Por Moara Albuquerque
Em 12/02/2018

8 perguntas para fazer antes de construir a sua piscina

Nada melhor que uma bela piscina para fazer o complemento da bela área externa da casa! Nos dias quentes, ela é a atração da família e no dia a dia torna-se um local de contemplação. Porém, para ter uma linda piscina é fundamental ter um projeto bem elaborado – aqui vão algumas dicas para levar em consideração na hora de iniciar o projeto. Confira!

1) Onde colocar?

Há o costume de posicionar a piscina longe da edificação principal, porém essa ideia vem mudando – com terrenos cada vez menores, a tendência é que a piscina e a área de lazer fiquem mais próximas à casa.

Como a piscina é uma obra de destaque, pode servir tanto para o lazer, quanto para fins estéticos, complementando visualmente a edificação. Projeto Weekend House, de Angelo Bucci.

Além disso, deve-se lembrar de que a piscina é uma construção – ela deve obedecer aos recuos do terreno, portanto não pode ser construída “colada” no muro.

2) Cadê o sol?

Piscina na sombra não é a mesma coisa, não é mesmo? Um estudo de orientação solar garantirá que a piscina receba sol praticamente o dia inteiro. Se isso não for possível, garanta que ela receba o sol da manhã – que além de ser o mais benéfico à saúde, permitirá que a água esteja quentinha ao final do dia!

3) E a área técnica?

Lembre de separar um espacinho para colocar uma casa de máquinas. Ela servirá para dar manutenções e garantir o bom funcionamento da piscina.

4) Qual será o material?

As piscinas podem ser de vinil, fibra de vidro ou de alvenaria. Estas são as mais caras, mas também as que têm maior durabilidade e as mais versáteis – permitem diversos formatos e acabamentos.

5) Qual será o formato?

Piscinas redondas, quadradas, compridas, orgânicas – o formato é livre. Mas lembre-se: quanto maior a piscina, mais gastos terá com a manutenção. Considere também os seus hábitos: gosta de nadar? Uma piscina com raia é uma boa opção; tem o costume de chamar os amigos para conversar na piscina? Pode optar por colocar várias escadas na piscina para os convidados sentarem.

Piscina do hotel Ubud Hanging Gardens, em Bali. Uma piscina com formato orgânico e com borda infinita, dentro de uma vista incrível – permite que a estrutura se misture com a paisagem natural e que o hóspede se sinta integrado com a natureza.

Piscina com raia – a casa abre-se para a área da piscina, por meio de grandes portas de vidro de correr. Projeto por Ezequiel Farca.

6) Terá cascata?

Uma cascata traz beleza, relaxamento e diversão para as crianças. Além disso, proporciona o movimento da água, o que ajuda a manter a piscina limpa.

Cascata que sai diretamente da sacada da casa – um efeito surpreendente.

7) E as crianças?

Com crianças por perto, deve-se pensar em construir uma piscina infantil, com uma altura média de 50 cm, e uma estrutura isolante em volta da piscina por questões de segurança. Dica: Deixe a diversão tomar conta e instale um escorregador para os pequenos curtirem!

8) Como será o entorno?

Para finalizar, considere o que há em volta da piscina – uma área de lazer? Um jardim? Tenha em mente a integração dos espaços e a harmonia do conjunto. Pense em como será a parte externa da piscina – pode colocar um deck de madeira, um porcelanato ou uma pedra natural. Lembre-se de que deve ser um material não escorregadio! Complemente com uma iluminação especial – cênica, para dar destaque aos elementos, e balizadora, para segurança.

A decoração também conta – guarda-sóis, espreguiçadeiras, e até o local da ducha pode ser um ponto de destaque!

Projeto comercial é com a OpenDoor, então aqui vai um exemplo do nosso nicho: Área em volta da piscina do W Hotel, em Miami. Mobiliário completo: espreguiçadeiras, guarda-sóis, palmeiras, futons e gazebos, todo decorado em branco e detalhes azuis. Destaque para a grama sintética do jardim – um toque confortável aos pés, sem o risco de levar a sujeira da terra para a piscina!

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV