Por Denise Rohnelt Araujo
Em 26/08/2017

EDITORIAL

E os eventos gastronômicos no Brasil não param e a coluna Letras Saborosas continua participando dos principais eventos do país e trazendo as novidades do mercado para os leitores.

Essa semana e na próxima estarei em São Paulo e estarei colocando nas redes sociais um pouco sobre os eventos.

Esse ano alguns empresários roraimenses do setor de alimentação fora do lar foram conhecer um dos eventos gastronômicos mais antigos, o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, em Minas Gerais, que está fazendo vinte anos. Esse tipo de evento vai além de experimentar comidas e bebidas, dá a oportunidade do empresário do setor reciclar e trazer novas ideias para seu negócio. Excelente iniciativa do programa de turismo e gastronomia do SEBRAE, que esse ano acertou na programação para a área de alimentação.

Falando em SEBRAE, o Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas nacional está com um programa voltado à valorização da gastronomia e estão desenvolvendo diversas ações e participando dos principais eventos gastronômicos no Brasil com estande denominado “Sabor da Experiência”.

Hoje a receita será em homenagem ao Pará, patinhas de caranguejo com farofa.

Até o próximo sábado!


 RECEITA 
Patinhas de caranguejo com farofa

Ingredientes:
500g de patinhas de caranguejo limpas
3 tomates em cubinhos sem pele e sem semente
2 cebolas em cubinhos
2 pimentas de cheiro sem semente em cubinhos
2 dentes de alho em cubinhos
1 limão grande
Coentro e cebolinha a gosto
Azeite de oliva e sal o quanto baste

Modo de fazer:
Lave as patinhas de caranguejo na água com sal e limão, deixe por uns 15 minutos.

Faça um refogado com cebola, pimenta de cheiro e alho, deixe cozinhar um pouco, acrescente o tomate, o coentro e a cebolinha, quando estiver tudo cozido acrescente as patinhas, tampe a panela e desligue o fogo.

Antes de servir acrescente algumas gotas de limão para dar acidez e sirva com farofa e os temperos por cima.


A CULINÁRIA PARAENSE EM DESTAQUE NA CAPITAL PAULISTA NA PRÓXIMA SEMANA

Na próxima semana em São Paulo acontece a edição paulista da Feira Internacional de Turismo da Amazônia – FITA. O evento que irá acontecer nos dias 21 a 24 de setembro no Hangar Centro de Convenções da Amazônia em Belém, traz para São Paulo o melhor da cozinha paraense, de 29 de agosto a 2 de setembro.

No dia 29 e 30 de agosto o chef Saulo Jennings do restaurante Casa do Saulo de Santarém estará no restaurante Tordesilhas da chef Mara Salles com um cardápio especial.

A chef de cozinha Daniela Martins do restaurante Lá em Casa estará nos dias 30 e 31 no restaurante Dalva e Dito do chef Alex Atala preparando nesses dois dias almoço e jantar com um menu especial que terá pirarucu com salada de feijão manteiguinha, filhote com tucupi preto, porco com taperebá e de sobremesa uma castanhada com calda de licor de jambu.

O mestre Ofir Oliveira do restaurante Sabor Selvagem e a boieira Lucia Torres estarão com um menu especial somente para o jantar no restaurante Capim Santo nos dias 1 e 2 de setembro.

Além dos jantares, a ação promovida pela Secretaria de Turismo do Pará estará no Mercado de Pinheiros nos dias 1 e 2 de setembro com uma série de palestras com a participação de vários convidados como Roberto Smeraldi, Paulo Machado, Mara Salles, Daniela Martins, Ricardo Maranhão, entre outros. Ainda terá estandes de venda de produtos amazônicos com as empresas Combu e Empório Poitara.

Informações sobre a FITA no site www.fitaamazonia.com.br

TOP 11 DOS VINHOS NACIONAIS DA VINUM BRASILIS

A maior feira de vinhos brasileiros que aconteceu em Brasília na semana passada, a Vinum Brasilis, faz todos os anos uma avaliação de vinhos das vinícolas participantes e elege o Top 11, uma seleção com os melhores vinhos branco, tinto, rose e espumante do ano.
Abaixo, a tabela com a classificação dos vinhos escolhidos na décima edição do evento.

PERFUMARIA PHEBO LANÇA A LINHA TEMPEROS DA CULINÁRIA

A perfumaria Phebo está lançando durante o evento TASTE São Paulo uma nova linha de produtos que neutralizam os odores dos alimentos chamada de Temperos da Culinária.

A linha é composta por sabonete antiodor em barra e líquido, creme hidratante para as mãos e vela perfumada, todos com fragrância Folhas de Sálvia. Nos produtos, a sálvia aparece como essência e tem alto poder de fixação e desodorante, e a vela ajuda a mascarar os odores, criando uma atmosfera acolhedora no ambiente.

Os produtos que prometem manter as mãos limpas, hidratadas e levemente perfumadas estarão à disposição para o mercado consumidor a partir de setembro nas lojas conceito Granado e através do site phebo.com.br

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas