Por Denise Rohnelt Araujo
Em 22/07/2017

EDITORIAL

Hoje falo sobre uma fruta amazônica saborosa e festejada em todos os estados, o cupuaçu.

Seu nome científico é Theobroma Grandiflorum, também chamam de cacao blanco, pois é parente do cacau. Nativa da região amazônica na mata alta, seu fruto pesa até 1,5 kg, sua polpa é branca com caroços.

Do cupuaçu se faz sorvete, picolé, geleia, doce, jujuba, sucos, creme, mousse, bombons, e até frisante dessa fruta.

O melhor é sempre comprar a fruta e retirar a polpa com uma tesoura, separando-a dos caroços pretos, pode ser congelado.

No Pará, o chef Paulo Martins do restaurante Lá em Casa, resolveu fazer sua versão da sobremesa Romeu e Julieta que é goiabada com queijo, e lançou o Mundico e Zefinha que é doce de cupuaçu com queijo do Marajó, servido quente com o queijo meio derretido, uma delícia.

Pensando nas possibilidades dessa fruta, me lembrei que gostava muito de uma sobremesa que a avó de uma amiga fazia e que nunca mais vi em Manaus, o Marshmallow de cupuaçu. Era servido puro ou em um pavê, era uma sobremesa sensível, leve e com um leve sabor do cupuaçu.

Para relembrar essa sobremesa, a receita de hoje é o Marshmallow de cupuaçu, simples de fazer, fácil e você pode ver o vídeo do merengue italiano no Facebook da coluna Letras Saborosas.

E continuem acompanhando a viagem da coluna, semana que vem estarei em Lisboa, e vejam as novidades gastronômicas da capital portuguesa.

Até o próximo sábado!


RECEITA

MARSHMALLOW DE CUPUAÇU

 INGREDIENTES:
250 ml de polpa de cupuaçu batida e coada
90 ml claras de ovo (aproximadamente 3 claras)
180g de açúcar refinado

 MODO DE FAZER:
Bater a polpa de cupuaçu ate desmanchar bem, coar e reservar o líquido. Em uma panela colocar o caldo do cupuaçu e o açúcar, misturar, levar ao fogo, deixar ferver até a calda engrossar.
Na batedeira, bater as claras em neve na velocidade máxima até ficar firme, continuar batendo e acrescentar a calda quente de cupuaçu aos poucos em fio para não cozinhar as claras.
Quando terminar de colocar a calda, diminuir a velocidade da batedeira até desligar.
DICA – O marshmallow pode ser servido puro ou pode cobrir uma torta ou pavê. E pode ficar guardado em pote de vidro na geladeira por até três dias.


DONA MOÇA CAKES COM NOVIDADES

A confeiteira Rose Guedes, proprietária da Dona Moça, agora está com uma linha de refeições bem caseiras e variadas, além dos doces, tortas e cakes.

As suas marmitas são bem servidas e tem no cardápio salada Caesar com filé de frango; lasanha de frango e à bolonhesa; PF com arroz, feijão, bife acebolado e salada; risoto de legumes, peixe escabeche, onde o cliente pode optar se quer arroz branco ou integral. São muitas opções no cardápio, além de pão de queijo congelado, cookies e sobremesas. Todos os pratos custam R$ 15,00 mais taxa de entrega. Os pedidos devem ser feitos até as 11h30min pelos telefones (95) 98105-2868 / 99119-5062 ou 3627-3534, aceitam cartão de crédito e débito.

Fica a dica para quem não quer cozinhar, o cardápio pode ser visto no Facebook e Instagram do Dona Moça Cakes.

3ª EDIÇÃO DO MESA AO VIVO RIO GRANDE DO SUL SERÁ EM PORTO ALEGRE

Nos dias 26 e 27 de julho, Porto Alegre receberá o maior evento de enogastronomia do país: o Mesa ao Vivo. Na sua terceira edição, o Mesa ao Vivo Rio Grande do Sul abordará o tema “Minha Herança de Família” e contará com a participação de personalidades da Gastronomia, estudiosos e cozinheiros. Entre os chefs confirmados, estão: Claude Troisgros (Olympe-RJ), Geovane Carneiro (D.O.M-SP), Helena Rizzo (Mani-SP), Carlos Kristensen (Hashi-RS), Marcos Livi (Quintana-SP), Marcelo Schambeck (Del Barbiere-RS), Vitor Sobral (Tasca da Esquina-Portugal) e Rodrigo Bellora (Valle Rústico-RS), entre outros.

A proposta deste evento é que cada chef reestude a receita primordial de família que o lançou no mundo da gastronomia, ou que o liga emocionalmente à sua origem e aos laços de sua gente e sua região. Com isso queremos que cada chef contribua com conceitos mais abrangentes, utilizando ingredientes locais e abrindo a porta às novas interpretações, agora sob o apelo dos orgânicos e das PANCs, assim como das técnicas que conferem leveza e modernidade aos velhos pratos.

O evento terá além de palestras, dois espaços especiais: o Farofa, aberto ao público e apresentará exposição de produtos artesanais, e o Melhores da Cidade, espaço fechado aos participantes do evento, que mostrará o melhor da gastronomia local.

O Mesa ao Vivo acontece na Faculdade Senac Porto Alegre, que fica no Centro Histórico.

Informações e programação no site: www.mesaaovivoriograndedosul.com.br

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas