Por Denise Rohnelt Araujo
Em 05/05/2018

ENTRADA

Estive participando na semana passada de uma imersão gastronômica no Sul do Brasil junto com a turma do Food Safari, comandado pelo chef pantaneiro Paulo Machado. Sou gaúcha de nascimento, mas vivo há 40 anos na Amazônia, sempre tive vontade de retornar às raízes, e vi no turismo gastronômico a possibilidade de me conectar com as minhas raízes.

Durante algumas semanas estarei trazendo um pouco dessa viagem para vocês, com relatos da viagem, receitas, fotos e muito mais.

E como no próximo domingo é Dia das Mães, resolvi falar sobre uma memória gastronômica, que resgatei nessa viagem. Chamado de petisco, mas servido até como lanche, o bolinho de batata recheado com carne moída que era feito por minha avó Ivanowska e minha madrinha Jacy, tinha um sabor que eu nunca mais havia sentido.

Depois de tantos anos consegui finalmente encontrar o sabor e o conforto do bolinho de batata recheado com carne que a dona Célia Pinheiro serve no almoço do restaurante Roma, que fica próximo do aeroporto.

O local é gerenciado pelo seu filho Victor Junior, mas a cozinha é comandada por sua mãe há 27 anos. O almoço é uma comida bem caseira com salada de batata, verduras, arroz, feijão, bife acebolado, costela bovina feita na panela de ferro com aipim (macaxeira), bolinho de repolho e o famoso bolinho de batata, que me levou até eles. Dona Célia passa de mesa em mesa servindo as pessoas com sua simpatia e carinho de avó, e ainda tem as sobremesas como sagu, doces com nata e pudim.

Levei minha tia para almoçar comigo, e tanto ela quanto eu, comíamos e lembrávamos da comida da dona Ivanowska. Foi um almoço bem nostálgico, mas muito feliz.

E para dar a oportunidade para vocês experimentarem esse petisco delicioso, dona Célia me deu a receita para que possam reproduzir.

E fica a dica para meus leitores, quando forem a Porto Alegre e quiserem se deliciar com uma comida caseira típica do Sul, sugiro ir ao restaurante do Hotel Roma que fica na Avenida Farrapos, 4001, telefone (51) 3337-2780.
Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA
BOLINHO DE BATATA RECHEADO COM CARNE MOÍDA
Receita Dona Célia Pinheiro

 INGREDIENTES 
1 kg de batata
300g de carne moída coxão mole
1 cebola pequena
1 dente de alho
Noz moscada
Sal e pimenta a gosto
Farinha de trigo para empanar
Óleo de cozinha

MODO DE FAZER

Cozinhar as batatas até ficarem bem macias, escorrer e reservar.
Em uma frigideira, adicionar um fio de azeite de oliva, fritar a carne até dourar. Depois colocar a cebola e o alho e refogar. Deixar esfriar.
Descascar e amassar as batatas com um garfo, colocar um pouco de farinha de trigo e noz moscada, deixar esfriar bem a massa de batata.
Pegar um pouco de massa na mão, abrir em formato de disco, rechear com a carne moída, que deve estar fria e bem sequinha. Juntar as pontas de massa e apertar para não vazar o recheio.
Empanar em farinha de trigo, levar para a geladeira por 30 minutos antes de fritar, para que fiquem mais firmes. Fritar em uma panela com bastante óleo e colocar para escorrer no papel toalha.

O QUE É O FOOD SAFARI?

Os Food Safaris são expedições de gastronomia que objetivam conhecer e estudar manifestações culturais com um olhar especial para os hábitos e costumes alimentares de comunidades tradicionais. Os destinos são escolhidos de acordo com a atratividade de seus ingredientes, técnicas de cultivo e produção de alimentos, e o itinerário contempla visita aos produtores rurais, aos mercados, além de aulas práticas utilizando produtos locais.

No Brasil, eles elaboram a viagem por cada bioma e, no exterior, realizam o Food Safari Catalunya, na Espanha e o Food Safari Lima, no Peru, a novidade que em novembro irão fazer o primeiro Food Safari México.

A gastronomia dos Campos Sulinos é contemplada no Food Safari Sul que aconteceu pela primeira vez entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2018. A viagem foi composta por 12 entusiastas da cozinha brasileira, entre eles, professores universitários, jornalistas, cozinheiros profissionais e amadores, todos reunidos em busca do conhecimento e do lazer.

As atividades programadas para a expedição são exclusivas, elaboradas com carinho pelo Chef Paulo Machado, anfitrião da viagem, para oferecer a melhor experiência. Foram três noites na cidade de São Francisco de Paula, no Parador Hampel, uma pousada que teve a primeira construção em 1899, e está sendo restaurada pelo chef Marcos Livi.

A viagem incluiu aulas práticas de cozinha e de técnicas artesanais de produção de alimentos, degustação de pratos com ingredientes regionais, além de passeios na natureza e contato com moradores locais.

Um dos pontos altos da viagem foi a aula-degustação conduzida na cozinha e no quintal do Parador Hampel pelo chef Marcos Livi, onde as técnicas de preparo do churrasco a Ferro e Fogo foram ensinadas. Ainda tivemos uma aula com pesquisadores que nos mostraram mais sobre as trufas e cogumelos silvestres, e tivemos a notícia em primeira mão da descoberta das trufas brasileiras no interior do Rio Grande do Sul, em breve irei comentar mais sobre esse assunto.

Tivemos a oportunidade de acompanhar a produção do Queijo Serrano em uma propriedade familiar e conhecer todo o processo de confecção artesanal do queijo. Depois fomos conhecer a Monã, uma propriedade rural de base ecológica com 132 hectares, próximo de Canela – RS. A propriedade do empresário Daniel Castelli possui produção orgânica de alimentos, onde fomos recebidos com um maravilhoso almoço elaborado por vários chefs de cozinha e assadores gaúchos que estavam reunidos neste dia. Pudemos conhecer melhor os princípios do movimento Slow Food.
E ainda fizemos uma visita técnica à produção de cerveja artesanal, a microcervejaria Farol.

Esse foi um breve resumo dessa viagem gastronômica que pretendo trazer mais informações nos próximos sábados, sempre com receitas para vocês.

Se quiserem saber mais sobre as outras viagens do Food Safari que foi criado pelo Instituto Paulo Machado de Pesquisa em Alimentação e a operadora de turismo Bravo Expeditions, e que recebeu o prêmio de melhor Start up de Inovação em Turismo no ano de 2017, concedido pelo Sebrae e Braztoa acessem o site: www.brasilfoodsafaris.com.br ou pelo email: contato@brasilfoodsafaris.com.

Fiquem com algumas fotos dessa expedição pela Serra gaúcha.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!