Por Denise Rohnelt Araujo
Em 23/12/2017

EDITORIAL

Amanhã é véspera de Natal e resolvi dar algumas dicas para quem ainda está em dúvida com a quantidade das comidas e bebidas e para que não haja desperdício.

Ao escolher o cardápio da sua festa leve em consideração a quantidade de pessoas e em qual horário que será sua celebração. Se for almoço de Natal é bom reforçar as quantidades, mas se for a tradicional ceia na véspera, a sugestão é calcular aproximadamente 200 gramas de carne e mais 200 gramas de acompanhamento por pessoa.

As carnes podem ser uma branca (ave ou peixe) e a outra escolha entre porco, boi ou carneiro. Como acompanhamento arroz festivo, farofa, salada, salpicão, outros.

Já as bebidas podem ser calculadas: água 500 ml e refrigerante ou suco 300 ml por pessoa; cerveja de 3 a 4 latas de 300 ml por pessoa, na garrafa de 750 ml são seis taças e chope de 1,5 a 2 litros por pessoa; uma garrafa de vinho serve três pessoas, espumante serve quatro pessoas.

As sobremesas podem ser calculadas 60 gramas por pessoa, uma fatia de torta ou bolo por pessoa.

A receita de hoje pode ser feita para o Natal ou para esperar o ano novo.

FELIZ NATAL! Que sua mesa seja farta de sabores, mas também de muito amor e alegria.


RECEITA

BOLO DA FORTUNA

 INGREDIENTES: 

100 ml de óleo de soja
100 g de uva-passa (pode ser substituído por 100 g de damascos picados)
240 g de açúcar
240 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
120 g de nozes moídas
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 ovos batidos
1 pitada de sal
1 maçã-verde grande ralada grosso (pode ser substituída por uma maçã vermelha)

 MODO DE PREPARAR: 

Misture os ingredientes menos os ovos numa tigela com a ajuda de uma colher de pau, pois a massa é pesada. Bata os três ovos e incorpore na massa. Unte bem com óleo e farinha, uma forma média, de 25 cm X 35 cm ou uma redonda com furo (forma de pudim) e despeje nela a mistura.
Pré-aqueça o forno a 180ºC e coloque a massa para assar. O bolo deve estar pronto em 30 minutos ou quando colocar o palito e sair limpo. Faça uma cobertura usando 300g de açúcar de confeiteiro e 50 ml de suco de laranja se quiser um toque cítrico ou com leite.

Pizzaria Loppiano de Manaus utiliza ingredientes amazônicos nas suas pizzas

A pizzaria Loppiano é um restaurante especializado em pizzas dos mais diversos sabores tendo como grande diferencial no ramo, o tempero e sabor amazônico conferido a sua deliciosa massa.

A pizzaria com 26 anos de atividade é fruto de uma iniciativa empreendedora do casal Rogério e Lourdinha Cunha. A família Cunha foi responsável pela primeira lanchonete fast food de Manaus, a Ziza’s, e Rogério adquiriu experiência no ramo trabalhando na lanchonete com seus pais.

A Loppiano trouxe para Manaus a pizza assada no forno de lenha, uma característica das pizzas da casa são que as bordas têm gergelim na massa, sendo um dos diferenciais.

A idéia de trazer os ingredientes amazônicos para a cobertura das pizzas deu grande resultado, as pizzas regionais mais pedidas são: a Cáboca Pávula que tem o recheio de mussarela, tucumã em fatias, queijo coalho, banana pacovã frita. Ainda tem a versão do famoso sanduíche X-caboquinho; a Caboquinha com mussarela, queijo coalho especial, tucumã em fatias; a Tacacá com molho de tomate, mussarela, jambú, camarão fresco, orégano e azeitonas, com o tucupi a parte numa molheira.

E a pizza doce é de Cupuaçu com doce de cupuaçu, mussarela e creme de cupuaçu.

A pizzaria oferece aos clientes serviços à la carte, rodízio e delivery.

As caixas de embalagem das pizzas para viagem estão com desenhos lindos feitos pelo artista plástico amazonense Rui Machado.

A dica para quem estiver de férias em Manaus e quiser experimentar pizzas com sabores regionais, é conhecer a Loppiano Pizza, na Rua Major Gabriel 1080 na Praça 14. Telefone: (92)3642-1234.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!