Por Moara Albuquerque
Em 18/12/2017

 ANO NOVO, CASA NOVA 

confira nossa seleção de fachadas para inspirar casa para 2018!

Na época de virada de ano todos queremos renovar as energias, purificar a alma e trazer coisas boas para o ano que virá. Com isso, mudamos o cabelo, damos jeito naquela “tralha” acumulada nos armários, fazemos planos e promessas para o ano novo. Mas, às vezes, nos esquecemos do nosso principal espaço – aquele que nos acolhe no final do dia de trabalho, que recebemos os amigos, que vemos a família crescer – nossa casa!

Para trazer novos ares para nossa casa, uma mudança na fachada é algo que vale muito a pena! Então, que tal inserir uma reforma nos seus planos de 2018? Pense um pouco em como anda a fachada da sua casa – foi esquecida? Está meio brega ou caidinha?

Então chegou o momento de renovar os ares – reformar a fachada e trazer todas as boas energias para esse ano que está quase começando! Fizemos uma seleção de algumas fachadas de diferentes estilos para inspirar a sua obra. Aproveite!

Muita pedra e madeira nesta fachada rústica. O vidro traz modernidade e leveza à composição.

Neste projeto da Ouriço Arquitetura, temos um estilo rústico, mas com uma surpresa – a estrutura metálica, que foi deixada aparente.


Nem só de concreto é feita uma fachada moderna! Aqui, temos o portão feito com ripas de madeira, fazendo contraste com o aço corten logo atrás. Esse material tem uma alta resistência à corrosão, além de trazer um visual impactante.


Nesta imagem temos a Casa SIFERA, uma obra moderna, em que a fachada e a cobertura são ventiladas e conectadas entre si, melhorando a sensação térmica da casa.


Uma casa futurista: este projeto é conhecido como Dupli Casa e foi estruturado como uma silhueta sinuosa fluindo como se fosse o vazio dos espaços contínuos e que se fundem na paisagem. Arrojado, não?

Uma fachada neoclássica é imponente e delicada ao mesmo tempo. Esse tipo de fachada possui vários detalhes, molduras, colunas e se utiliza de objetos que remetem ao estilo neoclássico.


Para fechar, vamos para esta transformação Puebla, no México. Nas imagens temos um antes e depois da fachada de um edifício que estava totalmente danificado. O projeto do escritório de arquitetura Nonwarp interveio e trouxe luz, aconchego e funcionalidade ao local.

 Gostaram das dicas? 

Mande seus comentários e suas dúvidas para o e-mail contato@opendoor.arq.br, com o título DECORE+BV. A sua dúvida ou sugestão pode ser o tema do próximo artigo da nossa coluna!Abraços e até a próxima semana!

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!