Por Francisco Cândido
Em 29/03/2017

LAPER – LABORATÓRIO DE ANATOMIA PATOLÓGICA E CITOPATOLOGIA
DOUTOR ROMUALDO DE FREITAS RUIZ
___________________________________________________________________________

 

O LAPER foi criado em 1982 e, inicialmente, funcionava numa sala do Hospital Coronel Mota, depois transferido para a Maternidade de Boa Vista, posteriormente para o Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima – LACEN-, em seguida para a sede da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde-SUS, no Bairro dos Estados e, finalmente, em março deste ano de 2017, foi instalado em sua sede própria ao lado do Hospital Geral de Roraima.

O Laboratório recebeu o nome do médico oftalmologista Romualdo de Freitas Ruiz e dispõe de dois setores principais: o de Citopatologia, que analisa os exames de paponicolau (que detecta a presença de câncer de colo do útero); e o setor de Histopatologia, onde são realizados, por exemplo, exames histopatológicos. Durante a cerimônia de inauguração do novo prédio, também foi homenageada a médica patologista Victoria Maria de Leão de Aquino Botelho, que trabalhou na fundação da unidade de saúde e acompanhou desde o começo as várias mudanças do Laper para lugares improvisados até a atual e definitiva instalação.

O Laboratório de Anatomocitopatologia de Roraima – LAPER-, homenageia o médico Oftalmologista Dr. Romualdo de Freitas Ruiz, justamente pela dedicação ao trabalho do Dr. Romualdo, quando participava com a equipe no Barco da saúde por todas as comunidades ribeirinhas do baixo rio Branco. Ele fazia questão de parar em cada comunidade, prestava assistência médica oftalmológica e ainda contribuía pessoalmente para a melhoria das condições dos moradores mais carentes. Além destas ações médicas-humanitárias, também participou inúmeras vezes dos mutirões de cirurgias de cataratas ocular realizadas no Hospital Geral de Roraima - HGR, bem como atendia na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo e na Cadeia feminina, onde era querido por todos. Ele era especialista em cirurgias no globo ocular.

O Dr. Romualdo Ruiz nasceu no dia 05/02/1943 em Manaus/AM, e era filho do casal Adriano Ruiz Hernandez e Iracema de Freitas Hernandez. Tinha como irmãos: Adriano Ruiz Neto, Suely Ruiz da Silva, Selma Ruiz Lima, Beneto Ruiz, Iracema Ruiz Lima, Norma de Freitas Ruiz e Joaquim de Freitas Ruiz (ex-prefeito do município de Iracema e atual Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Roraima).

O Doutor Romualdo Formou-se em medicina em 1968, na Faculdade Nacional de Medicina no Rio de Janeiro. E, naquele Estado, atuou durante 40 anos, especializando-se em cirurgias na área de oftalmologia. Foi chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital Nossa Senhora da Saúde - da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro –e, do Hospital da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Ele veio para Boa Vista em 1996 passando a trabalhar como médico na Unidade Móvel de Saúde e, depois nos Hospitais: Coronel Mota, Lott Íris, Hospital da Mulher, Hospital Geral de Roraima e em outras clínicas de Boa Vista, inclusive foi Presidente da Sociedade Roraimense de Oftalmologia.

O Dr. Romualdo casou-se a primeira vez com a senhora Ana Maria Salek e teve os filhos: Valéria, Leonardo e Rafael (todos com o sobrenome: “Salek Ruiz”). A segunda vez casou-se com Alana Torelly e teve a filha Luisa Torelly Ruiz. Na terceira vez, com Elisabete e teve a filha Julia Afonso Ruiz. E, por último, casou-se em Boa Vista no dia 30/10/2003, com a senhora Márcia Regina Coelho de Brito, com a qual tem o filho Romualdo de Freitas Ruiz Filho (cursa Medicina na Universidade Federal de Roraima).

O doutor Romualdo Ruiz teve seu trabalho médico reconhecido por diversas instituições, a exemplo da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde –Unidas-, que em 2002 concedeu-lhe o Certificado de destaque na prestação de serviços de qualidade em assistência à saúde; e a Câmara Municipal de Boa Vista, através de Decreto Legislativo, concedeu-lhe o Título de “Cidadão Boa-Vistense” (Decreto nº 351, de 07/12/2005). E, como médico, era Registrado no Conselho Regional de Medicina, sob nº 537/RR.

Ele faleceu no dia 07 de janeiro de 2016. E, como já foi mencionado, o Governo do Estado o homenageou pondo o seu nome no LAPER, que é o único laboratório do Estado que oferece serviço médico especializado para o diagnóstico de várias doenças, inclusive o câncer. 

 

Francisco Cândido
franciscocandido@ibest.com.br
Rafael Ruiz disse: Em 29/03/2017 às 21:05:25

"Parabéns pela reportagem. Retratou meu pai de forma simples e competente, exatamente como ele era. Todos sentimos muita falta dele. Rafael Salek Ruiz."

Rafael Ruiz disse: Em 29/03/2017 às 21:04:39

"Parabéns pela reportagem. Retratou meu pai de forma simples e competente, exatamente como ele era. Todos sentimos muita falta dele."

Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala