Por José Maria Neto
Em 15/09/2017

 COMO ESTUDAR NO CALOR 


Ultimamente estudar em Boa Vista tem sido um inferno, literalmente.

O calor que tem feito nas últimas semanas tem prejudicado a rotina de estudos de muita gente que se vê obrigada a tentar encontrar uma solução para fugir desse problema que vem atormentando a vida dos pobres estudantes macuxi tanto em casa como nos cursinhos.

Para tentar ajuda-los a resolver esse problema, resolvi consolidar algumas dicas que, inclusive, já foram utilizadas por mim. Espero que aproveitem.

Pare de reclamar – Pare de reclamar do calor, isso não vai ajudar a resolver o problema em nada, ainda mais que você mora em Boa Vista e já deveria estar acostumado com nosso clima. Ao invés de reclamar, busque um lugar fresco e concentre-se nos estudos.

Compre um ventilador – Ok, ok, ar-condicionado é caro e nem todo mundo tem condições de comprar. Então, que tal comprar um ventilador? Sim, isso ajuda muito. Existem ventiladores de mesa que estão ao alcance financeiro de qualquer assalariado. Se mesmo assim não tiver condições, peça emprestado de alguém.

Beba muita água gelada - Água gelada é indicadíssima para concurseiros encalorados, uma vez que hidrata e é algo essencial para quem estuda pesado, além de dar uma sensação de refrescância. Aproveite a nossa deliciosa água do Rio Branco (devidamente filtrada) e refresque-se!

Busque um local ventilado – A melhor opção nessa época de 40 graus é buscar um ambiente refrigerado, como por exemplo, as bibliotecas do Cuca Cursinho, da UERR, UFRR, etc. Se não for possível se deslocar até esses espaços, busque uma boa sombra e tente aproveitar a brisa que ainda existe na nossa terra. Lembre-se que daqui a pouco começa a temporada de queimada aí já era...

CONCLUSÃO – Não busque desculpas, busque solução. Quando a pessoa realmente quer estudar, ela arranja disposição e consegue encontrar saída para qualquer problema, inclusive o calor.

 #FIQUE LIGADO 

► CODESAIMA PRORROGA INSCRIÇÕES
A Companhia de Desenvolvimento de Roraima (CODESAIMA) prorrogou o prazo de inscrições para o concurso público que contratará 143 servidores. Os interessados poderão se inscrever até esta sexta-feira, dia 15. O boleto poderá ser pago até o dia 19. Com a mudança, as provas serão realizadas no dia 29 de outubro.

► PREFEITURA FARÁ PROCESSO SELETIVO
A Câmara de Vereadores de Boa Vista aprovou o Projeto de Lei 21/2017, da Prefeitura Municipal, que autoriza a realização de processo seletivo para contratar 550 professores da Educação Básica, 100 professores de Educação Física e 85 assistentes de aluno. A proposta segue para a sanção da prefeita Teresa Surita (PMDB). Após a sanção, o poder público municipal lançará edital a fim de promover a seleção dos interessados. Vamos ficar de olho e exigir da Prefeitura que esta medida seja provisória, pois este tipo de contratação deve ser feita mediante concurso público.

► UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
A Uerr (Universidade estadual de Roraima) publicou edital de concurso público, de provas e títulos, para contratação de professor efetivo, Doutor Nível I. São duas vagas para Direito, duas para Enfermagem e uma para Educação Física. A remuneração é de R$ 9.650,44. As inscrições serão realizadas de 25 de setembro a 27 de outubro, pelo site da Uerr no link CONCURSOS E SELEÇÕES.

 #REGISTRO 

O fantástico Guilherme Peres, de Direito Penal, é o mais novo professor da equipe exclusiva de aprovadores do Meta Cursos. Venha estudar para o TRF1, PM e Civil com a gente, estamos com turmas lotadas.

 DICA DE LEITURA 

►RESUMO DE DIREITO ADMINISTRATIVO DESCOMPLICADO:
Muita gente que está iniciando os estudos de direito administrativo me pede indicação de um bom livro para concursos que, além de trazer uma leitura mais acessível, e o conteúdo exigido pelos principais editais de concurso. A dica que dou aos estudantes é este fantástico livro dos autores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo que trata da matéria de uma forma simples e resumida, mas sem fugir do rigor técnico exigido pelas bancas examinadoras.


TESTE SEUS CONHECIMENTOS

(2015/CONSULPLAN/TRE-MG/Técnico Judiciário – Administrativa) O poder regulamentar é um dos mais relevantes para a Administração Pública e, em regra, concretiza-se via decreto expedido pelo chefe do Poder Executivo. Nos termos da Constituição Federal, quando o decreto regulamentador expedido pelo Executivo é exorbitante, caberá a sua suspensão pelo:
a) Congresso Nacional.
b) Senado da República.
c) Câmara dos Deputados.
d) Supremo Tribunal Federal.

Resposta: Letra “a” (art. 49, V da CF/88)

(Agente Peniteniário/2015/DF) Consoante a doutrina majoritária, considera-se exercício do poder hierárquico a atividade do Estado que condiciona a liberdade e a propriedade do indivíduo aos interesses coletivos. (     )

Resposta: Errada. Isso é função do poder de polícia.

José Maria Neto
jornalista@teste.com.br
franca de lima disse: Em 15/09/2017 às 08:41:13

"ola prof me diga uma coisa como assim fazer o concurso para assistente de aluno? se ja tem aprovados na lista de espera do concurso de 2014 ,no qual ate ja assisti aulas na sua instituição,para conseguir minha aprovaçao la :( pela lei ela tem e que chamar que ta la na lista de espera,afinal ela prorrogou o concurso ate 2018 em outubro.....:("

Lea Duarte disse: Em 17/09/2017 às 00:56:35

"... DEU PRA ENTENDER ...QUE SERA ASSISTENTES DE ALUNOS PARA ESTRANGEIROS....POIS É VERDADE.. AINDA EXISTE O CONCURSO QUE AINDA NÃO FOI VENCIDO .. E SO SERÁ VENCIDO EM OUTUBRO DE 2018... "