Por Moara Albuquerque
Em 09/04/2018

CORTINA OU PERSIANA?

Na nossa cidade, com esse sol, acabamos querendo nos esconder um pouco de tanta luz. Para isso, as cortinas e persianas vêm para ajudar, além de serem ícones na decoração. As cortinas vêm para fechar o ambiente com chave de ouro, porém é preciso escolher com sabedoria, para que ela não estrague toda a produção!
Cortina são as peças de tecido, enquanto que as persianas são peças “divididas” vertical ou horizontalmente. Ambas têm a função de dar privacidade, proteger do sol e da iluminação, mas há diferenças na hora de escolher a melhor opção para o seu ambiente.

Persianas, por exemplo, são mais práticas, enquanto que as cortinas são mais aconchegantes. Na hora H sempre bate uma dúvida entre as duas opções. Além disso, são diversos os tipos de materiais, cores, mecanismos de acionamento e fixação.

No caso de ser necessário um controle de luz, as persianas são ideais, com as suas diversas possibilidades de abertura. A dica é colocar, juntamente às persianas, cortina de tecido por cima, para você conseguir um efeito de “projeto de arquiteto”, adicionando camadas e texturas no espaço.
As persianas podem ser de PVC, alumínio, tecido, madeira, entre outros materiais, e são mais indicadas para cozinhas, áreas de serviços ou escritórios.

As cortinas deixam qualquer ambiente mais confortável, e até mais romântico ou luxuoso. Porém, acumulam mais pó, são mais difíceis de limpar e podem desbotar com o tempo de exposição ao sol na janela.

Dica: Procure sempre colocar a cortina até o chão. Se não for possível porque há um móvel embaixo da janela, por exemplo, então a melhor opção é colocar uma persiana. No caso de ambientes com altura pequena, as cortinas do chão ao teto ajudam a fazer com que o espaço pareça mais alto, deixando a decoração mais imponente. Outro truque para garantir esse efeito é fazer a cortina bem maior que a largura da janela, com no mínimo 15 cm de cada lado.

Painel com trilho: São cortinas que correm lateralmente. São feitas normalmente com tecidos de lona ou sarja. Utilizada em ambientes que possuem espaço na lateral da janela ou uma porta.

Persiana sanfonada, também chamada de celular ou plissada.

Cortina romana: pode ser fabricada em diversos tecidos diferentes. Ela é dividida em faixas, que são recolhidas, sobrepondo-se umas às outras.

Cortina rolô: modelo em que a cortina é recolhida em um tubo superior. Também vem em várias opções de tecidos, e perm

Tipos de pregas e fixação das cortinas tradicionais:

Persiana de bambu + Cortina tradicional em tom bege claro. A sanca de gesso esconde o trilho da cortina e embute a iluminação, dando um efeito sofisticado e leve ao ambiente!

 

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV