Por Francisco Cândido
Em 04/01/2017

RÁDIO RORAIMA - (1957 – 2017)
60 ANOS NO AR.

Comemorando seus 60 anos, nesta quarta-feira, dia 04 de janeiro, a Rádio Roraima segue recebendo durante todo o dia, mensagens de felicitações pelas suas seis décadas no ar.

Para se falar sobre a primeira Emissora de Rádio (em Roraima) se faz necessário registrar o nome do Técnico em Rádio, Domingos Ayres Leitão. Ele, em 1956,criou a primeira estação de rádio em Boa Vista, a Rádio Roraima, num experimento realizado inicialmente em um dos apartamentos do Hotel Boa Vista (hoje o Aipana Hotel), e depois participou com os radiotécnicos Adail Duarte Maduro e Magnos Mota Guimarães, da montagem oficial da emissora.

O governador do Território Federal do Rio Branco, capitão José Maria Barbosa, satisfeito por ter uma emissora de Rádio em seu governo, atendeu ao pedido do Domingos Leitão para que adquirisse no Rio de Janeiro, à época a capital do Brasil, equipamentos para a montagem e instalação da “Rádio Roraima” (nome, inclusive, dado por Domingos Leitão).

O governador Jose Maria Barbosa, comprou um transmissor de AM (Amplitude Modulada) de 01 Quilowatt de potencia RMS, da portadora, na frequência de 4.835KHZ, - na banda de OT (Ondas Tropicais) na faixa de 62metros, o qual foi inicialmente instalado em julho de 1956, numa pequena sala anexa ao prédio do Grupo Escolar Lobo D`Almada.

A Antena da Rádio foi feita com mastros de tubos de ferro galvanizado, fincados ali próximo ao “campinho de futebol” dos alunos daquela escola. E cuja antena dipolo de meia(½) onda com polarização horizontal foi ali esticada, na posição norte sul, por cima do telhado e paralela ao pavilhão do Teatro Carlos Gomes. O pequeno “Estúdio” de Locução, com microfone e locutor, ficava no Teatro Carlos Gomes, onde, ao lado, já havia uma “cabine de som” do serviço de alto-falante de propriedade do Governo do Território.

E, assim, a Rádio Difusora Roraima iniciou suas transmissões, sob a administração do Maestro Dirson Félix Costa e locução de Valdemir Cavalcante.

Em julho de 1956, foram adquiridos equipamentos mais “modernos” e a Rádio Roraima foi transferida para uma sala da antiga Secretaria da Educação, no Centro Cívico.

Neste novo local, a instalação da emissora ficou a cargo do Radiotécnico Adail Duarte Maduro, conforme Portaria nº 049, datada de 31/07/1956, publicada no Boletim Oficial.

No início do ano seguinte aconteceu a inauguração oficial da Rádio Difusora Roraima. Era o dia 04 de Janeiro de 1957. Presentes à solenidade o Presidente da República Juscelino Kubistchek  de  Oliveira, o Governador do Território – capitão José Maria Barbosa -, o deputado federal Felix Valois de Araújo, o prefeito de Boa Vista o senhor Aquilino da Mota Duarte (24/11/1955a 28/01/1959), além de políticos, comerciantes e o povo.

Em 1958, o diretor da Rádio Roraima era o professor João Moura e o Técnico da emissora era o Magnos Motta Guimarães. Sob esta nova gerência, a Rádio recebeu novos equipamentos e sua potência foi elevada para 03 Quilowatts. O Operador de áudio era o Edilberto Lima (Edil Lima).

No final de 1959 os Transmissores da Rádio Roraima foram retirados da sala da Divisão de Educação e instalados em uma sala do prédio da antiga CER-Centrais Elétricas de Roraima-, na Avenida Terêncio Lima, no Bairro São Francisco. Quanto à administração e o Estúdio de Locução, foram transferidos para o prédio do Teatro Carlos Gomes. Mas, naquele ano de 1959, houve um incêndio provocado por um curto-circuito devido a alternância de carga de energia elétrica, na sala dos Transmissores (no prédio da CER) e, a emissora perdeu 2 Quilowatts. Ainda assim, o Técnico dos Transmissores, o senhor Raimundo Costa Andrade (Costinha), conseguiu que a Emissora ficasse no Ar.

Em 1960, a Rádio foi transferida mais uma vez para a Divisão de Educação para que o auditório do Teatro Carlos Gomes fosse ampliado, já que não comportava o grande número de pessoas que lotavam as dependências do Teatro para assistir aos shows de calouros que eram transmitidos ao vivo. Enquanto se faziam os serviços de ampliação do Auditório do Teatro, os shows de calouros passaram a ser realizados numa área onde hoje funciona o Grêmio Recreativo dos subtenentes e Sargentos do Exército GRESSB, na Avenida Terêncio Lima, esquina com a Avenida Ene Garcez dos Reis.

Em 1962 - no Governo do General Clóvis Nova da Costa - a emissora retornou para o prédio do Teatro Carlos Gomes, agora com ampliação da área administrativa, além da construção de um estúdio e um auditório com capacidade para 250 pessoas sentadas. A direção da emissora estava a cargo do comunicador Áureo Odilon de Souza Cruz, que ficou na direção até 1964.

Com o apoio da emissora, o Teatro Carlos Gomes passou a ser palco de eventos importantes como o Programa de Auditório do apresentador JaberXaud e, através deste Programa, muitos cantores roraimenses fizeram-se conhecidos: Neuber Uchôa, Mestre Simpatia, Zeca Preto, Alcindo Silva, Ailton Cruz e tantos outros.

LEIA na próxima quarta-feira, dia 11 de janeiro, a continuidade da História da Emissora mais antiga de Roraima, a “Rádio Roraima”, hoje, dia 04 de janeiro, completando 60 anos no Ar.

_______________________________________

_______________________________________

_______________________________________

_______________________________________

_______________________________________

_______________________________________

_______________________________________

_______________________________________

_______________________________________

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala