Por Denise Rohnelt Araujo
Em 21/10/2017

EDITORIAL

Acompanhe nesse final de semana pelas redes sociais a minha participação no Fartura Belo Horizonte, onde além da aula sobre tucupis com degustação, estarei mostrando todas as novidades, aulas e produtos que estarão nesse quarto festival da capital mineira.

É uma alegria participar desse projeto desde 2014 quando a Expedição Fartura esteve em Roraima e fui responsável pela produção local, que está no terceiro volume do livro Fartura. Já mostrei os ingredientes e sabores de Roraima nos festivais de Tiradentes, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo.

Depois de Belo Horizonte estarei em São Paulo para vários eventos, um deles é a inauguração da Indústria Brasileira Bar e Burguer das participantes da terceira edição do Master Chef Brasil, Raquel Novais e Livia Cathiard que prometem novidades feitas com ingredientes amazônicos, mas acompanhem que vou mostrar para vocês.

A chef Ana Luiza Trajano estará lançando seu livro com 550 receitas da culinária brasileira, que já é referência para quem estuda sobre a nossa cozinha.

E ainda estarei na Semana Mesa SP, um evento que participo desde 2011 e que tem o congresso internacional Mesa Tendências como um dos pontos altos.

A receita de hoje é simples, mas vai aliviar o calorão que andamos vivendo, Sorvete saudável de frutas vermelhas e banana, enviado pela chef Desiree Maistro, do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br), uma receita que além de saborosa, o preparo é funcional, não contém glúten, lactose e açúcar refinado.

Até o próximo sábado!


  RECEITA 

Sorvete saudável de frutas vermelhas e banana
Chef Desiree Maistro

 INGREDIENTES (4 porções) 
3 bananas maduras em rodelas congeladas
100g frutas vermelhas congeladas
Mix de castanhas picadas (ex. castanha do Pará, amêndoas, nozes)

 MODO DE PREPARO: 
Descasque e corte as bananas em rodelas. Coloque em um saco plástico e leve ao congelador (tente deixar em uma camada apenas, para que quando retirar do saco plástico, as rodelas saiam soltinhas). Em um processador ou mixer coloque as bananas e as frutas vermelhas e bata até formar uma massa homogênea.
Sirva em seguida com as castanhas picadas em cima.
 DICAS: 
Troque frutas vermelhas congeladas por qualquer fruta firme e não muito aguada, como manga e morango (que podem ser frescas e não congeladas). Para fazer sorvete de chocolate, use cacau em pó e se necessário adoce com mel.
Quanto mais congelada a fruta estiver, melhor a textura do sorvete.

Festival Farofa do Brasil, um espaço de gastronomia para todos os públicos, na Semana Mesa SP 2017.

Este ano a Semana Mesa São Paulo estreia novo local, ocupando o Memorial da América Latina, nos dias 26 a 29 de outubro. A praça com uma área coberta de 2.700m² receberá o Festival Farofa do Brasil, que promete ser um dos pontos altos entre os atrativos da Semana Mesa SP. Guiada pelo slogan "A Voz, a força e o sabor da cultura brasileira", a iniciativa terá o triplo do tamanho em relação a outras edições. Pelo menos 10 estados estarão representados com produtos de pequenos produtores, ingredientes únicos e cozinheiros populares que servirão pratos regionais emblemáticos ao público. Além disto, diversas regiões do estado de São Paulo trazem receitas típicas com apoio do governo estadual. Shows de música popular e folclórica animarão os três dias de evento. A feira tem entrada franca, funciona de meio-dia às 20h, e os pratos terão preços populares (R$ 25 em média).

No domingo, as crianças podem aproveitar a Farofinha, que irá aproximar os pequenos à consciência sustentável. Ainda no último dia da grande agenda gastronômica, o público encontra aulas gratuitas que ensinam o reaproveitamento de alimentos, apresentado por especialistas da APTA São Paulo.

Paralelamente à feira, acontece o Mesa Ao Vivo que reúne mais de 70 aulas práticas, ministradas pelos maiores destaques da cozinha de todo país, aulas seguidas de degustação do prato realizado para o público. Os interessados podem comprar um passaporte que dá direito a escolher quantas aulas quiser ao longo do dia (incluindo degustações de cervejas, cafés e cachaças). E acompanhar o trabalho dos repórteres, fotógrafos e produtores que fazem a cobertura de toda a movimentação para produzir uma edição da revista Prazeres da Mesa ao vivo.

Mais informações sobre os jantares magnos, jantar beneficente do Slow Food com o fundador Carlo Petrini, ingressos e programação acessem: https://www.semanamesasp.com.br

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!