Por José Maria Neto
Em 12/01/2018

Como encarar Videoaulas

Bom dia amigos concurseiros,

Nos dias atuais, a escassez de tempo e a dinâmica dos estudos têm popularizado cada vez mais o método de estudo da videoaula. Para garantir que você possa extrair o máximo de proveito das videoaulas, apresentarei as dicas de Renato Alves, recordista brasileiro de memorização e autor do livro "Faça Seu Cérebro Trabalhar Por Você". Este especialista indica como estudar à distância utilizando-se desse método e ajuda na conquista do conhecimento, confiram:

1 - Evite interrupções para não perder o foco

Geralmente a videoaula é assistida pelo computador ou outro dispositivo móvel, o que permite distrações. Rede social aberta, sites de notícias, Skype podem ser os personagens centrais da perda de foco. Ruídos no ambiente como a televisão ligada ou o celular que toca a todo o momento completam o quadro propício para o desvio inevitável da atenção.

Por mais multitarefado que você se considere, o seu poder de retenção vai se prejudicando certamente, caso não atente a estes aspectos. Alves indica que o aluno escolha um horário e um local livres de interrupções. “Ambientes interno e externo livres de estímulos proporcionam maior rendimento”, explica.

Para os viciados em redes sociais ou outros sites, que não resistem a uma “espiadinha” no feed de notícias do Facebook, por exemplo, Alves indica aplicativos como o Self Control, que bloqueiam acessos a sites que a pessoa escolher pelo tempo que ela determinar.

2 - Deu sono? Levante-se

Alves diz que uma estratégia para barrar a sonolência que insiste em aparecer quando você aperta o “play” é levantar-se. “Muitas vezes o tema é sério, o professor não é engraçado e isso pode dar sono mesmo. A regra é assistir de pé”, diz.

Ele explica que ao levantar-se, o cerebelo, parte do encéfalo responsável pelo equilíbrio, “corta” o sono. “Já fiz experiências e quando tenho sono, fico de pé que passa”, conta.

3 - Na dúvida, pause e volte

A dica é para as aulas que são gravadas. “Esta é a grande vantagem do ensino à distância, é sempre possível pausar, voltar o vídeo”, diz Alves. Ficou com dúvida, pare, assista novamente, pesquise, e no caso de a dúvida persistir, anote e entre em contato com o professor, assim que possível.

4 - Faça anotações e tente “explicar o conteúdo a si mesmo”

A cada pausa, Alves sugere que seja feita a “confirmação” do conteúdo apreendido para estimular a memória. “É que quando assistimos uma aula, trabalhamos com memória operacional, são estímulos elétricos no cérebro que rapidamente serão esquecidos”, diz.

Fazer anotações ou tentar explicar o tema abordado na videoaula a si mesmo são maneiras de estimular o córtex cerebral a formar novas sinapses, segundo o especialista em memorização. Assim, você ajuda o seu cérebro a “processar” e reter as informações.

5 - Revise o conteúdo imediatamente após o término da aula

Assim que terminar de assistir à videoaula, faça uma revisão do conteúdo que você aprendeu. “Isso é muito importante e deve ser feito imediatamente após a aula”, diz Alves. Para guardar o conteúdo de vez, ele também sugere que uma nova revisão após 24 horas.

Fonte: Exame.


 REGISTRO

Minha querida ex-aluna, Bruna Dionísio Castelo Branco, tomando posse no cargo de Jornalista do IFRR. Parabéns Bruna, valeu à pena esperar!

 FIQUE LIGADO 
- AFERR (DESENVOLVE) ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO
Atenção concurseiros!!! As inscrições para o concurso público da AFERR - Agência de Desenvolvimento do Estado de Roraima (Desenvolve RR) - continuam abertas até o dia 31 deste mês. O certame já conta com mais de 300 inscritos, segundo informou a Fundação Ajuri de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

- MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE SUSPENSÃO DE SELETIVO
O Ministério Público do Estado de Roraima, (MPRR), recomendou ao Município de Boa Vista que se abstenha de realizar processos seletivos visando a contratação de pessoal para cargos já contemplados em concurso público ainda vigente. A recomendação foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa quinta-feira, 11/01. A recomendação decorre da irregularidade na realização de processo seletivo para cargo de assistente de aluno, o qual já consta com atribuições idênticas ao ofertado no concurso público vigente.

- APOSTILAS PARA O CONCURSO DA SETRABES
Se você está estudando para o concurso da Setrabes e não consegue encontrar material específico para estudar, fica aqui uma dica: o META CURSOS possui as apostilas completas para os cargos de Agente Sócio-Orientador e Agente Sócio-Geriátrico. Além disso, possui apostila com o conteúdo geral e legislação para os cargos de nível superior. Passa lá e garanta a sua. Informações: 3624-0410.

HUMOR

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

(CESPE/ Anal. Jud. - Área Jud./T.RE MA /2005) De acordo com Hely Lopes Meirelles ( Direito administrativo brasileiro . São Paulo: Malheiros, 2004, p. 85), a natureza da administração pública é a de um múnus público para quem a exerce, isto é, a de um encargo de defesa, conservação e aprimoramento dos bens, serviços e interesses da coletividade. Nesse sentido, assinale a opção incorreta acerca do tema administração direta e indireta, centralizada e descentralizada.
A) Quando o poder público presta um serviço por seus próprios órgãos em seu nome e sob a sua exclusiva responsabilidade, tal serviço é caracterizado como centralizado.
B) Se o Estado cria uma entidade e a ela transfere, por lei, determinado serviço público ou de utilidade pública, então o Estado está descentralizando seu poder via outorga.
C) Há delegação quando o Estado transfere, por contrato de concessão ou ato unilateral via permissão ou autorização, unicamente a execução do serviço para que um delegado o preste ao público em seu nome e por sua conta e risco, nas condições regulamentares e sob controle estatal.
D) A autarquia é uma forma de descentralização administrativa para a qual foram outorgados serviços públicos típicos ou as atividades industriais ou econômicas que sejam exclusivamente de interesse coletivo.
E) A descentralização pode ser territorial ou geográfica, quando se estende a descentralização da União aos estados-membros e destes aos municípios, ou institucional, quando há transferência do serviço ou da sua execução da entidade estatal para suas autarquias e fundações.
Resposta: Letra D

(FCC/2010/AnalistaJud/Area Adm/TRE-TO) A repartição de funções entre os vários órgãos de uma mesma pessoa jurídica da Administração Pública é conceito de
a) desconcentração.
b) descentralização.
c) descentralização por serviços.
d) delegação de competência.
e) desmembramento.
Resposta: Letra A

José Maria Neto
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Folha Cursos & Concursos
+ Ler mais artigos de Folha Cursos & Concursos