Por Moara Albuquerque
Em 26/03/2018

FORTALEÇA OS LAÇOS DA FAMÍLIA COM A SALA DE JANTAR

Algumas vezes, por praticidade talvez, a sala de jantar fica um pouco deixada de lado. Acabamos usando mais a bancada da cozinha ou mesmo comendo no sofá na frente da TV. Às vezes, cada membro da família tem uma rotina diferente, ninguém se reúne para sentar, comer junto e conversar. Ou, então, a correria é tão grande que vamos comendo no caminho para o trabalho ou na rua mesmo.

A sala de jantar é o local de união da família, de compartilhar refeições, onde os habitantes da casa e as visitas interagem entre si – surgem assuntos, falamos do nosso dia a dia e conversamos sobre temas que nos são importantes. Esses momentos de interação são essenciais para qualquer família. É onde se fortalecem os laços familiares, onde criamos momentos especiais que ficarão em nossas memórias.

Para que a sala de jantar não fique renegada a ser apenas mais um local de passagem da casa, devemos criar uma rotina em comum e dar uma atenção especial a esse espaço. Assim, criar pelo menos um momento especial de reunião (um almoço toda quinta-feira é o que fazemos lá em casa, por exemplo) já faz muita diferença! Para que esses momentos sejam ainda mais prazerosos e que dê aquela vontade de usarmos o espaço, ele deve ser encantador – um espaço acolhedor, cheio de vida e confortável.

Salas de jantar frias, muito minimalistas e impessoais podem ser lindas nas fotos, mas não são convidativas. Não têm a identidade da família, não são aconchegantes e não são facilitadoras da comunicação.

Na imagem, temos uma sala de jantar minimalista, mas longe de ser fria! As plantinhas dão vivacidade ao espaço, enquanto que a madeira aquece o ambiente. A iluminação pontual faz um jogo de luz e sombras que deixam o ambiente mais aconchegante.

O azul das cadeiras dá vida ao espaço. A iluminação foge do tradicional com os pequenos pendentes posicionados em alturas diferentes, que dão movimento e alegria à sala.

A madeira aparece mais uma vez, aquecendo o ambiente. As cadeiras têm um formato que “abraçam” quem sentar nelas. As cortinas dão uma sensação de aconchego, juntamente com a boiserie na parede, que faz com que o olhar desça ao nível das pessoas sentadas à mesa.

Cadeiras de palhinha, madeira, plantinhas, iluminação suave e mix de texturas - itens certeiros para uma sala de estar aconchegante.

Mais uma vez a cadeira de palhinha dá a beleza e o aconchego do ambiente. A iluminação indireta nas prateleiras valorizam os objetos decorativos, além de deixar a sala com um ar mais intimista.

Mesa de jantar para uma família grande. O banquinho traz a flexibilidade de acomodar mais pessoas e dá um tom de descontração. As cadeiras de estilo rústico quebram a seriedade do ambiente. Enquanto isso, os adornos com objetos da família vão dar o toque final, vão dar “a cara” dos moradores para o espaço.

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV