Letras Saborosas

Letras Saborosas 26 05 18 6274

ENTRADA

Esta coluna a partir da próxima semana estréia em uma programação na TV Folha com entrevistas e receitas práticas para os leitores. Saímos do impresso e estaremos todas as sextas no canal na web do jornal Folha de Boa Vista.

A novidade faz parte das comemorações dos 35 anos do jornal de nossa capital.

E não serão só entrevistas e receitas, acompanhem também nas redes sociais da Folha BV e da coluna Letras Saborosas, imagens das viagens gastronômicas que faço sempre mostrando o que existe de melhor nos locais visitados.

Na próxima semana estarei participando do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, com a participação de vários chefs de cozinha do Brasil e do exterior. Estarei acompanhando o amigo e cientista gastronômico Pere Castells que está vindo diretamente de Barcelona para falar sobre a cozinha do futuro. Ele estará acompanhado da senhora Georgina Règas, autora de mais de 20 livros e que é a idealizadora do Museu da Confitura, na Espanha, que produz mais de 140 sabores de geléias e marmeladas, frutos do conhecimento que adquiriu durante décadas de pesquisa e experimentos.

A receita de hoje é de outra convidada do festival Ver-o-Peso, chef mineira Tanea Romão. Ela é pesquisadora da cozinha brasileira e desenvolve com seu trabalho o resgate de receitas, valorizando os sabores tradicionais. Tanea Romão tem 16 anos de profissão e já criou quase dois mil sabores de geléias, chutneys, antepastos, temperos e conservas, com seu nome e outras marcas próprias.

Atualmente abriu sua casa para servir comida caseira com ingredientes de quintais. O Kitanda Brasil está na Rua Catão 893, Vila Romana, São Paulo, telefone (11)94288-8007. Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

“Costelinha no Tucupi com Cuscuz de Farinha D’água”

Receita da chef Tanea Romão

 INGREDIENTES: 

Para a costelinha1 kg de costelinha suína1 cebola grande cortada em cubos1 dente de alho cortado ao meio, sem o miolo2 colheres de sopa de óleo de azeite de oliva10 gramas de sal1 ramo de alecrim1 folha de louro3 folhas de sálvia1 ramo de manjericão3 ramos de coentro6 grãos de pimenta preta1 litro de tucupi1 xícara de café de cachaçaPara o cuscuz2 xícaras de chá de farinha d’água2 xícaras de chá de tucupi1 xícara do caldo da costelinhasal à gosto

 MODO DE PREPARO: 

Hidratar a farinha d’água com o tucupi e reservar.

Temperar a costelinha com todos os temperos acima, menos o tucupi e a cachaça, levar ao fogo brando para dourar. Depois de dourada a costelinha, acrescentar a cachaça e, aos poucos, o tucupi. Tampar a panela e deixar cozinhar até a carne ficar macia. Caso o caldo seque, vá acrescentando água. A carne tem que estar macia e com caldo grosso a envolvendo.

Retirar uma xícara do caldo e misturar a farinha hidratada reservada.

MontagemColocar o cuscuz em um prato fundo e sobre ele a carne e o caldo. Servir com coentro e pimenta fresca.

FESTIVAL VER-O-PESO ESTÁ DE VOLTA E CELEBRA GASTRONOMIA PARAENSE

Todos os sabores do Pará se encontram em Belém durante a 15ª edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que retorna este ano de 31 de maio a 03 de junho. O tema deste ano é “Belém, Marajó, Salgado, Tapajós e Xingu. Os incríveis sabores do Pará de norte a sul”.

Não há lugar melhor que a capital paraense, cidade criativa da Gastronomia, de acordo com a UNESCO, para reunir todas essas particularidades que o Pará possui.

O evento reunirá chefs nacionais, internacionais e paraenses para apresentar as particularidades culinárias de cada região do Estado.

Direto da Espanha, a chef Georgina Regàs e o cientista gastronômico Pere Castells estarão nessa edição. O festival terá a participação de nomes nacionais como: Marcos Livi que está a frente de vários restaurantes em São Paulo e do Parador Hampel (RS); Angélica Vitali, especialista em gastronomia molecular e participante do MasterChef Profissionais; o baiano Geovanne Carneiro, subchefe do D.O.M e braço direito de Alex Atala; o paraibano Onildo Rocha da Casa Roccia (PB), a mineira Tanea Romão, do caiçara Eudes Assis (SP). Entre os paraenses estarão participando de Belém: o chef Thiago Castanho (Remanso do Bosque), Daniela Martins (Lá em Casa), Ilca Carmo e Paulo Anijar (Santa Chicória), Arturzão Bestene (Linguiçaria Paraense), entre outros. E ainda estão representando as demais regiões paraenses: o chef Saulo Jennings (Casa do Saulo – Santarém) e Roni Paulino (Patauá – Xingu).

O Festival Ver-o-Peso foi criado pelo chef Paulo Martins, com o objetivo de promover a cultura gastronômica paraense por meio de seus ingredientes, técnicas e a interação entre chefs e suas diferentes especialidades.

A programação deste ano aposta em um formato mais dinâmico e concentrado, onde todas as ações serão realizadas no Boulevard Shopping, inclusive o “Chefs na Praça, que esse ano será “Chefs no Shopping”.

Repetindo o sucesso da última edição, a Farofada, reunirá chefs convidados a fazer sua farofa preferida, que será vendida à preço popular. A Feira do Produtor traz os sabores da terra pelas mãos de quem faz, e estudantes de Gastronomia, chefs e interessados em aprender um pouco mais sobre o assunto terão as Aulas de Culinária com os chefs convidados. Já o Mercado das Boieiras promoverá o encontro entre as cozinheiras do Ver-o-Peso e os chefs visitantes.

Nesta edição, o evento tem o patrocínio institucional do Governo Estadual do Pará por meio da SETUR, copatrocínio do Boulevard Shopping, apoio e parceria do jornal e TV Liberal, Coca-Cola e Temple Comunicação.Informações e venda de ingressos no site: www.veropesodacozinhaparaense.com.br

WORKSHOP CERVEJEIRO EM BOA VISTA

Nos dias 23 e 24 de junho acontece o workshop com o doutor em Biotecnologia na área cervejeira Patrick Gomes de Souza. Ele coordena a pesquisa de inovação com cerveja artesanal e a aplicação de frutas regionais.

O curso traz desde a história da cerveja e legislação, análise sens
orial de cervejas, harmonização até a produção de duas cervejas artesanais: uma Witbier e uma Weiss, onde o aluno poderá levar suas cervejas engarrafadas.

O valor do investimento dos dois dias de curso que terá 20 horas apresentará aula teórica e prática com degustação de quatro tipos de cerveja, quatro tipos de água e harmonização com quatro pratos, terá o custo à vista de R$499,00 ou R$549,00 dividido em duas vezes no cartão de crédito. O endereço do workshop é na Rua Barreto Leite, 89 na Casa Mirante; Instagram @casamirante88. Outras informações (95)99134-9957.