Por Francisco Cândido
Em 29/11/2017

RUAS E AVENIDAS – FRAGMENTOS DA HISTÓRIA

As nossas ruas falam. Falam sobre as pessoas que as denominam. Falam sobre um tempo que ficou para trás. Mas também falam do cotidiano. Conta um pouco da minha história e talvez da sua. É um livro sobre o bairro, espécie de miniatura da nossa cidade. As ruas de Boa Vista são como uma colcha de retalhos, onde está estampado um passado recente forjado por homens e mulheres que nasceram aqui ou que vieram de outros Estados para trabalhar e produzir, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento socioeconômico de Roraima. Essas pessoas aqui fincaram raízes e constituíram o esteio de suas nobres famílias.

AQUILINO DA MOTA DUARTE

Nasceu no dia 19/10/1901. Foi o primeiro roraimense a ocupar o cargo de Governador do Território Federal do Rio Branco (28/061952 a 30/10/1953). Aquilino foi vaqueiro, garimpeiro, Chefe de Geologia e Garimpagem, Técnico em Caça e Pesca, Delegado da Comissão de Abastecimento e Preços (Coap); Delegado de Polícia do Interior, Governador e Prefeito de Boa Vista. Foi o fundado em 26/10/1946, do Baré Esporte Clube. E, quando Prefeito, em 1956, construiu o Jardim de Infância Princesa Isabel (na Avenida Jaime Brasil, no Centro). Ele foi a primeira pessoa a receber da Câmara Municipal de Boa Vista, a Medalha de “Honra ao Mérito Rio Branco” (Decreto Legislativo nº 10, datado de 13/06/1983).

Aquilino faleceu em 06/08/1986, e a esposa Sivilda Magalhães Duarte em 10/05/2009.

Em homenagem ao Governador Aquilino Duarte, além de uma rua com o seu nome, há também uma Praça no Bairro Pricumã (conforme Lei municipal nº 147/86, de 27/11/1986)-além de uma Escola municipal, na Avenida Getúlio Vargas, centro; o Distrito Industrial de Roraima, e a Rodovia “Governador Aquilino da Mota Duarte”, no trecho da Rodovia BR-210, (entre o Km 500 da BR-174, na localidade de Novo Paraíso, no Município de Caracaraí), até a divisa do Estado de Roraima com o Pará (no Município de Caroebe), conforme Lei Federal nº 3.430/2000, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti.

AVENIDA CARLOS PEREIRA DE MELO (no Bairro Jardim Floresta)

Carlos Pereira de Melo nasceu em 29/05/1886, na cidade de Bananeiras, na Paraíba. Era filho de Francisco Claudiano Pereira de Melo e de Josefa da Conceição. Chegou a Boa Vista em 10/06/1908. Foi vereador pelo município de Boa Vista, no período entre 1911 e 1913, quando Boa Vista ainda pertencia ao Estado do Amazonas. Carlos foi para a região do Uraricoera e comprou a Fazenda “Aparecida”, onde instalou um comércio de compra e venda de ouro e diamante. Ele faleceu no dia 02 de janeiro de 1974.

RUA JESUS CRUZ (no Bairro da Liberdade)

Jesus Nazareno de Souza Cruz era filho do casal Alfredo Venâncio de Souza Cruz e Francisca Mardel de Magalhães. Nasceu na cidade de Óbidos, no Pará, no dia 25/12/1897. Semanas depois, os seus pais regressaram à Boa Vista.

Jesus Cruz era proprietário das Fazendas Jerusalém e Santa Rita, na região do Uraricoera. Depois adquiriu outras fazendas, dentre elas a “Fazenda Monte Cristo”.

Jesus Nazareno de Souza Cruz tinha como irmãos: Alfredo Cruz, Homero Sapará, Salomão Matroniano, Moisés e Davi Cruz e, como irmãs: Ruth, Iaiá e Nila Cruz.

Jesus Cruz foi administrador das fazendas Nova Olinda, Santa Maria, São Salvador, Jacitara, Caranã, Santa Rosa, Tucumã e tantas outras pertencentes à firma J.G.Araujo.

Jesus Cruz casou-se com a senhora Dila Mota D’Oliveira Cruz. Ela era filha de Genaro D’Oliveira e de Raimunda Motta D’Oliveira (filha do Coronel Mota). Com esse matrimônio consolidou-se o entrelaçamento entre as famílias Mota, Souza Cruz e Magalhães.

O casal teve 7 filhos: Bernadete, Ovídia, Odílio, Marcos, Stélio, Edílio e a professora Maria da Conceição de Souza Cruz Nascimento (conhecida como “Concié”).

Ao ficar viúvo da senhora Dila Motta, casou-se com jovem Lires Mota de Magalhães, irmã da sua falecida esposa Dila. O casal teve os filhos: Janecy, Maria das Graças, Alfredo, Jelir, Roraima, Raimunda, Jacenir, Jacy, Janice, Stélio Baré, Getúlio, Janir, Janilda, Suely, Sandra, Jesus Filho e Soraia.

 Jesus Cruz não se interessou muito pela política, não obstante, atendendo a reiterados convites aceitou o cargo de presidente do antigo M.D.B (Movimento Democrático Brasileiro, hoje o PMDB). A sua posse no cargo foi prestigiada pelo próprio dirigente nacional do partido o Deputado Ulisses Guimarães. Jesus Cruz valorizava muito o ensino, a cultura, a religião e a educação. Em sua homenagem há duas escolas com seu nome, uma no Município de Caroebe (na vicinal 48, Km-07, BR-210), e outra aqui em Boa Vista, no Bairro Caranã. A Escola Jesus Nazareno, na Rua Joca Faria, no Caranã, foi inaugurada no dia 28/09/1990.

E, a Rua Jesus Cruz (no Bairro da Liberdade), recebeu esta denominação por iniciativa do à época, vereador José Alves Tabosa, através da Indicação n.º 07 de 02 de abril de 1981.

Jesus Nazareno de Souza Cruz faleceu no dia 27/12/1980, e a senhora Lires Mota de Magalhães no dia 04/05/2006.

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!