Por Moara Albuquerque
Em 11/12/2017

Por que é tão importante saber escolher os móveis para seu escritório?

Além de ter que considerar a estrutura espacial do escritório, é essencial que o ambiente de trabalho tenha móveis confortáveis e ergonômicos, onde os funcionários poderão usufruir de um espaço confortável e possibilitar uma atmosfera diferenciada que possa atrair o cliente.

O espaço e o trabalho efetuado devem ser considerados nessa escolha, pois um escritório de advocacia e um de arquitetura, por exemplo, obviamente possuem características e atribuições diferentes, com especificações, atividades e rotinas diferentes.

Então, com o espaço e atividades definidos, o processo de escolha dos móveis precisa levar em conta a identidade do negócio, a quantidade de pessoas que ali trabalham, as estruturas como: mesa, bancadas e cadeiras, as demandas do escritório e, claro, o orçamento.

Por exemplo: Se o espaço for pequeno e o orçamento permitir, vale muito a pena investir em móveis projetados, pois eles dão um aspecto singular ao ambiente, além de aproveitar melhor o espaço limitado.

Móveis projetados abraçando um espaço pequeno.

Levar em conta se a empresa possui uma identidade mais jovial ou mais tradicional também é importante, pois o ambiente irá transmitir de imediato essa marca empresarial para os clientes.

Estilos diversos de grandes escritórios. Inovador e tradicional.

A quantidade de funcionários é o primeiro passo antes de definir a decoração. Sabendo que o ambiente de trabalho é um dos fatores cruciais na produção de uma empresa, a chave é pensar sempre no conforto e na ergonomia do usuário. Essa atenção refletirá em menos lesões repetitivas, acidentes de trabalho, afastamentos e estresse.

Por isso, caso haja um espaço disponível, uma ótima estratégia é agregar conforto e aconchego aos funcionários, criando um ambiente para leitura ou uma sala de descanso. Isso faz a diferença! Empresas como a Google são muito conhecidas por essas estratégias.

Espaço de descanso e leitura. Quem não voltaria revigorado ao trabalho depois de uma pausa num lugar desse?

No caso do uso de estantes e armários no escritório, elas são essenciais para empresas que trabalham com alto volume de papéis e documentos. Dependendo do espaço, os modelos de estantes e armários podem variar, mas de uma forma que deixe o ambiente organizado. Em casos de escritórios pequenos, os armários devem ser presos ao teto ou às paredes, deixando assim o maior espaço livre possível.

Charme e organização em um espaço reduzido

Esquema de um ambiente de trabalho confortável.

Ter móveis com medidas adequadas, acessórios que facilitem o apoio dos pés e mãos, materiais e acabamentos que protejam a saúde de quem usa o ambiente adentra a questão de qualidade de vida no trabalho.


Tons sobre tons, simplicidade e singularidade. Um escritório convidativo e aconchegante.

 Gostaram das dicas?  

Mande seus comentários e suas dúvidas para o e-mail contato@opendoor.arq.br, com o título DECORE+BV. A sua dúvida ou sugestão pode ser o tema do próximo artigo da nossa coluna!Abraços e até a próxima semana!

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!