Por Denise Rohnelt Araujo
Em 30/09/2017

EDITORIAL

Essa semana teve grandes notícias com a chegada do curso superior tecnológico em gastronomia, as novidades na área de alimentação apresentadas na FEIND – Feira da Indústria de Roraima, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Na próxima semana trarei as novidades da feira para vocês.

A receita de hoje foi um presente que recebi do azeite Cardeal e da Bunge Brasil, um lombo de bacalhau a putanesca servido com macarrão que pode ser feito para uma ocasião especial.

Até o próximo sábado!


  LOMBO DE BACALHAU A PUTTANESCA 

Receita enviada pela Bunge Brasil e azeite Cardeal

 INGREDIENTES 
04 Lombos de bacalhau dessalgado
70g Cebola picada
02 Dentes de alho picados
350g Molho de tomate em pedaços sem tempero
80g Alcaparras
400g Macarrão longo – Espaguetini cozido
Azeite Cardeal Gran Reserva quanto baste
Pimenta dedo de moça bem picada quanto baste
Folhas de orégano fresco quanto bastem
Sal quanto baste

 MODO DE PREPARO 
1. Doure todos os lados dos lombos de bacalhau no Azeite Cardeal Gran Reserva.
2. Retire o bacalhau da panela e reserve.
3. Acrescente na mesma panela a cebola e deixe murchar. Em seguida adicione o alho, a pimenta dedo de moça e as alcaparras. Refogue e acrescente o molho de tomate.
5. Disponha os lombos na panela junto com o molho, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos ou até ficar macio.
6. Retire os lombos e coloque o macarrão cozido para agregar ao molho.
7. Monte o prato e sirva quente.

BOA VISTA TERÁ CURSOS SUPERIORES EM NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA EM 2018

O Centro Universitário Claretiano anunciou essa semana que em 2018 o pólo de Boa Vista terá dois cursos voltados à área de alimentação, são eles: Nutrição e Gastronomia.

O curso de Nutrição terá duração de 04 anos, com carga horária de 3200 horas que terá turma com duas formas de presencialidade: com aulas de segunda a sexta ou com cinco encontros presenciais por semestre aos sábados das 08 às 17 horas, o aluno que vai escolher a forma de estudar.

Já o curso superior de tecnologia em Gastronomia terá dois anos de duração e carga horária de 1600 horas. O aluno também pode escolher a forma como irá ser sua presencialidade, de segunda a sexta ou cinco encontros presenciais por semestre aos sábados das 08 às 17hs.

As aulas de gastronomia serão teóricas e práticas na cozinha, o curso pretende abordar a cozinha regional amazônica, mas terá uma formação ampla.

O desafio do Claretiano é propor a oferta de um curso de Tecnologia, com formação diferenciada e visão abrangente do processo alimentação-nutrição-saúde. A formação do profissional empreendedor, tanto para abertura de negócio próprio, como também para liderar equipes em setores da área gastronômica.

As aulas de segunda a sexta serão noturnas e irão iniciar no final de janeiro de 2018.

As inscrições do vestibular para ingressantes em 2018.1 poderão ser feitas pelo site www.claretiano.edu.br. A prova acontecerá no sábado dia 07 de outubro das 15hs às 17hs. O candidato que realizar a inscrição pelo celular smartphone será isento da taxa de inscrição. A matriz curricular de cada curso está disponível também nesse portal.

RESTAURANTE SABOR DE MINAS EM NOVO LOCAL

O restaurante Sabor de Minas está agora na Rua Sanhaçu 22, no bairro Mecejana. Para os fãs da cozinha mineira tradicional, feita com muito amor pela proprietária Cristina Alcântara, que veio do Mato Grosso para Roraima trazendo na bagagem os sabores e receitas da culinária mineira de raiz.

O restaurante é um Bufê a quilo, que funciona de terça a domingo, somente para almoço das 11 às 15h30min; com valor de R$49,90 o quilo.

No bufê pratos como costelinha de porco, tutu a mineira, feijão tropeiro, pernil, frango com quiabo, angu, entre outros clássicos; aos sábados tem feijoada.

O Sabor de Minas também tem delivery das 11:30 às 15:00 horas, com marmitas para casal e tamanho família, basta ligar nos telefones: (95)3224-2931 ou 98125-4946

O SEMINÁRIO SABOR DA EXPERIÊNCIA ACONTECERÁ EM BRASÍLIA EM OUTUBRO

O evento Sabor da Experiência é um seminário que está sendo organizado pelo Sebrae - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa com apoio do IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília. O evento será nos dias 10 e 11 de outubro no Sebrae Nacional. Tem como propostas disseminar o conceito de Food Experience e alavancar o tema da experiência gastronômica como um diferencial competitivo para os pequenos negócios. Serão abordados os conceitos da gastronomia, suas relações com o mercado e toda a integração com a cadeia de alimentos e bebidas. E ainda, os novos modelos e tendências de consumo, comportamento do consumidor, empreendedorismo feminino na gastronomia e ambiente legal serão algumas temáticas apresentadas nas palestras e painéis programados. O seminário terá a participação de técnicos do Sebrae, renomados chefs e formadores de opinião que vão expor suas idéias para os participantes, que também poderão desfrutar dos espaços de experiências gastronômicas e de convivência.

Entre os convidados estão os chefs: Juarez Campos (Oriundi-ES), Marcos Livi (Quintana-SP), Rodrigo Bellora (Valle Rústico–RS), os brasilienses Francisco Ansilero (Dom Francisco), Mara Alcamim (Universal), Renata Carvalho (Loca como tu madre), Lídia Nasser ( Empório Árabe), Ana Paula Jacques (IFB) e Sebastian Parasole (IESB). Informações no site: http://www.sabordaexperiencia-sebrae.com.br/

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas