Por Denise Rohnelt Araujo
Em 17/06/2017

EDITORIAL

ANARRIÊ! É época de festas juninas e aqui no Extremo Norte todos gostam muito das quadrilhas, comidas e a alegria dos festejos.

As mesas de junho não podem ficar sem os alimentos típicos, tendo o milho como ingrediente principal, pois em junho começa a colheita do milho, que seco é cereal e fresco é legume.

Esse ingrediente versátil foi descoberto há mais de sete mil anos em várias regiões da América Central e México. E assim como a mandioca no Brasil, serve de base alimentar para os povos indígenas. No Peru existem mais de 35 variedades de milho de todas as cores.

O Brasil é o terceiro maior produtor de milho no mundo, para o setor industrial, como óleo de milho, farinhas, entre outros; ou para ração animal.

O milho pela sua versatilidade traz muitas possibilidades na culinária, pode ser: milho cozido, assado, pamonha doce ou salgada recheada com linguiça, pode ser doce como curau, canjica ou bolo de milho, mas também pode ser prato principal como Chica Doida, polenta recheada, sopa de milho e outros tantos pratos.

Nos festejos juninos teremos muitos pratos com milho e aqui no Extremo Norte a mandioca também reina junto com a paçoca de carne de sol, o pé de moleque feito com carimã, bolo de macaxeira, macaxeira frita e outras delícias.

Então, em homenagem ao milho, apresento a receita campeã de bolo de milho com coco, que não tem erro, fica um bolo fofo, mas com uma crosta dourada. Pode colocar coco ralado ou não, depende do gosto do freguês.

Hoje tem mais novidades diretamente da Fispal Food Service.

Até o próximo sábado!


 RECEITA 

BOLO DE MILHO COM COCO

INGREDIENTES:

200 ml. de leite de coco

200 g. de milho verde em conserva, sem a água

01 colher de sopa de fermento em pó

750 g. de açúcar

03 colheres de sopa de óleo de girassol ou 3 colheres de sopa de manteiga sem sal

04 ovos

375 g. de flocos de milho ou fubá

375 g. de farinha de trigo

MODO DE FAZER:

No liquidificador bata o leite de coco com o milho. Peneire para tirar os grumos do milho, vai ficar um líquido bem espesso. Coloque a mistura já peneirada novamente no liquidificador e acrescente o açúcar, o óleo e os ovos.

Numa tigela peneire duas vezes a farinha de trigo, depois misture o fubá e coloque o fermento. Acrescente a mistura líquida do liquidificador e misture muito bem, até ficar homogênea.

Unte com óleo e farinha, uma forma redonda de pudim ou uma retangular grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180⁰C - 200⁰C por uma hora ou mais dependendo do forno.

Retire do forno e desenforme ainda morno, polvilhe coco ralado quando estiver frio e sirva.


NOVIDADES DA MAIOR FEIRA DE ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR – FISPAL FOOD SERVICE

A Fispal Food Service é o maior encontro do setor de alimentação fora do lar, cafeterias e sorveterias profissionais na América Latina e chegou à sua 33ª edição com mais de 1500 marcas em exposição. Além dos espaços já conhecidos como a Fispal Food Service, Fispal Café e Fispal Sorvetes, este ano junto com o congresso da ABRASEL aconteceu o Fórum Gestão à Mesa. E ainda teve os espaços Tendências Tecnológicas e o VegNice, para alimentos veganos que é um setor em crescimento, mas o espaço não foi muito significativo.

A ABRASEL nacional sinalizou que a partir deste ano, São Paulo se tornou a sede definitiva para a reunião na Região Sudeste, sempre em conjunto com a maior feira do setor, o Fórum Gestão à Mesa será anual. Assim como o Congresso nacional da entidade permanece na capital federal no mês de agosto.

Na área da Fispal Food Service sempre se encontram soluções para restaurantes; lanchonetes; pizzarias com a presença de Ronaldo Ayres, o mestre pizzaiolo com o projeto Escola de Pizza com palestras sobre gerenciamento e inovação. Na panificação o mestre boulanger Rogério Shimura, traz o espaço Cheiro de Pão com aulas e palestras direcionadas para gestores e proprietários de padarias e indústrias da panificação.

Na Fispal Café, as novidades para o setor como o Drip Coffee, um sachê individual para café coado instantâneo da marca Café Santa Mônica; a Bike Coffee é uma bicicleta com um carrinho acoplado onde se tem todos os equipamentos para servir um bom café, uma cafeteria sobre rodas que pode estar em vários lugares. Ainda no espaço teve exposição de cafés elaborados com grãos da Colômbia, Guatemala, Timor e Brasil; e grandes empresas como Astoria, Café do Centro, Bunn, Blend Express, Café Santa Mônica, Italian Coffee, La Spaziale Brasil e outras. Ainda estava presente a marca austríaca ISI, com sifões e cápsulas de CO2 para a utilização em inúmeras preparações que foram demonstradas pela chef Angélica Vitali.

A Fispal Sorvetes era a área mais concorrida com sabores de sorvetes inusitados como pimenta rosa, alguns salgados, sabores amazônicos, Whisky Cream com sabor e aroma concentrados da bebida, com chocolates raros entre outros.

Nomes como Carpigiani, Tangará Foods, Pregel, Aromitalia, Sorvemaq, entre outras.

A Escola de Gelados teve a presença de profissionais que compartilharam as tendências em sabor e formatos de sorvetes, mini porções, bombons e outras preparações.

As novidades que chamaram a minha atenção foram: o estande da Tramontina com uma linha de cozinhas profissionais conjugadas, montadas em ilhas para cada setor, sendo possível ter uma estação completa para hambúrguer, pizzaiolo ou o past concept para preparação de massas, em aço inox e sob medida para cada negócio, com fogões a gás e elétrico, chapas e char broiler com pedras vulcânicas, balcões, etc.

Ainda encontrei máquina para fazer sushi; cápsulas avulsas para capsular o café a escolha para máquinas de café; empresas que montam food trucks; central inteligente de resíduos orgânicos que oferece redução de até 90% do volume do lixo; cardápio digital, e muito mais.

Para quem não foi, a dica é se preparar para a feira no próximo ano, sempre no início de junho, em São Paulo, no Expo Center Norte. Se você quer abrir seu negócio e tem que comprar equipamentos e utensílios a feira é uma grande vitrine com as novidades e é possível fazer excelentes negócios no evento com descontos que não são dados normalmente.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas