Por José Maria Neto
Em 29/12/2017

PREVISÃO PARA 2018

Bom dia concurseiros,

Chegamos ao final do ano com, pelo menos, 3 editais vigentes (Iper, Setrabes e Aferr). No entanto, passada as festas natalinas, muita gente começa a planejar sua vida para 2018 que, tradicionalmente, inicia após o Ano Novo. Nessa hora, surge uma série de questionamento... Que concurso se preparar? Por onde começar?

Uma coisa é certa: janeiro é o melhor mês para iniciar seus estudos. O ano está começando, o novo orçamento já foi definido e podemos ter uma perspectiva mais certa dos concursos que serão realizados. Nesse momento, o concurseiro deve definir suas metas para 2018 e organizar uma estratégia de estudos para que saia na frente da grande maioria das pessoas que, como todos sabem, só estudam quando sai o edital.

De acordo com a imprensa especializada, só no âmbito federal existe a previsão de pelo menos 30 concursos (informação subsidiada pela LOA). Além disso, existem os concursos estaduais e municipais. Para ajudá-los e motivá-los, fiz um compêndio dos principais concursos previstos para o próximo ano. Chegou a hora de sentar e planejar, então, vamos lá!

Para o Poder Judiciário, há autorização no orçamento para criação de 5.057 vagas e também de contratação imediata de 976 servidores. Veja abaixo:

• STF – 53 contratações

• STJ – 50 contratações e criação de 670 vagas

• Justiça Federal (TRFs) – 316 contratações e criação de 3.111 vagas

• STM – 40 contratações e criação de 740 vagas

• Justiça do Trabalho (TRTs e TST) – 480 contratações e criação de 507 vagas

• TJDFT – contratação e criação de 29 vagas

• CNJ – 8 contratações

Para o Ministério Público da União (MPU) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que totalizam 25 novas contratações em 2018:

• MPF – 7 contratações

• MPDFT – 6 contratações

• MPT – 12 contratações

Para o poder Executivo Federal a demanda é grande. Dentre outros, os concursos previstos para 2018 são para a AGU, Mapa e Abin, que inclusive já estão autorizados. O Banco Central (Bacen), Ibama, Ministério da Fazenda,

Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agências Reguladoras (ANTT, Aneel etc.) e vários outros também solicitaram concurso. Isso tudo sem mencionar aqueles que já enviaram pedido ao MPOG para realizarem concurso.

Além desses concursos na área federal, não podemos deixar de falar dos aguardados concursos estaduais da Polícia Militar de Roraima (400 vagas), Polícia Civil, Agente Penitenciário e Professor que a qualquer momento podem lançar edital.

Por fim, a Prefeitura de Boa Vista também anunciou que em 2018 realizará concurso para a área de gestão social, saúde e educação.

Depois dessas ótimas notícias, é hora de parar de reclamar e se organizar. Se 2017, no auge da crise, já foi bom, 2018 promete. Vamos lá?!

FIQUE LIGADO

► POLÍCIA MILITAR DE RORAIMA

A PMRR publicou no último dia 22/12 no Diário Oficial a comissão responsável pelo concurso da PMRR. A portaria designa a comissão responsável pelo acompanhamento do concurso que, segundo o comandante da PM, deve ser lançado nas próximas semanas para preencher 400 vagas. Intensifique os estudos.

► TRF1 PUBLICA RESULTADO PRELIMINAR DO CONCURSO

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região divulgou o resultado preliminar do seu concurso para nível médio e superior. Confira no link a seguir se você foi um dos aprovados. http://www.cespe.unb.br/concursos/TRF1_17_SERVIDOR/

► SELETIVO INTERNO DE SARGENTO DA PM

A UERR divulgou o resultado preliminar do seletivo para Sargento da PMRR. O resultado pode ser conferido na página da UERR no link www.uerr.edu.br. Parabéns aos aprovados.

 HUMOR 

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

(2015/FUNIVERSA/PC-DF/Delegado de Polícia) Com relação à defesa do Estado e das instituições democráticas, é correto afirmar que
a) a Polícia Federal se destina a apurar quaisquer infrações que tenham repercussão interestadual ou internacional.
b) a Polícia Civil pode ser dirigida por qualquer servidor integrante com carreira de delegado, agente, perito ou escrivão.
c) compete à Polícia Federal apurar infrações penais cometidas contra a União, suas fundações, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista.
d) a CF prevê a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Ferroviária Federal e a Polícia Aeroportuária Federal como órgãos permanentes, estruturados em carreira, organizados e mantidos pela União.
e) a Polícia Civil do Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal são organizados e mantidos pela União, mas estão subordinados ao governador do Distrito Federal.
Resposta: Letra E

(TRE-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Funções Essenciais à Justiça – Ministério Público, Advocacia e Defensoria Pública;)
O Ministério Público da União tem por chefe o:
a) Procurador-Geral da República, cuja destituição é de iniciativa do Presidente da República.
b) Advogado-Geral da União, nomeado pela Câmara dos Deputados.
c) Procurador-Geral da República, nomeado pelo Senado Federal.
d) Ministro da Justiça, nomeado pelo Presidente da República.
e) Ministro da Justiça, cuja destituição é de iniciativa do Senado Federal.
Resposta: Letra A

José Maria Neto
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Folha Cursos & Concursos
+ Ler mais artigos de Folha Cursos & Concursos