Por Francisco Cândido
Em 22/03/2017

RUA JOSÉ LACERDA, no Bairro Cidade Satélite.
“Lacerda da Farmácia” (1952 – 2010)
__________________________________________________________________________

O profissional farmacêutico é um orientador da saúde e sua maior recompensa é ajudar o próximo, afinal, o uso inadequado de um medicamento pode comprometer vidas; o convívio com equipes multiprofissionais de saúde, permite ao farmacêutico a aplicação de todo o conhecimento adquirido e a troca de experiências; a oportunidade de comandar seu próprio negócio, também é uma grande vantagem desse profissional.

O José de Ribamar Lacerda Chaves se tornou conhecido em Boa Vista como o “Lacerda da Farmácia”, haja vista que toda a sua vida foi dedicada à família e à atividade de Farmácia. Desde a sua adolescência trabalhou no ambiente farmacêutico, inicialmente como ajudante de serviços gerais, depois passou a atender diretamente o público no balcão e, por fim, dono de sua própria Farmácia.

Nasceu no dia 18/01/1952, na cidade de Bacabal, no Maranhão, e depois se mudou para a cidade de Crateús, no Ceará, em 1959, onde anos depois, conseguiu o seu primeiro emprego numa Farmácia, e dai em diante, esta atividade foi a que ele se dedicou toda a vida.

Em 1982 ele veio com a esposa France para Boa Vista, como convidado para o casamento do amigo Raimundo Rodrigues. Gostou da cidade e, em fevereiro de 1983, veio de vez com toda a família, e passou a trabalhar na Drogaria Central, em frente à Praça Capitão Clovis, na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Boa Vista.

Em 1986 instalou a sua própria farmácia, na Avenida Villeroy, esquina com a Rua Barão do Rio Branco, pondo o nome de: “Farmácia Visão” (no local, hoje funciona a Sorveteria 80 sabores).

E, em 1989, mudou-se para um novo prédio, desta vez para a Avenida Villeroy, esquina com a Rua Coronel Mota. A este novo empreendimento, ele pôs o nome de: “Farmácia Lacerda” (hoje, no local, está a Drogaria Master).

Um fato que merece registro é que a “Farmácia Lacerda” foi a pioneira na entrega de medicamentos a domicilio. Na época, uma novidade. A pessoa pedia o medicamento por telefone e ele mandava o motobos, que trabalhava prá ele, entregar na casa do cliente. Hoje, a maioria das farmácias em Boa Vista oferece este atendimento, mas o Lacerda foi o primeiro a implantar este serviço gratuito.

O José Lacerda fazia questão de ajudar as pessoas menos favorecida e em muitas oportunidades, chegou a não cobrar por um determinado medicamento quando via que a pessoa não tinha condições financeiras para comprar. E, na área cultural, o Lacerda patrocinou muitos eventos sociais e educativos, e dava o apoio necessário que fosse a ele fosse solicitado.

Tempos depois, acometido por uma grave doença na laringe, o Lacerda teve que realizar várias viagens à Fortaleza, no Ceará, para tratamento. Ainda assim, não foi possível recuperar a sua saúde, vindo a falecer naquela cidade no dia 17 de junho de 2010.

Ele era casado com a senhora France Veras Lacerda. O casal teve as filhas: Luanna (Dentista, casada com Clássio Marcos, também Dentista), e Hianna (Farmacêutica, casada com João Figueiredo. Tem a filha: Isabela).

A Câmara Municipal de Boa Vista, reconhecendo o mérito empreendedor do senhor José de Ribamar Lacerda Chaves, aprovou um Projeto de Lei, de iniciativa do à época vereador Edilberto Veras, redenominando a antiga Rua “RJ”, no Bairro Cidade Satélite, com novo nome: “Rua José Lacerda”. O projeto foi transformado na Lei nº 1.760, de 13/01/2017, sancionada pela Prefeita Teresa Surita, e publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista, de nº 4333, de 27 de janeiro de 2017.

Francisco Cândido
franciscocandido@ibest.com.br
Comentários
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!