Por Denise Rohnelt Araujo
Em 24/02/2018

ENTRADA

Esta semana estarei visitando a região do Alto Tapajós e as cidades de Santarém, Alter do Chão e Oriximiná, todas no Pará.

Alter do Chão é conhecida como “Caribe Amazônico” e a Ilha do Amor que fica bem em frente é o seu maior atrativo turístico.

Uma cidade com clima praiano, muitos restaurantes, bares, lojas de artesanato local e muitas peças indígenas.

Sobre a gastronomia irei contar na próxima semana e vou trazer uma receita para vocês. Acompanhem a viagem pelas redes sociais da coluna Instagram e Facebook.

Hoje como prometido vou colocar o calendário com os principais eventos gastronômicos do primeiro semestre.

A receita de hoje é do chef Ivan Lopes do restaurante Mukeka de Curitiba, Paraná; a sua versão do Steak Tartar.

Até o próximo sábado!


PRATO DO DIA

CARNE PICADA

Chef Ivan Lopes (Mukeka – Cozinha Brasileira)

 INGREDIENTES: 

200g de coxão mole ou Filet mignon limpo e bem picado na faca
50g de cebola roxa bem picada
1/2 colher de chá de mostarda Lanciene
1 Pimenta dedo de moça sem semente bem picada
1 colher de chá de maionese
2 colheres de chá de ketchup
Qb de cebolete bem picada
Qb de azeite extravirgem
Qb de sal
1 mandioca laminada (chips) bem fina
Óleo para fritar

 MODO DE PREPARO: 

Misture os ingredientes na carne, mexa bem e acerte o sal. Aqueça o óleo para fritar os chips de mandioca até que fiquem crocantes, retire do óleo e tempere com sal a gosto. Monte a carne com um aro redondo e uma salada de sua escolha. Sirva-se com a carne picada e chips de mandioca.


PETISCOS

VIAGENS COM SABORES E SABERES

Aliar turismo, cultura, aprendizagem e sabores isso é o Food Safari. O Turismo gastronômico é um segmento que cresce e já salvou o turismo de vários lugares. A Espanha mapeou o país colocando os ingredientes e a gastronomia de cada local em evidência. A Itália e a França também fizeram o mesmo, as pessoas buscam muito mais que conhecer lugares turísticos, buscam experiências que possam trazer para suas casas, e o turismo gastronômico faz isso.

A Brasil Food Safáris realiza essas viagens para lugares exclusivos com foco na gastronomia local. Eu participei das experiências em Lima, Peru; e na Catalunha, Espanha, que foram espetaculares com aulas com chefs fazendo pratos típicos, visita a mercados e a busca por ingredientes locais e suas histórias, sempre buscando pequenos produtores. Isso tudo acompanhada pelo chef pantaneiro Paulo Machado e com a turismóloga Pollianna Thomé. Para o primeiro semestre já estão disponíveis os seguintes roteiros: Bonito e Pantanal (MS) de 15 a 18 de março; São Paulo Day no dia 31 de março; Sul (RS) que será na região dos Campos de Cima da Serra, na cidade de São Francisco de Paula, com a presença do chef gaúcho Marcos Livi de 28 de abril a 1º de maio; São João em Campina Grande e Cabaceiras na Paraíba com a participação do chef Cumpade João de 13 a 17 de junho; e o internacional Food safári Catalunha – Espanha de 6 a 11 de julho.

Para o segundo semestre vão ter dois roteiros internacionais, um para Lima – Peru; e o novíssimo para o México na semana de Los Muertos.
Mais informações acessem o site: http://www.brasilfoodsafaris.com/

CALENDÁRIO DE EVENTOS GASTRONÔMICOS

Alguns eventos gastronômicos já estão confirmados e é bom reservar as passagens com antecedência, pois temos muitos eventos na região sudeste. Então marquem nas suas agendas:

MARÇO

14 a 16 – SIRHA SP – COUPE DU MONDE DE LA PÂTISSERIE BRASIL – BOCUSE D’OR BRASIL, São Paulo – SP. Informações: www.sirha-saopaulo.com. NA SÃO PAULO EXPO.
21 a 23 – MESA AO VIVO Espírito Santo, Faculdade Novo Milênio em Vila Velha – ES. Informações: https://www.mesaaovivoespiritosanto.com.br/

MAIO

19 a 22 – NRA SHOW – THE INTERNACIONAL FOODSERVICE MARKETPLACE, Chicago – EUA.
31/05 a 03/06 – FESTIVAL VER O PESO DA COZINHA PARAENSE, Belém-PA. Informações em breve no site: http://www.veropesodacozinhaparaense.com.br/
30/05 a 17/06 – FEIRA NACIONAL DO DOCE – FENADOCE, Pelotas – RS. Informações: https://www.fenadoce.com.br/

JUNHO

Todos os eventos na Expo Center Norte, São Paulo.
11 a 15 – ENCONTRO NACIONAL ABRASEL
12 a 15 – FISPAL FOOD SERVICE
12 a 14 – EXPOVINIS
13 a 14 – FÓRUM GESTÃO À MESA

Informações e inscrições:
https://www.fispalfoodservice.com.br/pt/home.html
https://www.expovinis.com.br/pt/home.html
http://www.abrasel.com.br/agenda.html

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas