Por Denise Rohnelt Araujo
Em 02/06/2018

ENTRADA

Esta semana estou em Belém participando da 15ª edição do festival gastronômico Ver o Peso da Cozinha Paraense.

O evento deste ano está sendo no Shopping Boulevard, a Feira de Produtores trouxe muitas novidades deliciosas como a Tapioca com diversos sabores; farofas de mandioca com jambu ou farofa de tapioca incrementada com jambu e camarão; chocolates elaborados com cacau do Pará ou com amêndoas de cupuaçu conhecido por cupulate; e muito mais que estarão nas fotos abaixo.

A receita de hoje é uma homenagem a dona Anna Maria Martins, mãe do chef Paulo Martins e inspiração para toda a família. Foi ela que iniciou o movimento de valorização da cozinha paraense, levando os sabores regionais para os eventos, antes de abrirem o restaurante Lá em Casa junto com o filho Paulo.

Os dois transformaram a culinária paraense em sucesso reconhecido no Brasil e exterior servindo pratos como pato no tucupi, maniçoba, casquinha de caranguejo, doces com frutas regionais e pratos com temperos amazônicos.

O Festival Ver o Peso da Cozinha Paraense foi idealizado pelo chef Paulo Martins, tendo sua primeira edição em 2000 na Estação das Docas. O evento não aconteceu durante um período e por isso que esse ano se comemora a 15ª edição com vários nomes da cozinha nacional e internacional.

Semana que vem estarei falando mais sobre o festival e trarei mais receitas.
Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Silverinha de Camarão
Receita D. Anna Maria Martins

 INGREDIENTES: 
10 ovos
500g camarão regional (de rio da Amazônia)
2 tomates médios
2 cebolas médias
1 pimentão verde grande
3 dentes de alho
1 limão
A gosto farinha d'água de mandioca
A gosto temperos verdes (alfavaca, chicória do Pará)
A gosto azeite de oliva e Sal

 MODO DE PREPARO: 
Lavar os camarões em água corrente com 1 limão e temperar os camarões com limão, sal e azeite a gosto.
Em uma caçarola com azeite refogar, o alho bem picadinho, a cebola cortada bem miudinha, o tomate cortado em cubinho, o pimentão picadinho e os temperos verdes todos bem picadinhos, sal a gosto e o camarão já temperado. Quando o camarão já estiver bem refogado reservar.
Em uma frigideira grande com o azeite quente colocar os camarões, os ovos, mexer para misturar bem. Quando os ovos estiverem quase fritos acrescentar a farinha d'água de mandioca. Tornar a mexer até ficar no ponto.
Como servir:
Em pratos individuais colocar o camarão mexido com os ovos e a farinha em volta guarnecer com alface cortada em tirinhas. Essa entrada é deliciosa e a receita é para cinco porções.

FOTOS DAS NOVIDADES DA FEIRA DE PRODUTORES DO FESTIVAL VER O PESO DA COZINHA PARAENSE

Tapioca – feita com tapioca flocada com os seguintes sabores: coco, castanha do Pará, açaí e salgada.

Tempero completo para a cozinha com jambu e pimenta ou somente jambu em pó com sal do Himalaia.

 Farofa de tapioca crocante com jambu e camarão pronta para o consumo.

Linha de chocolates De Mendes feitos com cacau do Pará 100% sem lactose, apenas um deles é elaborado com leite de búfala. A marca De Mendes já foi premiada no Salon Du Chocolat em Paris.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!