Por José Maria Neto
Em 29/09/2017

FÍSICA SUA LINDA, VAMOS SER AMIGOS?

Olá galera, tudo bem? Hoje iremos tratar um pouco da famigerada Física. O que é a Física? Como estudar Física? Para nos ajudar a compreender um pouco dessa matéria, convidamos o Prof. Leonardo para dar dicas pontuais sobre essa disciplina. Aproveitem.

Física é matemática e português juntos? Física é decoreba? Física é só formulas? Essas Perguntas já devem ter passado na sua cabeça, vestibulando amigo, seja em sua estreia no Ensino Médio, no vestibular e até mesmo na sua vida de concurseiro. Isso mesmo, porque ela está em tudo, de concursos públicos nas carreiras policiais, como a PRF, carreiras militares, Exército, Aeronáutica, Marinha e até mesmo para Bombeiro Militar, haja vista o último certame para Oficial de Bombeiro Militar!

A física é a tradução da natureza em linguagem matemática, ou seja, descreve fenômenos que ocorrem em nosso dia a dia, e por meio deste pensamento é que vamos te mostrar como estudar a ciência mãe! Hoje é essa nossa META! Vamos ver umas dicas bem legais, para te ajudar a alcançar seu objetivo e matar qualquer dúvida, qualquer questão, qualquer conteúdo de Física? Vamos às dicas do MATADOR DE QUESTÕES, Prof Léo.

1. FAÇA RESUMOS – Faça um resumo detalhando os principais conceitos envolvidos na Física: cinemática, dinâmica (leis de Newton e leis de conservação), calor, ondas, óptica geométrica e instrumentos ópticos e eletrostática, eletricidade e magnetismo com grande destaque para as grandezas físicas e expressões - Para cada resumo, destaque, se houver, a expressão matemática correspondente e identifique a grandeza física envolvida com a sua respectiva unidade.

2. MAPAS CONCEITUAIS - Procure relacionar os conceitos envolvidos de tal forma que seja possível construir um mapa conceitual, que nada mais é um simples esquema para que você possa entender, por exemplo, em Leis de Newton, você pode exemplificar a Primeira Lei, com uma aplicação básica, ou seja, o uso do cinto de segurança.

3. REFAÇA OS EXERCÍCIOS - Ao refazer questões em casa, é possível perceber detalhes que podem ter passado despercebidos em sala de aula. Podem surgir novas dúvidas para você perguntar para o professor na próxima aula e fazer você entender melhor. Façam os exercícios que foram escolhidos pelos professores, pois eles têm mais experiências e costumam guiar você até o seu sucesso.

4. VARIE NA DIFICULDADE - Procure resolver questões de diferentes graus de dificuldade, ou seja, fáceis (exigem apenas a aplicação direta de um conceito e/ou fórmula); medianas (exigem uma capacidade de interpretação do enunciado em conjunto com a aplicação do conceito e/ou fórmula) e difíceis (quando exigem a compreensão do contexto apresentado no enunciado e a aplicação de mais de uma área da Física para a resolução do problema).

5. GRUPOS DE ESTUDO SÃO UMA BOA PEDIDA - Juntar um grupo de colegas para se ajudar é uma boa ideia! Podem existir diferenças entre as linguagens “professor-aluno” e às vezes os alunos não entendem bem o que o professor quer dizer, mas quando o colega fala com as suas palavras, entende.

6. PRATIQUE DIFERENTES RESOLUÇÕES - Decorar as fórmulas ajuda, mas não é suficiente para resolver um exercício de Física. Por isso, é importante que você pratique diferentes tipos de questões, que te exijam diferentes estratégias de resolução e de articulação de conceitos, pois você encontrará esse tipo de questão nos principais exames do país, inclusive da UFRR, e o seu edital de Física tão temido!

7. FÍSICA MODERNA – Estude Física Moderna (Relatividade), pois, apesar de ser um conteúdo com pouca (ou nenhuma) abordagem no Ensino Médio, é um tema que sempre está presente nos exames do país. Em geral, a abordagem é mais teórica ou com uma aplicação direta da equação de Einstein que relaciona energia e massa (E=m.c²) ou do efeito fotoelétrico. O ENEN É O MELHOR EXEMPLO DISSO, QUESTÕES COM TOTAL APLICABILIDADE NA SOCIEDADE!

8. FAÇA EXERCÍCIOS RESOLVIDOS - Estude problemas já resolvidos, observando a estrutura de resolução e, no caso de aulas online, os comentários do professor.

9. INTERNET PODE AJUDAR - “Existem várias simulações de fenômenos físicos disponíveis na internet, de forma gratuita”. A Universidade de Colorado Boulder, nos Estados Unidos, tem um site com simulações de várias disciplinas, gratuitas para quem quiser acessar. Eu mesmo criei duas simulações e muitos dos meus alunos usam até hoje!

10. VÍDEOAULAS AJUDAM – Hoje, você pode procurar vídeoaulas no YouTube sobre os conteúdos da escola. São inúmeras opções de conteúdos que você pode assistir quantas vezes quiser, no ritmo em que achar melhor. Eu te indico as vídeoaulas com experimentos. “Elas mostram os fenômenos e ajudam a enxergar os princípios físicos, como o Mago da Física, disponível no YouTube” o Canal Física 2.0, ao qual sou redator e um colaborador do canal!

11. NÃO APLIQUE A FÓRMULA CEGAMENTE - Aprender as fórmulas e decorá-las não significa que todos os exercícios estão resolvidos. Quando for usar uma fórmula você deve ter três coisas em mente: quando ela pode ser aplicada, quando não pode usá-la e como essa fórmula foi obtida.

12. USE A QUESTÃO A SEU FAVOR - Procure simplificar ao máximo a questão oferecida. Se a pergunta possuir gráficos e tabelas, escreva os dados que estão sendo informados e quais fórmulas poderiam ser aplicadas.

13. ENTENDA DE ONDE VEM AS FORMULAS - Ao invés de tentar decorar todas as fórmulas, procure entender como elas foram desenvolvidas. Assim será muito mais fácil deduzir qual é a fórmula ideal para o problema apresentado e não dependerá de sua memória para acertar a questão.

Com essas dicas, estou certo, que você também será um matador de questões, e aí, vamos por em prática? Bons estudos!!!

VÃO E VENÇAM E QUE POR VENCIDOS NÃO OS CONHEÇAM!!!

 Abçs, Prof. Léo

 #FIQUE LIGADO 

► POLÍCIA CIVIL
O Conselho Superior da Polícia Civil já definiu a banca responsável pelo próximo certame. Será a VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista. A partir de agora, recomenda-se estudar seguindo o estilo dessa banca, a fim de se adaptar para a futura prova.

► MAPA
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou o edital para o Concurso MAPA! O edital traz a oferta de 300 vagas efetivas para preenchimento do cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, especialidade de Médico Veterinário. A banca organizadora é a ESAF. O cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário exige nível superior completo com formação em Medicina Veterinária e o cargo recebe remuneração inicial de R$ 14.584,71, e ainda recebe o auxílio-alimentação, no valor de R$ 458, para carga de 40 horas semanais. As inscrições irão iniciar no dia 02/10.

► IPER
O IPER selecionou a UERR como banca responsável pelo seu próximo concurso. O edital será lançado nas próximas semanas e visa preencher 23 cargos imediatos para nível médio e superior.

 EVENTO 

No próximo domingo o Prof. Neto e a equipe do Meta Cursos promoverão mais um aulão para o concurso do TRF. As aulas também serão voltadas para os demais concursos policiais (CIVIL, PM e AGEPEN) e do TJ. Garanta sua vaga e não fique de fora.

José Maria Neto
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Folha Cursos & Concursos
+ Ler mais artigos de Folha Cursos & Concursos