Minha Rua Fala

Minha Rua Fala 02 05 18 6123

CHICO DOIDO“Doido pra trabalhar”

Francisco de Souza Cruz nasceu em Teresina, Piauí, em 1966. Era filho do casal Manoel da Cruz e Damiana Francisca de Souza. Eles tiveram 22 (vinte e dois) filhos.

O ainda adolescente Francisco de Souza Cruz trabalhou com a família até a idade de 14 anos, quando sentiu a necessidade de crescer profissionalmente e resolveu viajar para Rondônia, onde morava o seu irmão mais velho Lucimar Francisco de Souza Cruz.

Em Rondônia, o Francisco de Souza Cruz (Chico) começou a participar de Movimentos Populares, objetivando o assentamento das famílias sem-terra. Naquela época, ele trabalhava como assessor (cabo eleitoral) da então deputada federal Raquel Cândido.

Passados sete anos nesta militância política, o Chico passou a estudar na capital Porto Velho, cursando Radiologia, no Hospital Ari Pinheiro.

Em 1984 ele veio para Boa Vista, pois soube que haveria melhor emprego e melhores condições de vida e trabalho, empregando-se, inicialmente, no Hospital das Clínicas (hoje extinto) de propriedade do médico César Augusto de Souza Dias (ex-vereador e senador).

Em 1985 Francisco de Souza Cruz ingressou no Quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Boa Vista, exercendo a função de Técnico em Radiologia, no Hospital Coronel Mota. E, após a transformação do Território em Estado de Roraima, ele, por ser funcionário do antigo Território, passou a condição de servidor federal.

Em 1986 ele criou a primeira Associação de Moradores do Bairro Asa Branca, instalada à época, na Avenida São Sebastião – esquina com a Rua Mestre Albano. E, a partir daí, começou a incentivar a população carente a ocupar lotes de terras, haja vista que havia muita terra e muita gente sem moradia. Foi, ai, devido esta militância em prol do povo, que ele recebeu o apelido que tem até hoje: “Chico Doido”. Mas, como ele mesmo dizia: “Sou doido para trabalhar”.

Chico Doido em 1992 candidatou-se a primeira vez ao cargo de Vereador, pelo PMDB. Foi eleito, mas este Partido, à época, foi cassado, devido a agremiação PMDB não estava regular perante o Tribunal Regional Eleitoral. Houve, então, intervenção no PMDB, e Chico Doido não assumiu como vereador, mesmo tendo sido eleito. E, se viu obrigado a ceder a vaga para outro.

Em 1994, por ocasião das eleições para deputado estadual, Chico Doido concorreu pelo PP- Partido Progressista, e ganhou, tomando posse no dia 1º janeiro de 1995, com término de mandato em 31/12/1998.

Nesta época, Chico Doido passou a incentivar mais ainda a população carente a tomar posse de lotes desabitados, para posterior construção da casa própria da população carente.

De tanto chamá-lo de “Chico Doido”, que o apresentador JÔ SOARES, da Rede Globo, o convidou, em 1997, para seu programa, fazendo sucesso nesta entrevista. Jô Soares apelidou o Chico Doido de “Robin Hood” dos Lavrados de Roraima.

No ano de 2000, Chico Doido candidatou-se novamente ao cargo de Deputado Estadual, pelo PTB, mas não ficou no cargo, sendo preterido por outra pessoa, devido a problemas seus de ordem judicial. E, em 2006, repetiu e ficou na suplência de deputado estadual, pelo partido.

Em 2008, Chico Doido candidatou-se, pelo DEM- Partido Democrata-, ao cargo de vereador, sendo o mais votado, com 3.360 votos.

Em 16/02/2009, na Câmara Municipal de Boa Vista, ele ingressou com um Requerimento à Mesa Diretora, arguindo o Art. 123 do Regimento Interno daquela Casa Legislativa, para que, a partir daquela data, todo e qualquer documento emitido ou recebido por ele, tivesse a chancela com o nome de: “Vereador Chico Doido”, inclusive que no plenário se dirigisse a ele por este nome. E, justificou: “O presente Requerimento é reflexo do meu trabalho social e político junto à população que me conhece como Chico Doido, mesmo sabendo que é apenas um apelido e não condiz com a realidade, até porque este apelido foi posto devido minha audácia de ações nos movimentos sociais, na defesa dos interesses das camadas mais carentes de nossa cidade”. O Requerimento foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes à Sessão.

No dia 11/08/2009, a Câmara Municipal, por iniciativa do vereador, à época, Joziel Vanderley da Silva, concedeu ao Chico Doido o Título de “Cidadão Boa-Vistense” – pelos relevantes serviços prestados à população carente do município. E, era verdade. O Chico ajudou muita gente, desde o apoio financeiro, distribuição de alimentos, remédios e moradias.

O vereador Chico Doido, independente das circunstâncias judiciais pelas quais passou, merece nosso respeito, enquanto cidadão, vereador, deputado estadual e servidor público federal. Por último, exercia a função de técnico em radiologia, no Hospital Geral de Roraima.Chico Doido, em 9 uniões conjugais, teve um total de 15 filhos em Boa Vista (e, registrou em seu nome, todos eles).

No dia 1º de Maio de 2013, o Chico Doido faleceu em um acidente de carro, na região da Sumaúma, no município de Alto Alegre. Ele morreu no Dia do Trabalhador – 1º de Maio. Como ele dizia sempre: “Sou doido pra trabalhar”. E, trabalhou, de verdade.