Por Denise Rohnelt Araujo
Em 03/02/2018

ENTRADA

Esta semana fiquei muito feliz de ter sido convidada pela Escola de Samba União da Ilha do Governador para desfilar no carro onde estarão os cozinheiros que valorizam e divulgam a cozinha brasileira.

Estaremos todos juntos no mesmo carro alegórico com o homenageado chef Claude Troisgros, um francês que adotou a terra, os sabores e os ingredientes do nosso país.

Será a primeira vez que a culinária brasileira será destaque na Sapucaí e estou muito honrada com o convite, pois sei que tudo é resultado do trabalho que venho fazendo nos últimos dez anos divulgando os ingredientes e a cultura alimentar da Amazônia.

Afinal de contas Comida é Cultura!

A receita de hoje recebi do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br), uma escola que fica em Curitiba – PR e sempre envia receitas saborosas.

O chef e sommelier de cervejas Guilherme De Rosso, proprietário do Boteco Simples (www.simplesassimboteco.com.br) e supervisor do curso de Beer Sommelier do Centro Europeu, preparou uma receita de Ragú de Ossobuco Amburana. Esse é nome do prato porque utiliza a cerveja paranaense Amburana Lager, da Way Beer.

Continuem acompanhando as novidades da gastronomia pelas redes sociais da coluna Letras Saborosas, principalmente no Instagram e Facebook.

Até o próximo sábado!

 PRATO DO DIA 

Ragú de Ossobuco Amburana com Creme de Mandioquinha
Chef Guilherme De Rosso

 INGREDIENTES: 
Ragu
1,5kg de ossobuco
200g de bacon em cubos
2 cebolas médias picadas
1 cenoura média picada
1 talo de salsão picado
4 dentes de alho moído
2 galhos de tomilho
1 ramo de alecrim
2 colheres de manteiga sem sal
Azeite de oliva
1 colher de sopa de extrato de tomate
500 ml de cerveja Way Amburana Lager (ou outra do estilo Strong Scotch Ale)
1 pimenta dedo de moça picada, sem semente
Sal e pimenta do reino a gosto

 Creme de mandioquinha 
2 kg de Mandioquinha (Batata Salsa)
200g de requeijão
200 ml de nata
200g de queijo parmesão ralado
70g de manteiga sem sal
Noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto

 Modo de preparo do ragú de ossobuco amburana: 

Em uma frigideira de fundo grosso sele os bifes de ossobuco com um pouco de sal e pimenta do reino. Separar. Numa panela de pressão, frite o bacon até dourar. Acrescente os legumes e refogue por 5 minutos. Acrescente o ossobuco, e todos os outros ingredientes. Coloque a cerveja até cobrir os ingredientes. Tampe e leve ao fogo médio. Após pegar pressão, deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos. Depois disso, abra a panela e verifique a textura da carne, caso queira um molho mais denso, deixe ferver lentamente o molho até evaporar uma parte do molho. Finalize e ajuste com sal e pimenta do reino.

 Modo de preparo do creme de mandioquinha: 

Cozinhe a mandioquinha até ficar em ponto de purê. Tire a casca e esmague ou bata com a ajuda de um mixer. Acrescente o requeijão, e a nata aos poucos, sempre batendo. Caso já tenha esfriado a mistura, leve ao fogo baixo numa panela de fundo grosso, mexendo sempre. Acrescente a manteiga e o queijo para finalizar. Ajuste com noz moscada, sal e pimenta do reino branca.

PARA SERVIR: Coloque o Creme de Mandioquinha no fundo do prato e acrescente o Ragú de Ossobuco Amburana por cima com bastante molho.
Serve até 20 pessoas, dependendo da louça que será servida.


  PETISCOS 

Café Expresso com novidades deliciosas

Seguindo a tendência das cafeterias mundiais que não servem somente o café, mas trazem no cardápio de delícias feitas artesanalmente, a Café Expresso traz novidades.

Ano passado a proprietária Sandra Furlin resolveu colocar a mão na massa e colocou nas prateleiras do seu estabelecimento pães artesanais variados de macaxeira, cenoura, sem glúten, abóbora, cereais, entre outros.

Agora Sandra traz para o Café Expresso pães rústicos maravilhosos feitos com levain (fermento natural clássico), tem baguete, pão com azeitonas, integral e com passas.

Além disso, os clientes têm a opção de levar um café gourmet 100% arábico em grãos ou eles podem moer na hora conforme a granulometria ideal para cada tipo de preparo.

No local existem vários tipos de utensílios para quem gosta do café como prensa francesa, Prescca (cafeteira portátil por pressão manual), coador individual de café, cafeteira clássica Bialetti, moedor manual, e outros métodos.

Em breve a Café Expresso vai estar com um cardápio novo e mais novidades para seus clientes que acompanham a cafeteria desde 1997.

A Café Expresso está localizada na Avenida Ville Roy, 5023 – São Pedro, Boa Vista – RR. Telefone: (95)3224-0490

UNIÃO DA ILHA VAI HOMENAGEAR A COZINHA BRASILEIRA NA SAPUCAÍ

A Escola de Samba carioca, União da Ilha do Governador, este ano traz para o Carnaval os sabores do Brasil, junta a fome com a vontade de comer: canta e dança, prepara e serve na Sapucaí, a aventura dos hábitos alimentares da população brasileira.

Com o tema Brasil Bom de Boca, na segunda feira dia 12 de fevereiro, será a terceira escola a desfilar na passarela do samba, com 3.200 componentes, 29 alas, cinco carros alegóricos, e mais de 100 cozinheiros brasileiros de norte ao sul do país.

O tema foi desenvolvido pelo carnavalesco Severo Luzardo, inspirado no livro de Raul Lody, e fará um passeio pelas influências e pelas cozinhas de cada região brasileira.

A chef Flávia Quaresma abraçou o samba enredo e fez a convocação de um time de chefs renomados para estarem na avenida prestigiando a escola que vai colocar a gastronomia brasileira na Sapucaí.

A escola traz para avenida muitos ingredientes como cacau, milho, açaí, guaraná, e alguns pratos da nossa culinária como: brigadeiro, coxinha de galinha, caipirinha, feijoada.

O segundo carro representa a contribuição indígena, dedicado à cozinha amazônica e traz a mandioca, o tacacá, o pato no tucupi e muito mais.

A União da Ilha também vai trazer no carro da contribuição africana um manifesto contra o término da feira das Yabas, que misturava samba e cozinha em Madureira há 12 anos e que foi encerrada pela nova administração municipal.

A ala do milho será composta com chefs, estudantes e professores de gastronomia. O carro alegórico do cacau será mais lúdico, vai trazer 40 nomes da culinária brasileira com destaque para as chefs Raiza Costa, a Rainha da Cocada; Janaina Rueda, a Dona Onça; e Danielle Dahoui, da Cozinha sob pressão.

A União da Ilha encerra o desfile com o carro Botequim que traz a Velha Guarda da escola, o chef Claude Troisgros que será homenageado com alguns chefs estrangeiros e brasileiros que contribuem com a divulgação e valorização da gastronomia brasileira. Estarão no carro: Emmanuel Bassoleil, Érick Jacquin, Danio Braga, Roberto Ravioli, Vitor Sobral, Roberta Sudbrack, Flávia Quaresma, Kátia Barbosa, Guga Rocha, Batista, Bel Coelho, Rodrigo Oliveira entre outros.

E ainda representantes de 19 estados brasileiros: Carlos Kristensen (RS), Heiko Grabolle (SC), Celso Freire (PR), Ana Luiza Trajano (SP), Thomas Troisgros (RJ), Leo Paixão (MG), Barbara Verzola (ES), Tereza Paim (BA), Wanderson Medeiros (AL), Adriana Lucena (RN), Onildo Rocha (PB), Cesar Santos (PE), Junior Ayoub (MA), Emerson Pedrosa (CE), Ariani Malouf (MT), Paulo Machado (MS), Agenor Maia (DF), Daniela Martins (PA) e Denise Rohnelt (RR).

“Vem provar o sabor desse meu carnaval
Eu sou a Ilha, sou o prato principal
Vou deixar água na boca
Provocar uma vontade louca.”

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas