Por José Maria Neto
Em 04/08/2017

SAIU O CONCURSO DA CODESAIMA!

Depois de um longo período de espera, saiu o tão aguardado concurso da CODESAIMA com muitas vagas para nível alfabetizado, fundamental, médio e superior. No total são 143 vagas divididas da seguinte forma:

Nível superior – Administrador, Advogado, Assistente Social, Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Mecânico, Médico do Trabalho, Médico Veterinário, Psicólogo, Químico, Secretário Executivo.

Nível médio – Agente Administrativo, Agente de Inspeção, Assistente de Informática, Operador de Caldeira, Operador de Sala de Máquinas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Manutenção Elétrica e Técnico em Segurança do Trabalho.

Nível fundamental – Magarefe Retalhador e Vendedor

Nível alfabetizado – Auxiliar de Produção, Auxiliar de Serviços Gerais e Costureira

De acordo com o edital, as inscrições podem ser realizadas no site da organizadora Universidade Estadual de Roraima, no link https://cpc.uerr.edu.br/ – Link Concurso – Área do Concurso da CODESAIMA/2017, durante o período correspondente a 11 de agosto de 2017 a 19 de setembro de 2017. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 180, de acordo com a escolaridade do cargo desejado.

O concurso será de provas e títulos. As provas objetivas serão aplicadas no dia 15 de outubro de 2017.  A análise de títulos será realizada posteriormente por comissão específica.

O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

- O que estudar?

O edital já foi lançado. Se você não já estava se preparando para este concurso, agora é hora de correr atrás do prejuízo e tentar estudar o máximo possível para vencer o edital. Tem tempo, basta se organizar e montar um plano de estudos específico para este concurso. Se você não sabe organizar-se, busque ajude de um coaching ou cursinho preparatório, o importante é não perder mais tempo.

- O que é a CODESAIMA?

A Codesaima é uma sociedade de economia mista fundada em 1979 vinculada ao Governo do Estado de Roraima que realiza diversas atividades relacionadas à execução de projetos de colonização, mineração, agropecuária, agroindústria, ocupação de áreas urbanas. Dentre outras atividades, a Codesaima também atua no sentido de promover e divulgar informações relativas a recursos naturais e condições sociais, técnicas, econômicas e de infra-estrutura para realizar empreendimentos no estado.

- Vale à pena estudar para o concurso da CODESAIMA?

Se a sua meta de vida é passar em um concurso público, o investimento pode valer a pena, sobretudo em tempos de crise e da escassez de empregos na iniciativa privada. Só para se ter uma ideia, o cargo de agente administrativo, com 20 vagas, paga em média 2 mil reais, muito mais do que a iniciativa privada costuma pagar para atividades semelhantes. Essa situação pode tornar-se uma motivação a mais para aqueles que já estão decididos em construir uma carreira no setor público, já que não há como deixar de lado o fator econômico. Lembre-se que o Brasil passa por uma grave crise econômica, assim, é necessário aproveitarmos as ótimas oportunidades e nos motivar para garantir o foco nos estudos e no futuro cargo público.

MOTIVAÇÃO

#FIQUE LIGADO

A Governadora anunciou no seu perfil oficial do facebook a autorização de vários concursos públicos estaduais. Esses concursos já estavam em processo de autorização. Com a oficialização da notícia, os concurseiros de plantão devem ficar espertos e iniciarem seus estudos. Confira abaixo os concursos autorizados:

SEJUC – Conforme o órgão, o edital do concurso para os cargos de agente penitenciário está em fase final de elaboração. No entanto, 300 vagas serão ofertadas.

SETRABES – Em fase de contratação da empresa que realizará o certame, a Setrabes ainda não deu mais informações sobre o concurso. Diante do caso, o Governo do Estado informou que, ao haver a definição, o edital será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), com os respectivos prazos de inscrição e número de vagas.

PM – A Polícia Militar, junto com a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) e a Secretaria Estadual de Administração (Segad), estão realizando estudos para verificar a quantidade de vagas necessárias para o concurso e só após o levantamento o edital deve ser lançado.

PC – O concurso público da Polícia Civil prevê a contratação de 330 policiais em todos os cargos da carreira policial, considerando que as vagas serão distribuídas por região. A Polícia Civil, no entanto, está aguardando a emissão da Nota Técnica da Seplan quanto aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, para então contratar a instituição que será responsável pela aplicação da primeira etapa do concurso público, uma vez que a segunda etapa será o Curso de Formação, realizado na Academia de Polícia Integrada (API)

#MATERIAL

#FICA DICA

O assunto mais comentado da semana foi, sem dúvida alguma, o processo de impeachment do Presidente. Talvez você não saiba, mas este é um dos temas mais recorrentes em concurso público. Para auxiliá-lo nos estudos, confira um ótimo fluxograma que detalha os passos previstos na Constituição Federal para formação e continuidade deste processo.


#REGISTRO



Meu ex-aluno Célio Júnior Wanderley durante a sua posse no cargo de Médico do Estado de Roraima.

José Maria Neto
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!