Por Denise Rohnelt Araujo
Em 27/01/2018

ENTRADA

Feliz 2018, caros leitores.

A coluna Letras Saborosas está de volta depois de um período de férias, onde aproveitei para fazer algumas pesquisas e buscar informações sobre novos produtos e lugares. Estarei trazendo essas novidades nas próximas semanas.

Este ano queremos que vocês sugiram quais assuntos, receitas, produtos sobre os quais gostariam de saber mais.

Tenho trazido mais informações sobre outros lugares em virtude das viagens e das informações que tenho recebido através de e-mail e redes sociais. Então não se esqueçam, é fácil encaminhar ou solicitar informação para a coluna, basta entrar em contato com nosso e-mail: letrassaborosas@hotmail.com ou pelas redes sociais Instagram (direct); Facebook (Messenger) com endereço @letrassaborosas.

Além da receita semanal, pretendo trazer informações sobre eventos, acontecimentos interessantes para o mundo da gastronomia e novos produtos, além das novidades que encontrar na nossa capital e no nosso estado.

Começamos o ano com uma receita de aperitivo para o final de semana ou para o Carnaval que está se aproximando.

A chef Ana Spengler, da Smart Temperos, desenvolveu a receita de Onion Rings (anéis de cebola), de fácil preparo e que trago hoje para vocês.
Até o próximo sábado!

 PRATO DO DIA                                    
Onion rings receita da chef Ana Spengler.

 INGREDIENTES
1 cebola grande
100 ml de cerveja clara
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino
1 gema
1/4 colher (chá) fermento químico
Tempero Cebola com Sal Rosa Smart
Óleo para fritar

 MODO DE PREPARO: 
Corte a cebola em rodelas grossas e separe os anéis. Misture a farinha de trigo e o queijo, tempere com o Tempero de Cebola e Sal Rosa, misture e acrescente a cerveja, mexendo sempre. Adicione a gema e o fermento. Banhe as cebolas na mistura, e frite mergulhado em óleo quente até dourar. Tire com a escumadeira. Sirva com molho barbecue ou o de sua preferência.

PETISCOS

A GASTRONOMIA MUNDIAL PERDE DOIS GRANDES ÍCONES DA CULINÁRIA MODERNA.

No dia 26 de dezembro faleceu, aos 87 anos, o chef italiano Gualtiero Marchesi, fundador da moderna culinária italiana. Ele comandava o restaurante “Il Marchesino”, situado no famoso Teatro Scala em Milão. Marchesi fundou, em 2006, a Escola Internacional de Cozinha Italiana – ALMA.

E no dia 20 de janeiro, faleceu aos 91 anos, o chef francês Paul Bocuse na cidade de Lyon. Bocuse foi um dos responsáveis pelo movimento denominado Nouvelle Cuisine, nos anos 70. Seu restaurante L’Auberge du Pont Collonges, possui há 50 anos três estrelas Michelin. Em 1987 criou o concurso Bocuse D’Or que acontece a cada dois anos e em 1990 abriu o Instituto Paul Bocuse que formou grandes nomes da cozinha mundial.

NA PRÓXIMA SEMANA INAUGURA A CASA FREITAS – VINHOS & EMPÓRIO, NA CAPITAL.

No dia 1º de fevereiro às 18 horas inaugura a Casa Freitas – Vinhos & Empório, empreendimento de pai e filho, Aimberê e Beto Freitas. A casa de vinhos quer democratizar a bebida, que sempre foi vista como sendo elitizada.

Com 190 rótulos de vinhos brancos, tintos, rosés, fortificados, espumantes e de sobremesa. Além de vinícolas do Brasil, dispõem de vinhos da Argentina, Chile, Portugal, Espanha, França, Itália, Austrália e EUA.

Além dos vinhos, a casa oferecerá algumas bebidas destiladas, queijos, embutidos, chocolates, massas, molhos, entre outros produtos no empório.

Os vinhos podem ser comprados para beber em casa ou podem ser servidos no local, que possui lugares para apreciar a bebida com a temperatura adequada.

No local o cliente pode optar por consumir a garrafa ou uma taça dos vinhos selecionados do dia. O serviço no local será apenas para o consumo de vinhos e terá alguns petiscos para acompanhar.

A Casa Freitas está operando em soft opening, antes da inauguração oficial, nos seguintes horários: de segunda a quarta das 14h às 23h; quinta e sexta das 14h à meia-noite; e aos sábados das 10h à meia-noite.

A Casa Freitas fica na Avenida Ville Roy, 4293, Canarinho; telefone (95) 3224-0286. E podem acompanhar as novidades da Casa nas redes sociais Facebook e Instagram - @casafreitasemporio.

BELÉM RECEBE A PRIMEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

O Festival Fartura – Comidas do Brasil chega finalmente à Região Norte neste final de semana, 27 e 28 de janeiro, com muitas atrações.

A Estação das Docas foi o local escolhido para reunir chefs, restaurantes e ingredientes de mais de 10 estados do País.

Algumas das atrações desta primeira edição em Belém são: no Espaço Chefs e Restaurantes e Petiscos, Lanches e Doces o público poderá experimentar pratos e petiscos dos chefs paraenses: Prazeres Quaresma, do Saldosa Maloca; Ângela Sicilia, do Famiglia Sicilia; Roberto Hundertmark, do Buiagu; Artur Bestene, do Bar Old School; e ainda Mônica Rangel, do Gosto com Gosto (Resende – RJ); Pablo Oazen, ganhador do Masterchef Profissionais 2017, do Garagem (Juiz de Fora – MG), e Fred Trindade, do Trindade (BH, MG).

No Espaço Conhecimento estarão: Rafael Bruno (MA); Alexandre Barros, Lorena Filgueiras e Bruna Garcia, Nazareno Alves e Eline Suane (PA); e Neide Rigo, nutricionista, autora do blog “Come-se”, e fundadora da Pancnacity (SP).

No Espaço Interativo estarão ministrando aulas práticas os chefs: Daniela Martins, Thiago Castanho, Diego Ventura e Leonardo Modesto.

Na Cozinha ao Vivo estarão: Eliana Ferreira (Boieira do Ver-o-Peso), Felipe Gemaque (2+1 Produções Gastronômicas), Ofir Oliveira (Sabor Selvagem), Ilca do Carmo e Paulo Anijar (Santa Chicória), Bel Coelho (Clandestino, SP), entre outros.

Mais informações no site: www.farturabrasil.com.br, onde também estão disponibilizados receitas, histórias, vídeos e áudios das viagens da Expedição Fartura.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!