Por Denise Rohnelt Araujo
Em 04/11/2017

EDITORIAL

Semana passada estive participando da Semana Mesa São Paulo, que este ano teve sua edição com muitas novidades. O destaque ficou para a área da Farofa do Brasil que teve a participação de nove estados brasileiros.

Da Amazônia apenas o Pará esteve presente com a venda de produtos de pequenos produtores e com três pratos feitos pelas chefs Daniela Martins e Zezé Gama: frito de vaqueiro, penne com molho de maniçoba e o arroz de porco com tucupi preto.

Estiveram se apresentando na Farofa: Paraná com seu barreado; Bahia com bobó de camarão feito pela querida chef Dadá; Distrito Federal com carne de lata do Leo Hamu; Espírito Santo com a torta capixaba do chef Gilson Surrage; Mato Grosso do Sul com Cupim casquerado com farofa do chef Paulo Machado; Minas Gerais com tropeiro duas farinhas do chef Flávio Trombino; Rio Grande do Sul com cervejas artesanais, cachaças Weber Haus e vinho Dal Pizzol; e Santa Catarina com huramaki de linguiça Blumenau por Fabio Espinosa.

Além dos estados, 33 municípios paulistas que participam do circuito turístico gastronômico levaram pratos da cozinha caipira, caiçara e serrana.

Eram tantas delícias que apenas quatro dias de evento foi pouco para tantos sabores.

Na área do Memorial da América Latina onde foram as palestras do Mesa Tendência passaram grandes nomes da cozinha nacional e internacional, mas vou destacar dois momentos: a participação do estado do Acre apresentando a cultura alimentar indígena da tribo Ashaninka, com a presença do tuxaua Sasha, da chef Mara Alcamin (DF) e da primeira dama Marlúcia Cândida; e o meu amigo chef Paulo Machado que trouxe pela primeira vez ao palco do Tendências o seu estado do Mato Grosso do Sul.

Parabéns a toda a equipe da revista Prazeres da Mesa que foi incansável e fez um lindo evento.

Foram muitos momentos, aulas, degustações, como o espaço é pequeno no jornal, estarei colocando fotos legendadas no site do Letras Saborosas, que será atualizado esse final de semana para vocês. Acessem www.letrassaborosas.com.br

Até o próximo sábado!


RECEITA

Casquinha de Caranguejo


Chef Eduardo Leão

 INGREDIENTES: 
1 kg de caranguejo descascado e limpo
250 ml de leite de coco
1 dente de alho
1 cebola grande
2 tomates médios sem semente e sem pele
3 colheres de sopa de chicória picada
2 pimentas verdes sem semente
Azeite e sal a gosto
10 patinhas de caranguejo

 MODO DE PREPARAR: 
Refogue o alho e a cebola picados com azeite; adicione a pimenta verde e os tomates bem picados.
Adicione o caranguejo e mexa até refogar; adicione o leite de coco, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente o coentro e a chicória, corrija o sal. Sirva com farinha de mandioca e coloque uma patinha de caranguejo para enfeitar.
Receita é para 10 porções.

4ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DAS PANELAS DE BARRO NA COMUNIDADE INDÍGENA RAPOSA SERÁ NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA.

ANNA KOMANTO’ ESERU’ – Festival das Panelas de Barro será de nove a onze de novembro na comunidade indígena Raposa, que fica próximo ao município de Normandia, ao norte da capital do Extremo Norte.

O evento divulga e fortalece o movimento de valorização cultural na comunidade indígena Raposa I do povo Macuxi.

A arte de fazer as panelas de barro Macuxi está em processo de reconhecimento como patrimônio imaterial indígena, tem que ser preservado.

Pensando no fortalecimento o jovem Enoque Raposo idealizou um pacote turístico que inclui: transporte de Boa Vista para a comunidade, hospedagem em redes ou em barracas de camping, alimentação com a oportunidade de experimentar a damorida que faz parte da cultura alimentar, e passeios, tudo isso por R$ 250,00 por pessoa até o dia 5/11. Informações pelo telefone (95) 99130-4045.

Durante o festival será possível conhecer mais sobre os costumes, as danças, rituais, vivências de saberes tradicionais, exposição e venda de produtos locais e artesanato, além de apresentação musical com o cantor Neuber Uchoa e a banda Paricarana.

Uma oportunidade única de fazer uma oficina e aprender a fazer as belas e fortes panelas de barro da comunidade Macuxi

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!