Por Francisco Cândido
Em 01/02/2017

RUA GRÃO-MESTRE LINDBERG MELO DA SILVA
antiga Rua CC-13, no Conjunto Cidadão – no Bairro Laura Moreira.

Um Grão-Mestre é o Governador estadual de uma Potência Maçônica, e a ele é dado o poder decisório das questões que envolvam a comunidade de sua Potência. Para ser maçom é necessário que seja reconhecido pela sociedade em que vive como um homem justo, livre e de bons costumes, além de outros pré-requisitos naturais que só os Iniciados sabem.

O maçom Lindberg Melo da Silva, ex-Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima, era filho do casal Clemar Melo da Silva e Lourival José da Silva (paraibano, ex-prefeito de Caracaraí no período de 1962 a 1964).

Lindberg iniciou sua vida laboral desde jovem trabalhando nos sítios, junto ao seu pai para ajudar sua família. Depois trabalhou nos postos de gasolina de seu tio Jose Arnóbio da Silva e, anos depois passou a exercer a atividade comercial, trabalhando como representante e distribuidor em Roraima dos produtos das Empresas Souza Cruz, “Parmalat”, entre outras.

No período de 2008/2009 Lindberg foi Diretor Comercial da CODESAIMA e, de 2010 a 2013 Diretor Administrativo-Financeiro do DETRAN/RR. Ele dedicou sua vida à família, ao trabalho e a Maçonaria. Era casado com a senhora Rebeca Maria Oliveira da Silva, com a qual teve os filhos: Lindberg Melo da Silva Junior; Lincoln Oliveira da Silva; Lindiany Clemar Oliveira da Silva e Georgenberg Oliveira da Silva. A família é acrescida com os netos: Lindberg Neto, Kaique Jackson, Enzo Monteiro e Kayo José.

Lindberg Melo da Silva era Membro Ativo e Regular da Augusta, Respeitável e Grande Benemérita Loja Simbólica “Liberdade e Progresso nº 1”, em Boa Vista., Cadastro nº 0212-1, Iniciado no dia 05/12/ 1987, Elevado a Companheiro em 29/09/1988, Exaltado ao Grau de Mestre Maçom no dia 18/04/1989 e Mestre Instalado (Presidente) da Loja Liberdade e Progresso no dia 08/06/2000. E, nos Graus Filosóficos possuía o Grau 33º – Grande Inspetor Geral da Ordem.

Em 2007 assumiu o cargo de Grão-mestre e permaneceu até o dia 28/08/2015, quando transmitiu o cargo para o atual Grão-Mestre Sergio Cordeiro Santiago. Quando Grão-Mestre, Lindberg foi convidado para participar de Sessões Especiais e Encontros Internacionais em vários Países da América do Sul e da Europa, representando o Grão-Mestrado do Estado de Roraima, onde foi bem recebido e elogiado por seu trabalho maçônico.

Como Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Roraima foi de sua iniciativa a criação de várias Lojas Maçônicas, tanto na capital Boa Vista, como no interior do Estado, instalando os Veneráveis Mestres e os apoiando na realização dos seus trabalhos nas Lojas. Noutra vertente do seu trabalho maçônico, Lindberg realizou vários Encontros de Estudo e Ensino de Liturgias, presidiu Sessões especiais de Reconhecimento Conjugal entre maçons e suas esposas, estimulou e apoiou os trabalhos para-maçônicos dos jovens rapazes “De Molays”, criou Capítulos e dedicou toda a atenção e apoio às jovens femininas “Filhas de Jó”, entidade da Maçonaria compostas, em parte, por filhas de Maçons.

Lindberg iniciou a revisão dos Rituais Maçônicos da Grande Loja, prestou Contas nas Assembleias Gerais do financeiro de sua gestão, publicou Boletins Informativos-Contábeis e divulgou semestralmente as realizações do Grão-Mestrado. Era exigente no cumprimento das Leis contidas no Estatuto da Grande Loja e na rigidez do Tribunal de Justiça Maçônica.

Lindberg Melo da Silva nasceu no dia 26/10/1954 e faleceu no dia 17/10/2015. Deixou saudade e levou lembranças de todos nós, que sempre o admiramos e o respeitamos.

A Câmara Municipal de Boa Vista, como representante do povo e reconhecendo o mérito de Lindberg, aprovou o Projeto de Lei de iniciativa do vereador Marcelo Batista, redenominando a antiga Rua CC-13, no Conjunto Cidadão – no Bairro Laura Moreira, com novo nome: “Rua Grão-Mestre Lindberg Melo da Silva”, sendo o Projeto aprovado por unanimidade dos vereadores em Plenário e transformado em Lei nº 1.762/17, datada de 13/01/2017, publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista, nº 4333, de 27/01/2017.

Comentários
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!