Por Francisco Cândido
Em 24/01/2018

Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima
 ESSEN PINHEIRO FILHO 


- gente da nossa gente, partiu e deixou saudade -

Dada à altivez do ilustre personagem que hoje faz da memória histórica de Boa Vista e do Tribunal de Contas do Estado de Roraima, o texto que aqui produzimos é apenas um resumo da vida profissional do cidadão ilustre que se sobressaiu na vida pública por seus próprios méritos. Assim foi o Conselheiro Essen Pinheiro Filho.

Para ele se volta à alma agradecida de nossa terra, para ele se dirige o reconhecimento de seu povo, para ele se faz mais forte a saudade dos seus familiares e das pessoas amigas que tiveram o privilégio de conhecê-lo, mesmo tendo ele um estilo de vida reservado.

Essen Pinheiro nasceu em Boa Vista no dia 06/06/1952. Era filho do casal Essen Pinheiro (1917-1966), um dos pioneiros da navegação no rio Branco; e de Ida Ribeiro Campos Pinheiro (ela está viva e sendo muito bem cuidada pela filha advogada aposentada da Procuradoria Geral da União, Idéssia Pinheiro). A família, além dos filhos e netos, é composta pelas filhas: Idanesse, Idéssia, e o Emmerson Pinheiro.

Essen Pinheiro Filho, na sua adolescência, estudou no Ginásio Euclides da Cunha-GEC; e depois na Escola Oswaldo Cruz. Serviu ao Exército, no 6º Batalhão de Engenharia de Construção – 6º BEC-, e participou ativamente na construção da BR-174, operando máquinas pesadas, na função de tratorista.

Ao término do serviço militar foi estudar na Escola Agrícola de Alegrete, no Rio Grande do Sul. Tempos depois se mudou para junto de seus familiares no Rio de Janeiro, onde passou a trabalhar na iniciativa privada. Primeiro, como Fiscal no Supermercado “Sendas”, e depois no Metrô do Rio de Janeiro. Trabalhando e estudando. Se formou em Economia, pela Universidade Cândido Mendes.

Retornou à Boa Vista em 1985 e, no ano seguinte, passou a trabalhar no âmbito do governo do Território, exercendo diversas funções e ocupando vários cargos, dentre estes o de Secretário Geral da Administração, tendo sido reconhecido o seu trabalho ético e em favor do servidor público.

No dia 25/02/1999, Essen Pinheiro Filho tomou posse como Conselheiro do Tribunal de Constas do Estado de Roraima. Nesta Instituição, ele exerceu vários cargos. Foi eleito Presidente do Tribunal, para o período de 2003/2004, 2011 e 2013/2014; Ouvidor, no período de 2005/2006; vice-presidente, para o biênio 2011/2012; e Corregedor, nos períodos de 2001/2002, 2009/2010 e 2015/2016.

Essen Pinheiro era casado com a senhora Célia Maria Pinheiro. O casal teve os filhos: Essen Pinheiro Neto, José França Pinheiro e Enrico Igor Pinheiro.

 O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima, Essen Pinheiro Filho, faleceu no dia 18 de janeiro de 2018, na Unimed em Boa Vista, onde se encontrava internado para tratamento de complicações decorrentes do diabetes. Foi velado na Igreja Nossa Senhora de Nazaré (na Avenida Villeroy, centro) e depois transportado para Brasília.

Ontem, dia 23 de janeiro, no Plenário do Tribunal de Contas (no prédio situado na Rua Coronel Pinto, Centro) foi realizada uma Sessão especial com a participação de todos os Conselheiros e com a presença de familiares do Essen Pinheiro, onde, na ocasião, foi exibido um vídeo sobre a trajetória de vida e de trabalho do Conselheiro Essen Pinheiro Filho.

A irmã, Idéssia Pinheiro, discorreu emocionada, relembrando momentos familiares passados juntos e, os demais Conselheiros do Tribunal de Contas também se manifestaram com comentários elogiosos ao trabalho de Essen Pinheiro.

A solenidade especial foi encerrada pelo Presidente do Tribunal de Contas, o Conselheiro Manoel Dantas Dias, que também teceu elogios e comentou sobre o trabalho ético e de natureza firme nos atos tomados pelo Conselheiro Essen Pinheiro.
____________
Crédito das Fotos: Marcelo Mora /ASCOM/TCERR/ e familiares.

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!