Por Moara Albuquerque
Em 03/07/2017

DE PORTAS FECHADAS

Já imaginou decorar a sua porta com o seu estilo? Não? Dê uma olhadinha no nosso artigo – Descubra como ela pode ficar muito charmosa e se transformar numa verdadeira peça de decoração!

Quando pensamos em decorar nossa casa, escritório ou comércio pensamos logo em móveis, papel de parede, objetos decorativos, quadros e outros elementos de decoração – e porque não pensar em aproveitar as nossas portas como elementos de decoração? Elas podem fazer parte do ambiente para compor a decoração final e ser até elemento de destaque! Confira:

Usar portas coloridas dá vida e personalidade aos ambientes! Você pode, por exemplo, usar a cor predominante na decoração e pintar a porta em um tom mais forte ou mais suave, ou então pegar a cor de apoio e usá-la em destaque na porta. Se estiver receoso em pintar a porta inteira, também é possível pintar pequenas áreas, para dar um charme discreto.


Outra opção de renovar a porta é usar adesivo ou papel de parede. Os adesivos são revestimentos autocolantes e, por isso não fazem sujeira. Atualmente, já é possível encontrar no mercado adesivos próprios para portas, que já vêm com uma medida padrão (210cm x 90cm), que corresponde ao tamanho da maioria das portas. Se a sua porta for menor, basta cortar uma parte antes de aplicar.


Utilizando-se um papel de parede é possível garantir a mesma qualidade de um adesivo, a única diferença é a necessidade de utilização de cola especial para aplicá-lo. No caso da primeira foto, criou-se um efeito delicado e ao mesmo tempo moderno, ao usar um papel de parede com arabescos de tom suave de azul juntamente com um efeito metalizado no fundo.


Papel de parede com arabescos e tom metalizado ao fundo; A porta com adesivo de efeito 3D produz uma linda ilusão de ótica; Adesivo para composições mais divertidas.

Para os mais habilidosos, é possível inventar e criar desenhos e padronagens lindas com apenas papel contact, washi tape e até mesmo caneta permanente! O papel contact você encontra em várias cores e pode cortá-lo do tamanho e formato que quiser. A washi tape é um tipo de fita decorativa que é possível encontrar em papelarias e lojas on-line. E a caneta permanente também é muito fácil de encontrar e lhe dá a possibilidade de fazer formas e desenhos mais livres, com muita praticidade e sem a sujeira da dupla tinta + pincel.


As portas podem também fazer parte da composição decorativa do ambiente, como podemos ver nas imagens. Na primeira foto, a integração foi feita ao usar uma faixa de cor do teto até a porta, enquanto que na outra imagem, elaborou-se uma composição geométrica que vem das paredes até a porta de entrada. Ambas são extremamente fáceis de fazer – a primeira necessita-se apenas de tinta e fita para demarcar bem a área de aplicação, enquanto que a segunda foi feita apenas com fita adesiva.

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV