Por Moara Albuquerque
Em 30/04/2018

Bem-vindos ao México!

Escrevo o artigo desta semana para a Decore+BV diretamente do México! E como não se encantar por esse belo país? Como arquiteta, a primeira coisa que me chama a atenção em um país novo é a arquitetura.
A Arquitetura de uma sociedade é um dos aspectos que mais marca um local. É através dela que percebemos a cultura e sentimos a história daquele povo. No México, há uma arquitetura marcante e sincera, que através da sua influência histórica revela sua forte carga cultural. Vale dizer também que México é um dos países com maior número de locais designados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Hoje, selecionei algumas das grandes obras arquitetônicas que representam alguns dos principais períodos e estilos da história da arquitetura mexicana! Confira:

Palácio de Chapultepec, único Castelo Real na América, localizado na Cidade do México. Edifício em estilo Neoclássico, com uma arquitetura que junta várias outras ao mesmo tempo, como a italiana e a francesa.

Basílica de Nuestra Señora de La Soledad, em Oaxaca. Fachada de estilo barroco, de 1690.

Cidade de Puebla, Patrimônio da Humanidade. Ruas estreitas, casas coloridas – muito charme e uma profusão de cultura e história. É uma cidade ícone na arquitetura do período colonial espanhol.

 

Biblioteca pública Jose Vasconcelos, de Alberto Kalach. Uma grande estrutura de aço, concreto e vidro, rodeada por um jardim botânico. A proposta do edifício se baseia em proporcionar à Cidade do México, um dos ambientes urbanos mais contaminados e agressivos do mundo, uma expansão de espaços abertos livres de veículos e com áreas verdes.

Museu Soumaya, escritório FR-EE. Uma forma de grande presença, vibrante, que cria uma identidade nova para a antiga área industrial de 1940.

La Christ Church, de Carlos Mijares Bracho, que dizia que a arquitetura é a arte que está presente na vida do ser humano 24 horas por dia. Igreja anglicana em Lomas de Chapultepec.

Pirâmide de Kukulkan, no sítio arqueológico de ChichénItzá. Não poderia faltar na nossa lista os ícones da arquitetura pré-colombiana, monumentos impressionantes da civilização maia. Edificação de base quadrangular e formato piramidal, com uma escadaria em cada lado, com 365 passos, um para cada dia do ano. Sua arquitetura mostra grande conhecimento astronômico e organização daquela civilização.

 

 

 

 

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV