Por Denise Rohnelt Araujo
Em 09/09/2017

EDITORIAL

A dica para esse final de semana é ir ao Festival de Food Truck que está acontecendo no Roraima Garden Shopping. Com nove caminhões de comida vindos da Região Sul do Brasil, com vasto cardápio para provar, as opções são sanduíches de filé mignon, cupim e costela bovina; hambúrgueres de picanha, fraldinha; hot dog com linguiça Blumenau artesanal, churros coloridos, sorvete da sorte com casquinhas coloridas, batata frita com bacon e cheddar, e como bebidas tem refrigerante, cerveja e água.

A receita do dia é uma salada que faz sucesso no mundo todo, a Caesar Salad, vocês sabem a história desse prato?

Existem várias versões sobre a origem da Caesar salad, mas a mais conhecida é que a salada teria sido criada por um chef italiano radicado no México chamado Cesare Cardini. Cardini, cujo sobrenome está relacionado com a culinária do famoso Hotel Peñafiel de Tehuacán, Puebla (México) viajou à Bahia a um concurso gastronômico onde sua salada acabou sendo a premiada.

A outra versão diz que foi criada no México pelo chef Livio Santini de origem italiana no final da década de 1930, na cozinha do restaurante do Hotel Caesar's, propriedade de Cesare Cardini.

Nas duas versões o nome de Cesare Cardini aparece e ele acabou registrando como sua criação. Como dizem no Brasil, registrou é dono.

Assim como a história tem muitas versões, a salada e seu molho também tem, mas hoje estou colocando a receita original para vocês, espero que gostem.

Até o próximo sábado!

  RECEITA  

Caesar Salad ou Salada do Caesar

  INGREDIENTES: 
1 maço de Alface romana
20g de lascas de parmesão
20g de croutons de alho
2 unidades de filé de anchova em conserva

 CROUTONS: 
2 unidades de pão de fôrma branco
½ dente alho amassado
15 ml de azeite virgem
Sal e pimenta do reino preta Q.B. (quanto baste)

 MOLHO: 
½ dente de alho picado
30 ml de suco de limão
150 ml de azeite extravirgem
1 unidade de filé de anchova em conserva
50g de queijo parmesão ralado
1 unidade de gema de ovo mollet
Sal refinado: Q.B.


MODO DE FAZER:
CROUTONS:

Misturar o alho, o sal, a pimenta e o azeite.

Cortar o pão de fôrma em cubos e envolver na mistura com alho e azeite.

Assar em forno pré-aquecido a 170º C até dourar.

MOLHO:

Colocar a gema de ovo mollet (pré-cozida, mas ainda mole), bater um pouco e colocar o alho e a anchova amassados, adicionar a pimenta e misturar bem com um pouco do azeite para começar a emulsionar.
Continuar batendo acrescentando o azeite em fio para continuar a emulsão na textura de uma maionese. Acrescentar suco de limão e o queijo parmesão ralado no final. Ajustar o sal no final, pois tanto à anchova quanto o queijo são salgados.

MONTAGEM DA SALADA:

Rasgar as folhas de alface já higienizadas e secas. Misturar o molho na hora que for servir para não murchar as folhas.
Decorar com os croutons, as lascas de parmesão e uma anchova.
DICAS: Se não encontrar alface romana pode utilizar alface americana. Não encontrando a anchova pode utilizar a sardinha anchovada em conserva.
Caso for utilizar o molho no momento pode fazer com a gema do ovo crua, mas não deve guardar o molho, por causa da salmonela.


3ª EDIÇÃO DA ASIAN & SEA FOOD SHOW OFERECE AULAS GRATUITAS COM RENOMADOS CHEFS E SEDIA A COPA BEST BRASIL SUSHIMAN.

A Asian & Sea Food Show, vai se realizar no período de 1 a 3 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo e reserva uma série de atrações para seus visitantes.

A mais concorrida são as Oficinas de Gastronomia Asiática, que oferecem aulas-show com renomados chefs, como: Shin Koike, embaixador da Culinária Japonesa no Brasil, que vai ensinar a receita do Wagyu Beef; Eiji Tommatsu (soja e seus derivados); Telma Shimizu Shiraishi, do restaurante Aizomê (washoku); Edson Yamashita, do Ryo Gastronomia (Estilo Kaiseki); e Marisa Tumi Ono (história e preparação do Lámen).

O universo do saquê é tema da apresentação do especialista Celso Ishiy, enquanto a chef Viviane Wakuda ensina truques da confeitaria japonesa. A cerâmica, tão valorizada na gastronomia oriental, ganha palestra especial da renomada ceramista Ideko Honma.

A culinária de outros países da Ásia também terá oficinas, com aulas-show de Regina Hwang, do restaurante Portal da Coreia (bibimbap, o famoso “mexidão” coreano, e kimchi); Hou Xuan (gastronomia chinesa); e o chef Yang, do Rong He Mass (a arte do macarrão chinês).

O evento ainda terá uma programação técnica com temas relacionados à gestão de crise e harmonização de vinhos com a gastronomia asiática. As aulas e palestras são gratuitas para os visitantes da feira e não é necessário fazer inscrição prévia.

Além disso, a Asian & Sea Food Show – Feira de Pescados e Gastronomia Asiática, criada pela Francal Feiras para atender às demandas do crescente mercado de gastronomia asiática, terá uma área de exposição que vai reunir fornecedores de pescados e frutos do mar, ingredientes (alimentos, temperos e condimentos), embalagens, equipamentos, acessórios, uniformes, decoração e outros itens. A feira é voltada para compradores nacionais e internacionais de restaurantes, buffets, lojas, supermercados, atacadistas, distribuidores, hotéis, pousadas e spas, além de profissionais de gastronomia, chefs de cozinha, sushimen e nutricionistas, instrutores e estudantes de gastronomia.

Os visitantes poderão assistir a uma batalha de sushimen, durante a Copa Brasil Best Sushiman, etapa brasileira oficial da competição mundial World Sushi Cup Japan, realizada anualmente no Japão desde 2013. Os 20 concorrentes irão se apresentar na feira na presença do público e dos jurados, e os três finalistas que obtiverem a melhor pontuação na soma dos pontos das duas etapas: sushi tradicional e sushi criativo.

Na abertura oficial da feira, no dia 1º de outubro, terá uma apresentação de Taikô, os milenares tambores chineses, realizada pelo Grupo Shinkyo Daiko, às 13h15 e 15h30.

A programação do evento pode ser acessada pelo site: http://www.asianseafoodshow.com.br/2017/oficinas_de_gastronomia.asp

25ª AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS – SAFRA 2017, O RESULTADO SERÁ CONHECIDO DIA 23 DE SETEMBRO

A primeira etapa para a seleção de vinhos nacionais da safra 2017 foi concluída no final de agosto. Foram degustadas 327 amostras de vinhos, inscritos por 59 vinícolas de seis estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), que foi feita por 118 enólogos convidados pela Associação Brasileira de Enologia – ABE, durante oito dias.

As degustações foram realizadas em Bento Gonçalves, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, responsável pela coordenação técnica do evento.

O resultado será conhecido por um público formado por 850 apreciadores no dia 23 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, quando acontece a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo.

O grande momento do vinho brasileiro é quando o público participa da última etapa da Avaliação, degustando as 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos. Para participar dessa experiência única, considerada a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, os interessados deverão se inscrever no site www.enologia.org.br. O investimento para associado é de R$ 250 e não associados pagam R$ 310.

Este ano a Avaliação Nacional de Vinhos espera cerca de mil pessoas entre público e comentaristas convidados. O desafio de comentar cada uma das 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos caberá a um grupo formado por personalidades ligadas ao mundo do vinho que vêm dos continentes asiático, americano e europeu.

“A maior prova de que o vinho aproxima as pessoas é a Avaliação Nacional de Vinhos. Com a Avaliação, reconhecida como a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, atraímos apreciadores que atravessam o Brasil e até oceanos para degustar a qualidade do vinho brasileiro. É o grande momento dos vinhos do Brasil”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia – ABE, o enólogo Edegar Scortegagna.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas