Por Francisco Cândido
Em 05/04/2017

CENTRO DE TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO E MAMA
“SILVANA HELENA SOUZA GOMES”


Desde o dia 26 de agosto de 2016, a cidade de Boa Vista conta com o mais avançado tratamento e prevenção de Câncer de Colo e Mama, reunindo em um só Centro de Saúde um leque de serviços afins: mastologia (estudo da conformação, do funcionamento e das afecções da mama), ginecologia, patologia cervical, ultrassonografia, e laboratório de citologia para a análise dos exames de preventivos coletados nas Unidades Básicas de Saúde.

Além de uma completa farmácia com os mais sofisticados medicamentos para tratamento e prevenção de Câncer de Mama, o Centro de Oncologia recebeu no mês passado, março de 2017, um novo e sofisticado aparelho de Ultrassonografia com plataforma digital e com monitor LCD de alta resolução, o que permitirá a realização de exames ginecológicos, cardiológicos e radiologia em geral, com excelente qualidade de imagem em 3D e 4D, proporcionando um diagnóstico preciso.

Toda esta gama de serviço é gratuita e está disponível à população no Centro de Oncologia Municipal Silvana Helena Souza Gomes, situado na Avenida Olímpica, no Bairro Jardim Tropical.

A Prefeitura, acertadamente, pôs o nome da senhora Silvana Helena Souza Gomes – uma mulher guerreira e ao mesmo tempo uma mártir no suplício da dor de um Câncer. Quem a conheceu sabe de sua luta e dos desafios enfrentados por ela diariamente no tratamento desta vil doença. E, não estou me referindo somente ao seu tratamento particular e pessoal, mas à sua disponibilidade por anos a fio em ajudar dezenas de pessoas que passavam pelo mesmo tratamento quimioterápico e necessitavam de toda ajuda possível, numa época em que ainda não existia em Boa Vista um Centro Oncológico Municipal.

Como ainda não dispúnhamos de aparelhos de detecção do Câncer, os médicos viabilizavam para o paciente o Tratamento Fora do Domicilio–TFD-, em outros estados. Era uma alternativa para salvar a vida, mas devido permanecer por dias longe dos familiares e contando apenas com ajuda de amigos, muitos pacientes não tinham condição financeira de viajar e ficavam por aqui mesmo, à espera de um milagre.

Foi então que a senhora Silvana Gomes teve a ideia de criar o Centro Oncológico de Roraima, para que os pacientes não mais necessitassem sair do estado e, por conseguinte, continuassem ao lado de suas famílias ao realizar o tratamento de quimioterapia. Após oito anos dedicados ao Centro Oncológico de Roraima a senhora Silvana descobre nela o então temido câncer. No entanto, invés do desânimo, surgia ali uma verdadeira guerreira, tornando o dia-a-dia dela e dos seus companheiros de quimioterapia uma grande lição de vida, cheio de fé, esperança e bondade. A senhora Silvana Gomes prestou relevantes serviços médico-sociais a muita gente que até hoje tem por ela gratidão.

Silvana Helena Souza Gomes nasceu em Manaus/AM, no dia 10/08/1964 e era filha do casal Jorge Alberto Gomes da Silva e Maria Sandra Ferreira de Souza. Era casada com o ilustre médico e de notável habilidade profissional, o Dr. José Nunes da Rocha, um especialista em doenças tropicais. A formação intelectual deste Médico se compõe na fluência de várias línguas estrangeiras, que aprendeu quando ainda era Guia Turístico na Amazônia.

Atualmente o Dr. José Nunes presta atendimento de Urgência e Emergência no Pronto Socorro Francisco Elesbão, e também no Hospital Geral de Roraima-HGR, Hospital Unimed, Casa do Índio e no CECOR (Centro Oncológico de Roraima), situado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, em frente ao Laboratório Público do estado. Este Centro particular de atendimento médico conta com vários especialistas em diversas áreas da saúde, e tem o nome da senhora Silvana Helena Souza Gomes.

O casal José Nunes e Silvana Helena chegou a Boa Vista em 1988, no limiar da transformação de Território em Estado. Enquanto o Dr. Nunes atendia nos hospitais, a senhora Silvana trabalhava no setor de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça. E, tempos depois, ela teve a ideia de trabalhar com farmácia e laboratório. Foi de sua propriedade a “Drogaria Santa Isabel” (hoje já não mais existe), num prédio anexo à Assembleia Legislativa, pelo lado da Avenida Villerroy. Também é de sua iniciativa a criação do Centro Oncológico de Roraima (aqui já mencionado) e que tem como foco principal a quimioterapia.

Já o Centro de Tratamento e Prevenção de Câncer de Colo e Mama Silvana Helena Souza Gomes, situado no Bairro Jardim Tropical, trabalha na prevenção e tratamento de lesões primárias e possibilita o diagnostico precoce das doenças do colo de útero e mama. As mulheres atendidas vêm com encaminhamento das unidades básicas de saúde do município.

O casal José Nunes e Silvana Helena teve três filhos: Juliana Gomes da Rocha (Médica – CRM-RR 1809), Clínica Geral, atende no HGR, Unimed, Casai (Casa de Saúde do índio) e Cecor – Centro Oncológico de Roraima; Janaína Gomes da Rocha (Acadêmica de Medicina em Manaus) e o JUNIOR (José Nunes da Rocha Junior), um expoente intelectual e prestes a se formar também em Medicina.

A senhora Silvana Helena Souza Gomes, que tanto ajudou a dezenas de pacientes com Câncer, também foi vítima, faleceu no dia 28/07/2015.

Francisco Cândido
franciscocandido@ibest.com.br
Comentários
NunesJr disse: Em 05/04/2017 às 09:43:31

"Ótima matéria parabéns e obrigado pelo reconhecimento, de fato ela foi uma guerreira!"