Por Moara Albuquerque
Em 26/02/2018

CONHEÇA O VIDRO REFLECTA 

vidro especial que é transparente e espelhado ao mesmo tempo!

O vidro reflecta é um vidro diferenciado, que tem a transparência natural do vidro, mas também confere um pouco de reflexo, como um espelho. De acordo com a iluminação do ambiente, ele fica mais transparente ou mais espelhado – se o espaço externo estiver mais iluminado, ele será mais refletivo, se atrás do vidro tiver mais luz, ele será mais transparente.

Ele vem sendo muito utilizado em portas de móveis e grandes portas de ambientes conjugados, que podem tanto ser integrados ou separados. (Quer saber como separar ambientes sem precisar fechá-los dentro de quatro paredes? Confira nossas dicas de painéis e divisórias na Decore+BV do dia 12 de fevereiro, na Folha!)

Uma ótima ideia para utilizá-lo é em painéis de televisão – os arquitetos usam o vidro reflecta para esconder a TV quando ela está desligada e, quando ela estiver ligada, o vidro fica transparente e é possível ver a imagem na tela normalmente.

Televisão atrás do vidro reflecta – quando desligada, desaparece!

Esse tipo de vidro é o queridinho dos designers e arquitetos, pois traz sofisticação e brilho aos ambientes, além de proporcionar um ar de aconchego que um vidro comum não consegue! Além disso, ele pode dar um leve toque de cor – ele vem nas cores bronze, champanhe, prata e fumê.

Vidro reflecta fumê – a iluminação em LED dentro do móvel faz com que ele fique transparente. Ainda assim, é possível ver que o vidro continua com um tom escuro, quase preto, e ainda reflete um pouco o ambiente externo.

Portas do closet em vidro reflecta bronze. A estrutura de alumínio no mesmo tom deixa a composição mais harmoniosa.

Ao escolher a cor do seu vidro reflecta, considere a cor do móvel, as cores que estão no ambiente e a iluminação que você irá escolher – isso pode influenciar na cor que o vidro assumirá e na cor da luz que sairá por ele. Dependendo disso, o vidro pode ficar mais marrom, ou mais acinzentado e, dependendo da cor da luz, ele pode ficar com uma cor esquisita, meio verde-amarelada, nada bonita. Portanto, cuidado com a escolha das cores de composição!

Atenção: Embora ele tenha reflexo, ele não tem a mesma utilidade de um espelho, visto que a sua nitidez não é tão boa e também não consegue representar muito bem a sensação de profundidade.

O reflecta fica lindo em cristaleiras – expõe as peças com sofisticação, sem ter o risco de enjoar. Na segunda imagem, ele foi usado nas portas que dividem a lavanderia da cozinha – separando os ambientes sem isolar completamente. Isso proporciona a vantagem da divisão, com a vantagem da sensação de se ter um espaço mais amplo.

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV