Por Denise Rohnelt Araujo
Em 02/09/2017

EDITORIAL

O governo do estado do Pará passou essa semana realizando uma ação para divulgação da Feira Internacional de Turismo da Amazônia que vai acontecer em Belém de 21 a 24 de setembro.

Estive participando do jantar especialíssimo elaborado pela chef Daniela Martins do restaurante paraense Lá em Casa, no restaurante Dalva e Dito em São Paulo.

Daniela apresentou um menu em quatro etapas com os melhores ingredientes da Amazônia.

Ela iniciou com uma entrada feita com feijão manteiguinha de Santarém e crisp de pirarucu salgado, com dois pratos principais e uma sobremesa. Ela apresentou a receita do peixe que fez no Super Chefs do programa global Mais Você, um filhote temperado com tucupi preto em crosta de farinha d´água acompanhado com um purê rústico de macaxeira e uma redução de tucupi amarelo.

O outro prato foi uma costela de porco desossada, com molho de taperebá e uma farofa feita na banha do porco, super crocante, que fez o maior sucesso.

E finalizou com uma das sobremesas mais simples, mas que é uma das mais pedidas no restaurante em Belém, a castanhada, feita com castanha do Pará fresca, e que é a nossa receita de hoje. Um presente da chef Daniela Martins para os leitores da coluna Letras Saborosas.

Os ingredientes que a chef Daniela Martins utilizou nos almoços e jantares em São Paulo são da Manioca, que são elaborados com produtos naturais e artesanais da Amazônia.

Falando em Manioca, todos os produtos da marca estarão disponíveis nas lojas da rede Pão de Açúcar através do programa Caras do Brasil, que tem a curadoria do Instituto Brasil a Gosta comandado pelo chef Ana Luiza Trajano que faz um trabalho maravilhoso pela valorização da cozinha brasileira. A escolha dos produtos desse projeto é que eles sejam “bons, limpos e justos” e valorizem as pequenas comunidades e a natureza.

Até o próximo sábado!


RECEITA
Castanhada com calda de licor de jambu
Receita chef Daniela Martins

  INGREDIENTES:  
500g de castanha do Pará fresca ralada
03 ovos
200 ml de leite de castanha
uma xícara de açúcar

  MODO DE FAZER: 
Misture todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo médio-baixo, até reduzir o líquido. Desligue o fogo quando a mistura estiver cremosa.
A castanhada pode ser servida com a calda de licor de jambu reduzida como está na foto ou sozinha.

FÔRNO A NOVIDADE DO CENTRO DE SÃO PAULO

Aberto há apenas um mês, o Fôrno já é um sucesso, misto de restaurante e bar tem ambiente descontraído, com som pop rock e drinks clássicos.

A nova casa do trio de sócios do Holy Burguer: Gabriel Prieto, Filipe Fernandes e Marcus Vinicius, está situada numa antiga casa no centro paulista.

Funciona de terça a domingo a partir do meio dia com duas opções de almoço parmegiana com fritas ou salada, e papardelle ao funghi, além das pizzas e sanduíches do cardápio.

Destaco a Burrata como entrada com tomate confitado, molho pesto, azeite e um pão feito na casa. O cardápio é assinado pelo Filipe, as pizzas são feitas com farinha napolitana e com fermentação natural, são bem crocantes e finas, com quatro tipos de recheios. Os sanduíches são servidos com pães feitos na casa como focaccia, campagna, brioche e ciabatta, destaque para o sanduíche de pastrami que também é feito por eles.

Os drinks são clássicos da coquetelaria como Manhattan, Dry Martini, Gin Tônica, Old Fashioned, Negroni, entre outros, mas serve cerveja, vinho e coquetel sem álcool.

Mas além de ser um local agradável com excelente comida, bebida e música, tem um lindo e nobre propósito, viabilizar recursos para dois projetos sociais que esses “caras do bem” trabalham por um mundo melhor.

O FÔRNO fica na Rua Cunha Horta, 70, Vila Buarque. Funciona de terça a quinta de meio dia às 16h e das 19h à meia noite; sexta e sábado até 1h; e domingo de meio dia às 23h. Busquem informações pelas redes sociais @forno_sp .

SEGUNDA TEMPORADA DO MASTERCHEF PROFISSIONAIS COMEÇA NA PRÓXIMA TERÇA

A segunda temporada do reality gastronômico MasterChef Profissionais exibido pela Band, promete ser bem competitivo pelo currículo dos 16 participantes.

Na terça-feira, dia 05 de setembro, será dada a largada para 16 cozinheiros profissionais e terá 14 episódios, com muita emoção.

Nessa temporada dois nomes são conhecidos da coluna Letras Saborosas, são eles: Angélica Vitali, paulista, ex-publicitária, se especializou em gastronomia molecular em Portugal e Espanha. Atualmente é chef dos produtos do Ferran Adrià no Brasil, e referência na área aqui no país, ministrando aulas e workshops sobre gastronomia molecular. É proprietária da Gastrô Brasil, um espaço gourmet para aulas e eventos na região de Alphaville, São Paulo.

Pablo Oazen, mineiro formado em turismo e hotelaria, trabalhou em restaurantes estrelados na França, Espanha e Portugal, foi consultor de eventos e professor universitário de gastronomia. É proprietário do Garagem Gastro Bar em Juiz de Fora (MG).

Serão oito mulheres e oito homens, não temos nenhum representante da Amazônia, a maioria é de São Paulo, mas tem representante do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Sergipe.

Aumentaram para 16 participantes nessa temporada, com currículos de peso e com trabalhos no exterior, essa será uma competição bem acirrada.

Não percam a partir da próxima terça na Band a partir das 22h30 horário de Brasília e reprise no canal a cabo Discovery Home & Health, às sextas feiras a partir do dia 08 de setembro às 19h20.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas