Por Francisco Cândido
Em 14/06/2017

A IGREJA CATÓLICA EM RORAIMA E A FESTA RELIGIOSA DO CORPUS CHRISTI

A Igreja católica de Roraima foi criada pelo Papa Pio X (10), no dia 15 de agosto de 1907, e só no ano de 1909 chegavam os missionários Beneditinos para o trabalho de evangelização.

Em 1934 o Papa Pio XI erigiu a Administração Apostólica do Rio Branco. No dia 30 de agosto de 1944 o Papa Pio XII a elevou à categoria de Prelazia. No dia 29 de abril de 1963 o Papa João XXIII  mudou o nome da prelazia para Prelazia de Roraima. E, no dia 16 de outubro de 1979 a Prelazia foi elevada à dignidade de Diocese, pelo Papa João Paulo II.

Prelazia é o nome que se dá a uma estrutura institucional da Igreja Católica Romana que compreende um Prelado, Clérigos e Leigos que se dedicam às atividades pastorais. O primeiro Bispo Prelado de Roraima foi Dom Gerardo de Von Caleon. Ele veio para Boa Vista em 1907, permanecendo até 1917.  Faleceu em 1932 no Mosteiro de Marredsou - na Bélgica.

 No período de 1917 a 1921 a Prelazia ficou sendo dirigida por um administrador Apostólico, e somente no dia 13 de maio de 1921 foi nomeado o 2º Bispo do Rio Branco, o Abade Dom Pedro Eggerath da Arquidiocese de Colônia/Alemanha.

Em Boa Vista, o abade Dom Eggerath realizou vários trabalhos importantes: a construção da primeira escola (São José) e o primeiro hospital “Hospital Nossa Senhora de Fátima”; a instalação do primeiro motor de luz na cidade, que era usado para gerar energia elétrica para a fábrica de carne de charque, instalada no Bairro Calungá, e que depois era exportada para Manaus e Belém. Esta fábrica pertencia à Congregação dos Beneditinos, mas empregava muita gente da cidade. Em 1924, Dom Pedro Eggerath trouxe para Boa Vista as Madres Beneditinas: Hermentrudis, Redegundes, Berta, e também o Dom Alcuino Mayer.

Dom Pedro Eggerath também construiu o prédio da Prelazia (na Rua Bento Brasil), que passou a ser a residência dos Padres e, em 20/06/1944 ele cedeu algumas salas para que a equipe do primeiro governador do Território, o capitão Ene Garcez dos Reis, pudesse se instalar e residir por um tempo, até que se construíssem casas próprias e um outro local para despacho e atendimento público. A Prelazia foi a primeira “Sede do Governo”.

Dom Pedro Eggerath retirou-se da missão religiosa em julho de 1929 e foi para a Europa, onde faleceu no dia 09/11/1947.

Depois de Dom Pedro Eggerath, veio o Abade Dom Lourenço Zeller. Ele foi nomeado Bispo em 1939 pelo Papa Pio XI, e administrou a Prelazia até 1945. Naquele ano, em uma de suas viagens a Belém, no Pará, sofreu um enfarte, e faleceu repentinamente. A Prelazia passou a ser administrada até 1948 pelo Vigário Geral, quando chegou a Missão (atual) da Consolata. E, chefiando a Missão veio o Monsenhor Dom Giuseppe (José) Nepotte Fuss, com um grupo de padres. Em 26/04/1952, Dom José Nepote foi nomeado Bispo Prelado do Rio Branco, e sagrado Bispo no dia 07/07/1952. Dom José Nepotte foi o 4º Bispo Prelado do Rio branco, ficando em Roraima até 1964. Ele faleceu no ano de 1966 quando participava do Concílio Vaticano II, em Roma/Itália.

Devido o falecimento de Dom José Nepote, quem ficou administrando a Prelazia foi o Padre Servilio Conti. Em 1968 ele foi nomeado Bispo, permanecendo até 1975. Dom Servilio foi quem abriu a Missão do Catrimani e determinou que os Padres passassem a trabalhar no meio dos índios.

Em novembro de 1975 foi nomeado pelo Papa Paulo VI (6º), para a Prelazia de Roraima, o Monsenhor Aldo Mongiano, que realizava sua missão na África. Em Roraima ele dirigiu suas atividades para as comunidades indígenas. Dom Aldo Mongiano permaneceu até 1995.

Em 1990, pela importância histórica da Prelazia, o prédio, foi tombado para o Acervo do Patrimônio Histórico de Boa Vista, conforme Lei nº 231, de 10/09/1990, publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista no dia 01/01/1991.

Em 26 de junho de 1996, a convite do Papa João Paulo II, foi designado para Roraima o Bispo Dom Apparecido José Dias. Ele assumiu no dia 15/09/1996 e realizou um bom trabalho, mas faleceu no dia 29/05/2004, às 20h30, no Hospital Geral de Roraima. Dom Apparecido tinha 72 anos de idade, e foi sepultado na Catedral São Francisco Xavier, na cidade de Registro/São Paulo. Aqui em Boa Vista o seu nome denomina a principal Avenida do Bairro Cidade Satélite.

Em 2005 assumiu a Diocese de Roraima, o Bispo Dom Roque Palocci, permanecendo até 2016, quando assumiu o atual Bispo – Dom Mário Antônio da Silva.
_____________

CORPUS CHRISTI: significa “Corpo de Cristo” e é uma festa religiosa da Igreja Católica que celebra o Mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A comemoração do Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira, em referência à Quinta-Feira Santa, quando aconteceu a Última Ceia de Jesus com seus Apóstolos. Nesta passagem, Cristo entrega simbolicamente sua vida a Deus e à humanidade. Jesus manda celebrar sua existência comendo o pão e bebendo o vinho (a Eucaristia), que se transforma em seu Corpo e Sangue.

O apóstolo João (Jo 6, 55-59) descreve a cena da seguinte forma: “O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”.

A festa acontece sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. No Brasil, o Dia do Corpus Christi é feriado.

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala