente dos lustres, não têm braços. Ficam perfeitos acima da mesa de jantar (tanto em residências quanto em restaurantes), mas também podem ser colocados na cabeceira da cama, ao lado do lavatório do banheiro, em cima da bancada do caixa na loja... atente-se apenas para que a composição de volumes fique harmônica.

Dica: Instale lustres ou pendentes numa altura que não obstrua a visão dos usuários e que fique no mínimo a 20 cm do teto, para não perder o charme da peça.

3)    Abajur

O abajur, da palavra francesa “abat-jour”, tem o objetivo de proporcionar um clima intimista e aconchegante. Ele “filtra” a luz com sua cúpula e entrega uma luz mais suave e difusa.

Funciona muito bem em cabeceiras de cama e, em ambientes comerciais é presença garantida em hotéis e motéis e em locais mais intimistas, com em lounges ou barzinhos.

4)    Arandela

Arandelas são as luminárias instaladas nas paredes e, normalmente, apresentam uma iluminação indireta e difusa. Dão um charme discreto e são perfeitas para ambientes relaxantes, como a sala de estar, um lounge, SPA ou sala de massagens.

5)    Luminária de piso

As luminárias de piso vêm para fazer a composição com a decoração, integrar a volumetria e, afinal, dar um toque de iluminação.

6)    Spot

O spot proporciona uma iluminação moderna, e emite uma luz forte e direcional. Ele pode ser embutido ou até mesmo em trilhos. Você pode usá-los para destacar uma parede texturada ou com quadros e objetos de arte.

Dica: Em ambientes comerciais, o spot é a peça chave para destacar os produtos e para iluminar a vitrine!


7)    Plafon

O plafon é o tipo de luminária de sobrepor em que o soquete e lâmpada ficam junto ao teto. Ele é muito usado para iluminação geral por conseguir “espalhar” a luz por todo o ambiente.

A combinação do plafon com os spots é certeza de sucesso – enquanto os spots fazem a iluminação pontual e cenográfica, o plafon, com uma iluminação indireta, se espalha no ambiente, iluminando o espaço em geral.

8)    Balizadores

Os balizadores são peças de iluminação ideais para indicar caminhos e orientar as pessoas por onde elas devem seguir. Assim, são indicados para escadas, corredores, jardins e pisos.

Dica: Para ambientes comerciais, os balizadores ficam ótimos em corredores e halls de hotéis e de edifícios corporativos.

 Gostaram das dicas? 

Mande seus comentários e suas dúvidas para o e-mail contato@opendoor.arq.br, com o título DECORE+BV. A sua dúvida ou sugestão pode ser o tema do próximo artigo da nossa coluna!Abraços e até a próxima semana!

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV